Publicidade

Felizmente, o mercado de motos está em expansão no Brasil. Só no ano de 2023 foram emplacadas mais de 1,5 milhão de unidades 0km, configurando um crescimento de 16% em relação ao calendário anterior. Neste contexto, é natural que várias marcas de motos busquem por seu espaço, oferecendo produtos nos mais diferentes nichos, preços e volumes. Mas você conhece as principais da atualidade?

Quais as marcas de motos em 2024

Marcas de motos presentes no Brasil
Marca Segmento
1 Avelloz Motos de baixa cilindrada; cub e street
2 BMW
Motos de média e alta cilindrada; naked, sport, adventure, touring
3 Dafra
Motos de baixa e média cilindrada; scooter; custom; street
4 Ducati
Motos de alta cilindrada; naked, sport, adventure, drag bike
5 Haojue
Motos de baixa cilindrada; street, custom, scooter
6 Harley-Davidson Motos de alta cilindrada; custom, touring
7 Honda
Motos de alta, média e baixa cilindrada; street, naked, cub, scooter, sport, touring, adventure, crossover
8 Kawasaki
Motos de média e alta cilindrada; naked, sport, adventure, custom, off road
9 KTM Motos de média cilindrada; naked, off road
10 Kymco
Motos de baixa e média cilindrada; scooter
11 MXF
Motos de média cilindrada; off road; mini motos
12 Piaggio
Motos de baixa e média cilindrada; scooter
13 Pro Tork Mini motos de 50 a 125 cm³
14 Royal Enfield
Motos de média cilindrada; clássicas e adventure
15 Shineray Motos de baixa cilindrada; cub e street
16 Sousa Motos Motos de baixa cilindrada; cub e street
17 Suzuki
Motos de média e alta cilindrada; custom, naked, sport e adventure
18 Triumph
Motos de alta cilindrada; adventure, clássicas, naked, drag bike
19 Voltz Motors Motos elétricas; scooter e street
20 Yamaha
Motos de alta, média e baixa cilindrada; street, naked, cub, scooter, sport, touring, adventure, crossover
21 Bajaj Motos de baixa cilindrada; street, custom
22 Fantic
Motos de média e baixa cilindrada; street e off-road
23 MV Agusta
Motos de alta cilindrada; naked, sport, adventure, drag bike
24 Zontes
Motos de baixa cilindrada; street, custom, scooter
25 Mottu
Motos de baixa cilindrada para aluguel e serviços logísticos
26 Watts Motos elétricas; scooter e street
27 Origem Motos elétricas; scooter e street
28 Bull Motors Street, elétricas e scooters

1 – Avelloz Motos (marcas de motos 2024)

Ainda pouco conhecida, a marca está presente no país como seu único e principal produto, a AZ1. E com ela atingiu a invejável oitava posição no ranking de emplacamentos em 2023, com 9.361 unidades.

avelloz, uma das marcas de motos no brasil 2023

O modelo AZ1 é o principal e único do catálogo da Avelloz, tem motor de 50 cm³ e visual ‘familiar’ aos brasileiros

Publicidade

A empresa surgiu em 2008, como uma ramificação da Valoriza Serviços Financeiros, com atuação desde 1991. Seu objetivo era oferecer soluções de mobilidade urbana, com produtos de baixo custo. O modo encontrado foi a importação de produtos da China. Desde 2010, o grupo também passou a vender veículos elétricos, com a Vellex.

2 – BMW, entre as marcas de motos 2024 do Brasil

A BMW é conhecida em todo o mundo por seus carros esportivos, assim como por seu trabalho no universo das duas rodas. A empresa inaugurou sua fábrica de motos aqui no Brasil em 2016. A unidade de Manaus foi a primeira do mundo dedicada exclusivamente à construção de motocicletas fora da Alemanha.

bmw, maiores marcas de motos no brasil 2023

Modelo R 1250 GS é a big trail mais vendida do país e destaque, entre as marcas de motos

Publicidade

De lá para cá foram mais de 70 mil unidades produzidas, com destaque aos sucessos das R 1200 e R 1250 GS. Como uma empresa global, o grupo BMW opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140. Atualmente, é a marca líder do segmento premium. Em 2023, vendeu quase 14 mil unidades, cravando um novo recorde no país.

