Publicidade

Parece que a BMW está curtindo projetar veículos elétricos. A marca alemã apresentou mais um conceito de mobilidade simples e com resultados honestos. Assim, a bicicleta elétrica da vez é a Vision AMBY.

O mais novo investimento da BMW tem design futurista que parece ter saído de um filme de ficção científica. No entanto, para além das aparências, a marca pretende unir agilidade à mobilidade urbana sustentável.

Por falar em agilidade, a bicicleta elétrica terá três modos de condução. O primeiro limita a velocidade final 25 km/h, enquanto o segundo atinge 45 km/h e com potência total acelera até 60 km/h.

 

Publicidade

A BMW não poupou na tecnologia

bicicleta elétrica

A bicicleta elétrica pode chegar até 60 km/h

A Vision AMBY tem conectividade com o celular através de um aplicativo que permite  usar a tecnologia de geofencing e o HERE Maps, que auxilia o condutor se há veículos próximos à bicicleta e para ajudar a escolher automaticamente entre três níveis de velocidade.

bicicleta elétrica

É possível rastrear e bloquear a uso da bicicleta elétrica pelo aplicativo

Além disso, o aplicativo Vision AMBY analisa o perfil pessoal do condutor e auxilia na proteção contra roubo por meio do travamento da bicicleta elétrica. Essa ação é feita pelo aplicativo do celular e seria muito funcional para os usuários do Brasil.

Publicidade

 

Além disso, o conceito da BMW tem um visual que recorda filmes futuristas

Veja também:

Componentes da bicicleta elétrica

A Vision AMBY tem luz de LED para facilitar nos deslocamentos noturnos

Publicidade

Markus Schramm, chefe da BMW Motorrad, já deixou claro que a marca visa o mercado futuro e a tendência é de que o veículo sustentável e versátil domine as ruas, sem deixar o prazer de pilotar de lado. “A mobilidade elétrica em duas rodas tem que ser muito divertida e emocionante.”

Assim, a Vision AMBY mostra que seu uso pode ser para dentro e fora da estrada, ou seja, para terrenos mistos devido aos seus componentes. A bicicleta é equipada com rodas grandes, sendo de aro 26 na dianteira e aro 24 na traseira.

Dessa forma, o App da bicicleta sinaliza por som quando um carro em alta velocidade está muito próximo do condutor

A suspensão dianteira não nega que é de uma bicicleta, apesar de grande é bem semelhante às utilizadas em bikes tradicionais. Além disso, o acelerador está no guidão, assim como nas motocicletas, e os pedais de apoio para os pés são fixos deixando o acionamento dos freios nas manoplas. 

 

Autonomia, preço e mercado 

bicicleta elétrica

Além disso, os pneus adotados são de uso misto

A BMW equipou o conceito com uma bateria de 2.000Wh que pode oferecer entre 300 e 110 quilômetros de autonomia, a depender do modo de condução utilizado.

Por enquanto, a bicicleta elétrica trata-se apenas de um conceito. Dessa forma, a BMW não divulgou o preço que a Vision AMBY seria comercializada ou em quais países a poderá ser vendida. Vamos aguardar.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha