Publicidade

Parece coisa de filme, mas você já imaginou um capacete assistente que te mostra coordenadas em tempo real além de informações importantes sobre a via? O capacete Aegis Rider é exatamente assim. 

O conceito nos recorda a Jarvis, a inteligência artificial que funciona como assistente de Tony Stark, executando todos os sistemas internos dos edifícios do herói, além dos trajes do Homem de Ferro e informações em seu capacete. 

capacete

A equipe decidiu instalar uma câmera e um computador de bordo na moto que mandam informações para o capacete, dessa forma, tudo é espelhado na viseira

Além disso, esse tipo de tecnologia que auxilia no dia a dia do trânsito, como também em grandes viagens por rodovias, já é bastante comum em carros. No entanto, um grupo de pesquisadores decidiram trazer esses conceitos de segurança na mobilidade para o motociclista.

Publicidade

 

.

Como surgiu o capacete inteligente?

capacete

A ideia surgiu para aumentar a segurança ao pilotar uma moto

O capacete Aegis Rider foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros e empresários de Zurique, na Suíça. Esses rapazes decidiram implementar tecnologia artificial no capacete, um item para andar de moto que é indispensável. Dessa forma, a junção tem como objetivo agregar mais segurança na hora de pilotar.

Publicidade

Sem preço ou estimativa de comercialização, a equipe que desenvolveu a tecnologia afirma que em breve dará mais detalhes sobre o produto inovador direcionado aos motociclistas.

Veja também:

.

Como o capacete futurista funciona

O capacete inteligente usa as informações coletadas em tempo real do trajeto como também os bancos de dados do GPS

Publicidade

A equipe de desenvolvedores integrarão o sistema de inteligência artificial para mostrar informações importantes na  viseira do capacete. Além disso, uma câmera e um pequeno computador de bordo são colocados na motocicleta. Assim, o conjunto completo fornece conteúdo informativo para o capacete.

Todo o sistema de segurança atua de uma forma que mostra referências tiradas de base de dados para o motociclista. Um exemplo é o uso de informações do GPS, como a velocidade da via e permissão para conversão nas ruas paralelas. Mas o Aegis Rider também usa a câmera instalada na moto para reconhecimento de objetos ou buracos na via. 

Assim, a viseira muda a coloração de possíveis obstáculos para poder chamar a atenção do piloto

Além de detectar perigos como objetos na estrada, o sistema também reconhece animais, pedestres ou outros veículos. Esse alerta é dado através de uma projeção feita na viseira.  Assim,  os obstáculos são destacados em cores diferentes para o motociclista enxergar mais facilmente. Por fim, o capacete também mostra dados como inclinação em relação ao eixo do piloto durante a condução da moto.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha