Publicidade

Pensando em comprar um patinete elétrico? Então se liga neste novo produto que deve chegar ao mercado em breve. A novidade vem da Yamaha, que está trabalhando numa nova solução de mobilidade urbana e, curiosamente, de 3 rodas. Veja como será o lançamento.

 

Yamaha trabalha em patinete elétrico!

A Yamaha vem mantendo a ideia de lançar um veículo elétrico de três rodas há pelo menos cinco anos. E não estamos falando de uma nova versão para o Tricity ou Niken. Tudo começou com a apresentação do conceito TriTown, em 2017.

Publicidade

No entanto, agora a marca parece prestes a lançar uma versão orientada para a estrada do mesmo conceito. Para isso, o modelo seria atualizado e retrabalhado para incluir equipamentos como luzes, placa de licença e sinais de direção.

Como seria de esperar, é um veículo com visual semelhante a um patinete elétrico. Assim como no conceito, o modelo apresenta um motor montado no cubo dentro da roda traseira. Mas o chassi e a dianteira basculante foram redesenhados, para atender a uma maior aplicação de desempenho.

patinete elétrico yamaha

Desenhos de registro do modelo mostram detalhes curiosos sobre o patinete elétrico Yamaha, como o sistema de suspensões e suporte de placa

O patinete elétrico incorpora para-lamas dianteiro e traseiro, bem como uma carenagem ao redor da coluna de direção vertical e tem agora novo farol. Ao que parece, a Yamaha adicionou algum tipo de suspensão traseira.

Publicidade

Ainda na parte traseira, a adição de um suporte de placa indica que o desempenho da máquina deve se encaixar nas categorias de bicicletas assistidas. Vale lembrar que as regras variam em cada país, mas geralmente ficam entre 24 km/h a 45 km/h. No Brasil, veículos com acelerador ou que superem os 25 km/h já exigem emplacamento.

Veja também:

Patinete elétrico e mais segmentos

Ainda no início deste ano, a fabricante japonesa revelou parte dos seus planos para o futuro a médio prazo. Segundo a Yamaha, a intenção é entrar em “novas áreas de mercado de mobilidade” e para isso a marca visa especificamente dois segmentos que estão em crescimento.

MW-Vision aponta para novo segmento que Yamaha pode apostar também

Publicidade

Um destes nichos fica entre o mercado tradicional de motocicletas e carros – como indicado por máquinas como o MW-Vision. Ou seja, modelos como o veículo de três rodas com motor híbrido, com assento e teto estilo carro, conceito apresentado em 2019.

O outro mercado se encaixa entre as motocicletas e bicicletas elétricas. É nesse último segmento que o TriTown e as próximas novidades se encaixam.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]