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A Supermono é uma moto clássica da Ducati nascida para corridas. O modelo surgiu em 1993 e no próximo ano completará 30 anos de história. No entanto, a ideia de uma ‘super monocilíndrica’ não ficou apenas no passado! O designer e fã Pierre Terblanche fez uma reinterpretação moderna da sua máquina, a Supermono 699-SC, e os números são incríveis!

Fã recria moto clássica da Ducati 

Massimo Bordi e Claudio Domenicali, o atual chefe da Ducati, desenvolveram a tecnologia para a moto clássica da Ducati Supermono. Enquanto isso, Pierre Terblanche se encarregou do design na época. E quem melhor poderia desenvolver uma reinterpretação que o próprio criador da motocicleta?

Terblanche

Sul africano Terblanche é um nome de peso quando se fala em design Ducati

Terblanche já trabalhou para marcas como a Piaggio, Moto Guzzi, Norton e Royal Enfield. E após anos de colaboração, ele deixou a Ducati no final de 2007. No entanto, o designer segue na história da marca, e como também um grande fã decidiu recriar uma de suas melhores motocicletas.

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Vale lembrar que a Supermono de 1993 era movida por um motor de quatro válvulas refrigerado a água, com controle de válvulas desmodrômico e injeção de combustível. O grande destaque – era monocilíndrica – e produzia incríveis 75 cv a 10.000 rpm com menos de 600 cc e pesando menos de 140 quilos!

nova supermono, moto clássica da Ducati

Reinventada, Ducati Supermono teria a potência de uma Diavel 1260 S movendo o peso de uma CG 160! Dá para acreditar

E foi com essa receita que Terblanche reimaginou a motocicleta, desta vez com nada menos que 160 cv e peso de diminutos 125 kg. Algo como ter a potência de uma Ducati Diavel 1260 movendo uma popular Honda CG 160! Dá para acreditar?

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Supermono de 160 cv e 125 kg

O designer de motocicletas desenvolveu a nova Supermono 699-SC junto da Barber Advanced Design Center, em Birmingham, no Alabama, EUA. Uma reinterpretação do design da antiga monocilíndrica de corrida, mas também um estudo de viabilidade.

supermono, moto clássica da Ducati

A Supermono é um dos modelos mais icônicos e ‘fora da caixa’ já criados pela Ducati. E agora um dos seus criadores reimaginou como o modelo seria 30 anos após o seu lançamento

O projeto conta com um cilindro do motor gêmeo 1198 Testastretta. Montado em posição horizontal, o conjunto tem deslocamento de pouco menos de 700 cc. Mas isso não é tudo. Com um compressor, tipo C15-20 da Rotrex, essa usina pode entregar até 160 cv.

699-SC

699-SC aposta nas linhas da clássica Supermono

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Como a nova Supermono não precisa ser legalizada nas ruas, a moto nasceu como um dispositivo de pista de corrida puro. Isso elimina a necessidade de iluminação, espelhos retrovisores ou suportes de placas.

Além disso, qualquer tipo de isolamento acústico é dispensado. O escapamento é integrado à traseira curta, para benefícios aerodinâmicos. Também por questões de peso, o braço oscilante da roda traseira é mais fino e tem dois lados.

releitura de moto clássica da ducati

Moto tem conjunto reduzido ao essencial para a pista

Desta forma, totalmente abastecida – com 12 litros de combustível – a moto tem apenas 125 kg. Seria uma moto incrível não é? Apenas seria… Isso porque, aparentemente, a Ducati já está desenvolvendo uma nova monocilíndrica, mas sem a presença de Terblanche.

Além disso, o único protótipo da Supermono 699-SC não está em condições de rodar. O modelo está em exibição no Barber Vintage Motorsports Museum, juntamente com uma Supermono original.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]