A Bajaj e a Triumph estão entrando em um segmento dominado pela Royal Enfield. Recentemente, as marcas realizaram o lançamento de duas motos, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X. Mais do que isso, as parceiras anunciaram que pretendem de fato tomar de “assalto” vendas da rival indiana Royal. Entenda.
Bajaj e Triumph tomando as vendas da Royal Enfield
As novas Speed 400 e Scrambler 400 X são o fruto de uma colaboração de trabalho entre as marcas Bajaj e Triumph. As máquinas foram apresentadas na última semana em Pune, na Índia, logo depois da apresentação global no Reino Unido. E durante a apresentação o diretor-gerente da Bajaj Auto Rajiv Bajaj não guardou segredos sobre as pretensões com as novidades.
“Quando perguntaram a Sutton por que ele continuava roubando bancos, sua resposta foi – que é onde está o dinheiro. Então, se o dinheiro está no (segmento) da Royal Enfield, não há outra escolha a não ser roubá-los”, disse Bajaj.
A metáfora traçou um paralelo com o comentário do famoso ladrão de bancos americano Willie Sutton. Mas o que de fato Rajiv Bajaj se referiu é que o segmento de motocicletas de médio porte está entre os mais lucrativos. E claro, é o nicho onde a Royal Enfield tem seu portfólio e cresce em vendas.
Desta forma, ao que tudo indica, a dupla Bajaj-Triumph irá combater a fortaleza da fabricante da linha 350 cc (Meteor, Classic e Hunter) e diretamente 411 cc (Scram e Himalayan). Além disso, em breve terão a companhia das novas Royal 450 cc.
Por outro lado, ironicamente as novidades de 400cc vão entrar em conflito a principal moto da Bajaj à venda no Brasil, a Dominar 400. Vale lembrar que em pouco mais de 5 meses de presença no mercado nacional, das cerca de mil motos vendidas no país, mais de 750 unidades eram da Dominar 400.
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Triumph multiplicando suas vendas por 12
Ainda segundo Rajiv Bajaj, agora com a parceria, a Triumph tem capacidade para vender “de meio milhão a um milhão de motos globalmente” em breve. Um número que parece surreal para uma marca premium, especialmente por que atualmente a marca britânica vende só uma fração disso.
Ano passado, por exemplo, foram 82 mil motos da Triumph comercializadas em todo o mundo. Ou seja, Rajiv está falando que a marca pode vender mais de 12 vezes o que a empresa já vendeu!
Para justificar o tamanho crescimento, Rajiv disse que a Triumph não é apenas uma marca forte, mas também tem um apelo mais amplo. Portanto, tem potencial de volume muito maior no mercado de médio porte.
E para dar conta da alta produção esperada, a Bajaj Auto já montou uma nova fábrica, chamada Chakan 2. Por lá, a empresa está preparada para produzir mais de meio milhão de unidades de motos premium e se a demanda for maior pode ser ampliada ainda mais.
Hoje, essa unidade é compartilhada entre as marcas KTM, Triumph e Bajaj, com capacidade atual de 25.000 motos por mês. Porém, segundo os indianos, essa capacidade pode ser facilmente ampliada para 40.000 unidades mensalmente e, a partir daí, pode até ser dobrada!