Publicidade

A marca chinesa QJ Motor tem uma relação próxima com a Kawasaki, ‘inspirando’ algumas de suas motos diretamente em modelos na japonesa. Como recentemente a QJ lançou uma nova moto elétrica, acabou revelando vários detalhes que devemos ver em breve também nas primeiras Ninja e Z elétricas, que já foram confirmadas mas ainda não tiveram a ficha técnica revelada. Confira!

Chinesa ‘revela’ detalhes de moto elétrica da Kawasaki

A gigante chinesa QJ Motor é forte em motores de combustão. Se contarmos todos os veículos motorizados – de duas rodas – fabricados pela marca, chegaremos a mais de 40 modelos diferentes. Todos distribuídos entre as classes de cilindrada de 25 a 750 cc – e pelas marcas QJ Motor e subsidiárias Keeway e Benelli.

QJ Motor tem nova moto elétrica

QJ Motor RX foi apresentada no EICMA 2022 e dá spoilers do que devemos encontrar nas primeiras elétricas da Kawasaki, que compartilham componentes com a chinesa

No entanto, quando se trata de elétricos, a marca tem apenas três scooters da classe 50. Mas isso está mudando! A fabricante apresentou no Salão de Milão EICMA 2022, o modelo RX. Uma máquina motorizada com potência máxima de 5 kW, o que equivale a cerca de 6,7 cv.

Publicidade

Esse nível de potência é suficiente para acelerar, até uma velocidade máxima, de cerca de 100 km/h. Desta forma, a QJ Motor RX é o equivalente a uma moto a combustão de 125cc. São detalhes curiosos, e que podem estar na próxima moto elétrica da Kawasaki, modelo Z. Isso porque a Kawa é parceira dos chineses. O modelo ainda conta com tomada USB e pesa cerca de 130 kg.

Aliás, a marca japonesa lança em 2023 seus novos modelos elétricos na Europa!

nova moto elétrica kawasaki

Z e Ninja elétrica serão lançadas em 2023 na Europa

Veja também:

Publicidade

Detalhes moto elétrica QJ e Kawasaki

O modelo da QJ tem visual especialmente familiar. A RX aposta no design das esportivas de 600cc da marca. A moto tem como destaque o tanque falso, que quando aberto deve ser capaz de acomodar um capacete integral. Abaixo está a bateria, o controlador e a caixa de câmbio com a corrente de transmissão.

Falando nisso, a motocicleta tem embreagem manual e alavanca de câmbio. O que indica uma transmissão manual. Ligeiramente exótico para um modelo elétrico, mas não incomum.

moto elétrica qj motor

RX deve compartilhar particularidades do conjunto com modelos da Kawasaki

Isso porque, a moto elétrica da Kawasaki – apresentada recentemente – também tem uma transmissão manual. A explicação dessa configuração pode ser a mesma dos modelos com motor de combustão: redução no consumo e no ruído.

Publicidade

Por enquanto, todas estas novidades estão restritas ao exterior. Mas não deve demorar até as grandes marcas chegarem com elétricas ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]