3 – Dafra

A empresa brasileira Dafra foi criada em 2007 pelo Grupo Itavema, um dos maiores grupos de concessionárias de automóveis da América Latina. O objetivo era atender o mercado nacional com uma unidade fabril de 170 mil m², em Manaus. E, segundo a empresa, na época sua unidade tem capacidade produtiva de 35 mil motos/ano.

Apache RTR 200

Dafra oferece modelos vindos de marcas de motos parceiras como a TVS, marca indiana criadora da Apache RTR 200

Publicidade

Atualmente, sua operação de vendas conta com parcerias de marcas estrangeiras (como as gigantes SYM e TVS), oferecendo seus modelos por aqui. Além disso, a fábrica da Dafra já montou motocicletas para outras empresas, como KTM e BMW, se dedicando agora a marcas como a Royal Enfield e Bajaj. Foi a 11ª marca mais vendida em 2023, com 6.113 unidades.

4 – Ducati (marcas de motos de luxo)

A Ducati tem sua sede em Borgo Panigale – Bologna, na Itália. A marca é mundialmente reconhecida pelo design e desempenho de suas motos de alta potência. Além, claro, do seu tradicional tom de vermelho. Atualmente, a italiana está presente em 93 países, através de dez subsidiárias representantes, entre elas o Brasil, onde chegou oficialmente em 2013. Oferecendo apenas modelos premium de alta cilindrada, emplacou 1.210 unidades por aqui em 2023.

Ducati é uma das marcas de motos que atuam no nicho premium do Brasil, trazendo modelos com a Multistrada V2

5 – Haojue

A Haojue é uma das maiores produtoras de motocicletas da China – e, automaticamente, uma das 10 maiores fabricantes do mundo. Foi criada em 1992 e possui uma joint venture de longa data com a Suzuki, desenvolvendo componentes para a japonesa – em especial para as motos de baixa cilindrada.

haojue entre as marcas de motos no brasil 2023

Haojue aposta em modelos populares, como a street DK 160

No Brasil a marca chegou em 2017, por meio da JTZ Indústria e Comércio de Motos. Esta sigla já é uma velha conhecida dos brasileiros, afinal desde os anos 1990 a JTZ representa a Suzuki por aqui. E sob o ‘guarda chuvas’ da JTZ também está a marca Kymco. Vive um momento histórico: viu suas vendas saltarem de 8.913 unidades em 2022 para 15.992 em 2023. Atualmente, é top5 no ranking nacional de emplacamentos.

 

6 – Harley-Davidson

A Harley-Davidson é uma marca lendária, símbolo de status e do orgulho norteamericano. Não à toa, fez a cabeça de astros como Elvis Presley. A marca inaugurou sua fábrica no Brasil em 2012, realizando a montagem de suas motos no sistema CKD. Essa unidade nacional possui 10 mil m² de área construída e é de lá que saem praticamente todas as motos vendidas pela marca no país. Apostando apenas em modelos de alta cilindrada (e acima dos R$ 100 mil), emplacou 1.982 unidades em 2023.

2022-pan-america-1250-special-f67-motorcycle-09

Harley-Davidson vem oferecendo no Brasil as últimas novidades do exterior, como a big trail Pan America

7 – Honda, maior entre todas as marcas de motos do BR

A Honda é a marca dominante do mercado nacional, sobretudo quando falamos em números absolutos e modelos de baixa cilindrada. Tem mais de 50 anos de atuação no Brasil, desembarcou por aqui em 1971, com um pequeno escritório em São Paulo. Cinco anos mais tarde inaugurou sua fábrica em Manaus (AM), planta inaugurada com a produção da CG 125.

honda é a maior das marcas de motos no brasil 2023

Em 2022, Honda CG bateu a marca de 14 milhões de unidades produzidas!

Aliás, o modelo CG é nada menos que o veículo mais vendido da história no Brasil. Sim, é uma longa história de sucesso no país. Atualmente, a marca é líder de vendas e nos últimos anos a empresa possui cerca de mais de 70% de participação de mercado. Só em 2023 emplacou mais de 1,14 milhão de motos por aqui;

8 – Kawasaki

A história da Kawasaki Heavy Industries inicia em 1878, em um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos. Aos poucos, a empresa japonesa passou a desenvolver produtos para a aviação, siderúrgica e transporte naval. As motocicletas vieram em 1961 e as primeiras unidades chegaram ao Brasil em 1973.

Kawasaki traz ao Brasil modelos como a naked Z 650

Mas foi só em 2008 que a marca chegou oficialmente, inaugurando sua primeira unidade produtiva em território Latino-Americano no ano seguinte. A cidade escolhida, claro, foi Manaus (AM). Até então a marca estava presente apenas com importação e comercialização de motocicletas. Atualmente, é uma das principais representantes do segmento premium, emplacando 8.297 unidades em 2023. Foi a 9ª marca mais vendida do país.

9 – KTM

O nome KTM surgiu em homenagem aos sócios Kronreif, Trunkenpolz e Mattighofen. A marca austríaca nasceu no início dos anos 1950. Logo, a empresa ganhou notoriedade pela qualidade de suas motos e, especialmente, pelos bons resultados em competições. Vale ressaltar os 18 títulos consecutivos no rali Dakar.

KTM lançou recentemente no país novos modelos, como a naked Duke 1290 R

A empresa chegou oficialmente ao Brasil apenas em 2014, em parceria com a Dafra, que montava suas motos e representava a empresa por aqui. Atualmente, a KTM tem iniciado a operação de nacionalização de suas motos, começando por modelos off-road. Com operação voltada às motos de competição, não aparece entre 20 marcas com mais emplacamentos em 2023.

10 – Kymco

A Kymco foi fundada em 1964, com a colaboração técnica da Honda. A marca tem sede em Taiwan, sendo uma referência mundial em scooter. Aliás, a fabricante costuma figurar no Top3 das mais vendidas em diferentes mercados europeus, como no italiano e alemão.

kymco-ak-550-8-620x413

Kymco atua no mercado de scooters, com modelos como a AK 550i

A marca chegou ao Brasil em 2017, junto da Haojue. Assim, ela também é representada pela JTZ Indústria e Comércio de Motos. No país, a marca oferece modelos de scooter médios e grandes, como a People GTi 300, a Downtown 300i e a AK 550i.

11 – MXF Motors

A MXF foca no desenvolvimento de motos para o off-road. Em sua linha de veículos também estão presentes minimotos para lazer e quadriciclos adultos e infantis. Sua sede é em Curitiba (PR), mesma cidade em que instalou sua fábrica.

Marca MXF atua no mercado de modelos off-road

12 – Piaggio / Vespa

Definitivamente, uma das marcas de motos mais tradicionais e menos lembradas do Brasil. A Vespa atualmente é uma marca do grupo Piaggio, que tem uma história de longa data com o nosso país. A empresa teve seus produtos por aqui desde os anos de 1950, nos abastecendo com seus famosos scooter.

Piaggio segue apostando em seu grande nome: os modelos Vespa

Nas décadas seguintes ocorreram idas e vindas, além de parcerias com outras empresas locais. Em 2016, a marca italiana voltou a ter representação oficial no país e atualmente ela oferece novos modelos por aqui. No entanto, o produto que foi destaque no passado (Vespa), hoje atende a um seleto nicho de mercado.

13 – Pro Tork

Paranaense, a Pro Tork surgiu em 1988 e atualmente tem sua fábrica no município de Siqueira Campos. Seu catálogo de produtos, especialmente motopeças e capacetes, tem mais de mais de trinta mil itens. E a empresa também faz motos, Mini motos.

Pro Tork oferece uma gama de mini motos com estilo off-road

São os modelos TR, com motores variando de 50 a 125 cm³ – todas destinadas ao uso em circuitos fechados. A empresa também tem estreita relação com o mundo off road, patrocinando e mantendo equipes em diferentes competições de níveis regionais, estaduais e nacionais.

14 – Royal Enfield

A história da Royal Enfield inicia no ano de 1891 em Redditch, na Inglaterra. Assim, a marca consolidou seu sucesso abastecendo exércitos e também produzindo motos de uso civil, sempre no estilo clássico inglês. Já em 1962, todos os componentes vinham da fábrica na Índia. Como obra do destino, nos anos 2000 toda a marca passou a ser administrada por um grupo indiano.

Royal Enfield Classic 350 2021

Royal Enfield lançou recentemente no país a Classic 350

A empresa chegou ao Brasil em 2017, fazendo sua primeira grande aparição ao público no Salão Duas Rodas daquele ano. Até meados de dezembro de 2022 as motos vinham inteiramente importadas, quando a marca montou uma linha de montagem própria em Manaus (em parceria com a Dafra). Atualmente, a RE se esforça para trazer ao Brasil todos os grandes lançamentos do exterior. Em 2023, vendeu 12.436 unidades por aqui, um recorde.

15 – Shineray, marcas de motos baratas

A Shineray surgiu no Brasil em 2005, importando produtos da China, e inaugurou sua fábrica em 2015, no Cabo de Santo Agostinho (PE). Atualmente, a marca desenvolve motos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Também tem investido na produção de veículos elétricos. Com sucessos como a Worker 125, é a 3ª marca mais emplacada de 2023, com mais de 31 mil registros.

shineray é uma marcas de motos baratas

Shineray aposta em modelos populares, como a Worker 125

16 – Sousa Motos

A Sousa iniciou suas operações no Pólo Industrial de Manaus em 2010. Monta e desenvolve diferentes produtos, incluindo bicicletas e, claro, motocicletas. Em seu lineup há motos de 50cc, 110cc e 150cc. Ainda, faz triciclos comerciais. Sua fábrica possui 12 mil m² de área e possui capacidade anual de produção de um turno para até 9 mil unidades.

Sousa Motos tem na linha modelos populares de baixa cilindrada

17 – Suzuki entre as tradicionais marcas de motos

A marca Suzuki nasceu em 1909 produzindo teares e as motos surgiriam só em 1952, mas logo ficaram mundialmente famosas (conheça mais sobre essa interessante história aqui). No Brasil, a marca chegou oficialmente em 1992, sem representação própria.

Algumas motos da Suzuki se destacam pela relação custo benefício. É o caso da GSX-S 750, modelo mais vendido pela marca no país

 

Isso porque a empresa japonesa é representada pela J Toledo, que detém o direito na fabricação e comercialização das motos por aqui. Os modelos são produzidos no país no polo industrial de Manaus, passando pela supervisão e treinamento de engenheiros especializados da Suzuki Motor Corporation. Atualmente foca apenas no mercado de de alta cilindrada, deixando as pequenas e médias para as parceiras Haojue, Kymco e Zontes. Assim, emplacou 2.004 motos em 2023.

18 – Triumph

A Triumph é uma das mais antigas e tradicionais fabricantes de motos do mundo. Surgiu no Reino Unido em 1902. Mas aqui no Brasil a marca inaugurou sua fábrica apenas em 2012. Na época, o complexo recebeu mais de 13 milhões de dólares em investimentos. Uma unidade com capacidade de produzir 8 mil motos/ano. Desde então, é de lá que saem as famosas Tiger e demais motos da Triumph à venda no país. Vive um momento de expansão por aqui. Em 2023 foi a 10ª marca mais vendida, com 6.480 unidades.

Modelos trail como a Tiger 900 são o destaque da Triumph no país

19 – Voltz Motors

A Voltz é uma startup brasileira, com foco na produção de veículos elétricos. A empresa foi criada em 2017, numa ação liderada por Renato Villar, diretor geral da P2M, revendedora de peças e lubrificantes para motocicletas do Nordeste. Em 2021, a marca recebeu R$ 100 milhões de aporte e atualmente oferece o scooter EV1 e a motocicleta TVS, além do utilitário Miles. Atualmente, passa por uma crise de imagem.

Voltz-EVS-Work-3-768x512

Voltz atua no mercado de modelos elétricos, com motos como a EVS

20 – Yamaha, maiores marcas de motos

A Yamaha foi a primeira a se estabelecer no país, em 1970. Quatro anos depois, a marca de motos lançou seu primeiro modelo, a RD 50. Era, também, a primeira moto nacional. Inicialmente, a empresa produzia suas motos em Guarulhos (SP), mas depois migrou ao Polo Industrial de Manaus.

yamaha entre as maiores marcas de motos no brasil 2023

Yamaha atua como a principal das marcas de motos rivais da Honda no Brasil, oferecendo modelos como a Crosser

Atualmente, a fábrica construída no estado do Amazonas comporta grandes projetos, além de construir todos os modelos à venda no mercado nacional e produtos para exportação. Há décadas é a segunda maior entre todas as marcas de motos do país, e em 2023 beirou os 18% de market share ao emplacar 284 mil unidades.

21 – Bajaj

Desde a chegada da Bajaj ao Brasil, a marca de motos indiana segue no mercado nacional oferecendo 3 modelos. São a Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160. Lembrando que a Dominar 200 e Dominar 160 são nomeadas originalmente na Índia como Pulsar NS200 e Pulsar NS160. Para 2024 a marca planeja construir uma fábrica própria em Manaus. Em seu primeiro ano no país, vendeu 3.958 unidades, configurando como a 12ª maior marca do país.

bajaj entre as novas marcas de motos no brasil 2023

Dominar 400 se destaca como a motos mais vendida da marca aqui no país

22 – Fantic

A italiana Fantic passou a comercializar suas motocicletas no mercado nacional. Por aqui, a marca chega representada pelo grupo 2W Motors, que há 3 anos disponibiliza as bicicletas elétricas da fabricante e agora também fornece as motocicletas.

Fantic será uma das novas marcas de motos no Brasil em 2023, trazendo modelos com a Caballero

Inicialmente, foram disponibilizadas cinco versões do modelo Caballero 500. A moto chega nas versões: Deluxe, Flat Track, Explorer, Rally e Scrambler. Outra novidade é a XEF 250 Enduro, um modelo dedicado às pistas de terra e equipado com um motor 250cc, 4 tempos. É uma marca de nicho.

23 – MV Agusta

A marca italiana MV Agusta está de volta ao Brasil. Isso mesmo, o Grupo Lelis, de Campinas (SP), oficializou em março de 2022 um acordo de representação exclusiva para comercialização no país. E por aqui, as primeiras remessas de motos já chegaram.

MV Agusta retornou ao país trazendo modelos de alto padrão ao mercado, como a Brutale 1000

O Grupo Lelis trás ao país modelos premium, como a Turismo Veloce, Superveloce 800 e Brutale RR, motos que partem dos R$ 220 mil. Ainda em 2023 a perspectiva de vendas era de 30 unidades por ano aqui no Brasil.

24 – Zontes

A marca Zontes chegou no Brasil trazida pelo grupo JTZ – mesma empresa que representa Suzuki, Haojue e Kymco. Neste inicio a chinesa começou sua operação no país oferecendo três modelos, com propostas diferentes mas conjuntos mecânicos similares. Um modelo trail T310, uma naked R310 e a steet custom 310V. Concluiu seu primeiro calendário por aqui com 731 emplacamentos.

Zontes é uma das novas marcas de motos no Brasil, com modelos como a 310V

25 – Mottu entre as marcas de motos mais vendidas

O caso da Mottu é curioso. Afinal, estamos falando de uma uma startup de aluguel de motos e serviços logísticos, não diretamente de uma montadora de motos. Ainda mais interessante é sua expressividade no mercado nacional: emplacou mais de 26 mil motos em 2023, alcançando o posto de 4ª maior marca do país.

Sport 110

Empresa tem frota com modelos como a indiana TVS Sport 110

Como não fabrica ou monta, usa modelos de ‘marcas tradicionais’. Atualmente, seu principal produto é a Sport 110i, produzida pela gigante indiana TVS. Assim, apesar de não ter venda aberta a clientes, o seu grande número de unidades da sua frota é registrado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

26 – Origem

Desde 2017, a marca projeta e fabrica motos elétricas em solo brasileiro. Em 2022, a empresa estabeleceu uma fábrica no coração da Amazônia, com capacidade para produzir 100 mil motos por ano, segundo dados da própria empresa. Em 2023, emplacou 549 unidades por aqui.

Origem

Origem oferece modelos elétricos em sua linha

27 – Bull Motors

A Bull Motors se apresenta com uma empresa 100% nacional, produzindo e comercializando para o mercado brasileiro veículos motorizados. A marca foi fundada em 2004, tendo sua sede instalada em São Paulo capital, além de contar com centros de distribuição localizados em 6 estados. Atualmente, a linha Bull é composta por 16 diferentes modelos Street, Elétricas, scooters, além de quadriciclos e buggys.

Bull tem modelos como a scooter F5

28 – Watts/Rotom 

A Rotom é uma marca chinesa de motos elétricas, as quais fábrica o modelo W 125. Aqui no Brasil, a Watts Mobilidade – agora pertencente à Multilaser (Multi) comercializa modelos como a W 125.

watts_w125_2-1024x57622-1

W 125 é um dos modelos da Watts

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]