Publicidade

Fazendo jus ao nome, o Guia de Motos é um espaço onde você encontra diversas informações sobre modelos que estão (ou já estiveram) à venda no Brasil. Assim, há dados, fotos, ficha técnica, vídeos, notícias e avaliações de usuários, destacando os prós e contras da moto em questão. Dessa forma, hoje o assunto é a Yamaha XTZ 250X.

Yamaha XTZ 250X: review no Guia de Motos

A XTZ 250X foi um modelo produzido pela Yamaha de 2007 a 2011, com estilo inspirado nas supermotard, as supermoto. Todo o seu projeto mecânico, ou seja, chassi, motor, suspensão, guidão e painel derivaram da Lander. Entretanto, a motocicleta não era uma versão X da conhecida Lander. Tratava-se de um novo modelo da marca, que aliás ao sair de linha não recebeu substituta dentro do catálogo da Yamaha.

Mas então o que ela tinha de diferente? Bem o grande apelo da XTZ 250X sem dúvida ficava focado no seu visual mais agressivo. Com isso, o design do para-lama dianteiro, as cores e os grafismos eram diferentes. Além disso, a lanterna traseira era em LED e as cores dos piscas se diferenciavam da Lander também.

Publicidade

Visual supermotard era o destaque da 250X

Entretanto, a grande diferença mesmo ficava por conta das suas rodas de alumínio aro 17, item regra nas supermotard. Desta forma, sua ciclística mudava em relação a Lander que tinha rodas de ferro com 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Assim, a XTZ 250X era ainda mais ágil no asfalto, maleável e portanto, mais divertida dentro de sua proposta.

Lado a lado as rodas e design indicavam: Lander e 250X eram propostas distintas

Pontos positivos

Entre os principais pontos positivos da XTZ 250X o destaque é claro fica por conta do seu estilo de supermoto. Tudo isso aliado a uma mecânica simples e resistente, compartilhada com a já conhecida Lander. Além disso, vale ressaltar o conforto das suspensões de longo curso, com 240 mm na dianteira e 220 mm na traseira. Mais do que ágil no asfalto, a moto possuía bom consumo, chegando a registrar no Teste do Motonline 35 km/litro no modo econômico e 27 km/litro durante uma pilotagem mais esportiva.

Publicidade

Embora menos versátil em terrenos acidentados, XTZ 250X era mais ágil no asfalto

Pontos negativos

Quase que como regra entre os modelos trail e uso misto, um dos pontos baixos da moto era a dureza do banco, especialmente para o carona em longas viagens. Além disso, a falta de uma sexta marcha pode fazer o motociclista repensar a escolha da durante deslocamentos em rodovias. Aliado a isso, o tanque com capacidade de apenas 11 litros deixa a desejar. Problemas de fragilidade das carenagens (como a frequente quebra do suporte de placa) e pintura, junto ao fato da XTZ 250X já ter saído de linha são pontos a se considerar.

XTZ 250X vale a pena?

A Yamaha XTZ 250X teve vida relativamente curta no mercado e saiu de linha ainda em 2011. Mas pode ser uma boa alternativa aos que buscam uma moto com visual diferente e mesmo assim competente para o trânsito das cidades e seus obstáculos. Dessa forma, segundo a FIPE, o modelo 2007 tem preço médio de R$ 7.338. Já no ano de 2011 o valor é cotado em R$ 8.970.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a XTZ 250X, acesse o Guia de Motos!

Publicidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza