Publicidade

O rumor de que a Honda está trabalhando em uma nova XRE ganhou força nos últimos dias. Segundo imagens de patentes vazadas a moto já foi até batizada: XRE 300 Sahara. Mas será que a novidade será digna do nome de tanto sucesso dos anos 1990? Aliás, realmente será parecida com a antiga NX 350? Nós acreditamos que ela ficará mais próxima de outro modelo da marca, a CRF.

 

Nova XRE 300 Sahara

Vamos com calma. O fato de registrar um produto, patentear um nome ou um projeto, não significa necessariamente que a marca fará seu lançamento por aqui. Muitas vezes é apenas para assegurar sua propriedade intelectual sobre aquele trabalho, antes que alguém lance uma ‘cópia’. Isso acontece todos os anos, e com muitas marcas, aqui no Brasil.

nova xre 300 - 2023

Aparentemente, a Honda está trabalhando em uma nova XRE. Acreditamos que ela unirá componentes já vistos nas CB 300F Twister e CRF 250F – o que é ótimo!

Publicidade

Mas que pode indicar um lançamento prestes a acontecer nos próximos meses, pode. Ainda mais pelo contexto, onde temos um belo produto da Honda ainda fresquinho no mercado (a CB 300F Twister) e a concorrente direta Lander 250 batendo recordes de vendas. De fato, é um momento e tanto para mostrar uma nova XRE 300.

 

XRE e Sahara

Certamente você se lembra da clássica NX 350 Sahara. Foi lançada em 1990 e tinha a base mecânica da XLX 350R, mas vocação mais touring graças a grande carenagem aerodinâmica e upgrades de tecnologia, como partida elétrica. Teve 42 mil unidades produzidas ao longo de sua história e foi aposentada em 1999 para dar lugar à NX 400 Falcon.

A Honda está resgatando uma série de nomes tradicionais em lançamentos. Então as semelhanças da nova XRE com a antiga NX 350 Sahara devem ficar restritas à nomenclatura e proposta

Publicidade

Os registros vazados não informam detalhes técnicos de como deve ser a nova XRE. Porém, apesar do nome, dificilmente o lançamento será parecido mecanicamente com a antiga Sahara. É provável que a opção pelo termo seja apenas um reflexo da tendência atual da Honda de resgatar nomes antigos do passado, algo já visto na (CB 300F) Twister, (CB 750) Hornet, (CRF 1100L) Africa Twin e (XL 750) Transalp, por exemplo.

Veja também:

 

Nova XRE será parecida com a CRF?

Aliás, a nova XRE deve continuar com 300 cc, mas herdando o novo (e promissor) motor da CB 300F Twister. Também deve receber seu chassi e outros componentes, ficando muito próxima do ponto de vista mecânico da CRF 250F, criada para ser a ‘irmã off road’ da antiga CB 250F Twister.

Publicidade
teste-cb-300-f-twister-2023-5-800x420

Nova XRE deve adotar itens da nova CB 300F Twister, incluindo o câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante

Ou seja, na nova geração, a Honda deve enfim aposentar a plataforma da XRE 300 (que tem suas bases lá na XR 250 Tornado, de 2001) e adotar o moderno conjunto das atuais CB e CRF. Afinal, a Honda já tem uma aventureira baseada na CB Twister, a CRF 250F, agora basta ajustá-la para a proposta da XRE.

Honda CRF 250F , base da nova xre 300

A Honda já tem uma ‘irmã aventureira da CB Twister’, a CRF 250F. Agora, modelo deve servir de base para a nova XRE 300

 

 

 

XRE Sahara será trail raiz ou crossover?

A CRF 250F é um excelente exemplo de aventureira derivada de uma street, unindo suspensões longas, corpo esguio, grande altura do solo, rodas raiadas e outros componentes a um conjunto de motor e câmbio pensados para a cidade. Uma receita que deu certo na CB 250F, na CRF 250F, na CB 300F e, naturalmente, tem grande potencial numa eventual XRE 300.

Lançada em 2009 e atualizada (facelift) em 2019, a base da XRE 300 remonta à antiga XR 250 Tornado, de 2001. De fato, o projeto merece uma nova geração

Mas isso não significa que a nova XRE será uma ‘trail raiz’ como a CRF. Apesar de ter suspensões, chassi e outros itens baseados na off-road, ela deve seguir apostando no potencial touring, com grandes carenagens, farol centralizado e para brisa. Aí faz todo o sentido resgatar o nome Sahara.

transalp deve inspirar nova xre 300

Visualmente, a nova XRE deve se inspirar na recém-lançada XL 750 Transalp. O mesmo já aconteceu com a CB 300F Twister, que lembra as CB 500F e CB 750 Hornet

Ou seja, a Honda XRE deve continuar com suspensões na casa dos 200 mm de curso e rodas raiadas de 21″ e 18″, mas receber carenagens maiores que as da atual XRE – e possivelmente abrir mão do tradicional bico. Já o visual deve refletir a nova identidade da marca: assim como a CB 300F é ‘a cara’ da nova Hornet, a futura XRE deve lembrar a nova Transalp.

 

Quando a nova XRE 300 Sahara será lançada

Não sabemos. Apesar dos indícios, não há provas de que a Honda está realmente trabalhando em uma nova geração da XRE. Tampouco, que ela será tão próxima das CB 300F e CRF 250F quanto nós acreditamos. Por enquanto são tudo rumores.

xre 300 adventure

Mesmo sem garantias de que uma nova XRE 300 está chegando, é possível que o lançamento aconteça ainda em 2023

Porém, caso a japonesa esteja tramando algo, é provável que o lançamento ocorra ainda em 2023, já como modelo 2024. Assim, virá embalado pelo bem-sucedido lançamento da CB 300F e irá frear o ótimo momento vivido pela arquirrival Lander 250.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza