Em meio ao boom da eletrificação que vivemos hoje, a Harley-Davidson anunciou mais uma novidade. Mas não, não é um modelo de moto custom ou big trail que abandona a combustão. A companhia apresentou a LiveWire, sua marca de motos elétricas.
Veja também:
- Iron 883 encara viagem pelo deserto do Marrocos
- Harley-Davidson 2021: modelos, preços e concessionárias
- Nova Harley 300: vejas as fotos que vazaram
Desta forma, a empresa americana repete com as elétricas um movimento similar ao de alguns anos atrás, quando administrava a Buell Motorcycles com foco em um público (e produto) específicos dos que moviam a H-D. Além disso, mostra estar determinada a ocupar posto na vanguarda na nova era do motociclismo, a das motos elétricas.
Harley-Davidson e as motos elétricas
A história da Harley-Davidson com o segmento teve altos e baixos. A fabricante foi uma das primeiras grandes marcas do segmento a desenvolver um projeto totalmente elétrico, trabalhando no assunto por cinco anos até o lançamento da LiveWire.
Era um ponto fora da curva. A sua primeira motocicleta elétrica era distante do universo da marca, enraizado em motos estradeiras, pesadas e beberronas. Era compacta, moderna, tecnológica, quase futurista. Assim, a companhia se mostrava preocupada em estar na vanguarda na criação de novos produtos.
Logo, porém, o produto encontrou um problema que prejudicou sua aceitação no mercado: o preço. À venda por quase 30 mil dólares, custa mais que carros esportivos (como o Golf GTI, por exemplo) e que grandes clássicos da marca, como a touring Ultra Limited. Apesar da falha na precificação, todos elogiam o empenho que a H-D empregou no desenvolvimento do produto.
Mais tarde a companhia passou a obedecer uma nova diretoria, que substituiu a inovação por outras diretrizes. Desta forma, pausou investimentos em produtos para novos mercados, paralizando trabalhos como os da LiveWire ou da Pan America, e focou suas operações nos nichos em que já tinha tradição. Voltou a priorizar a produção de motos custom, grandes, pesadas e em estilo clássico americano. Parecia ser o fim da relação Harley-Davidson e motos elétricas.
A nova LiveWire
Porém, um novo passo está sendo dado neste momento. O batismo da nova marca com o nome de sua primeira elétrica foi intencional, claro, tendo como missão deixar clara a ligação entre a nova empresa e a tradicional companhia estadunidense.
O CEO da H-D Jochen Zeitz afirmou que a LiveWire será destinada exclusivamente ao desenvolvimento de motos elétricas e que anunciá-la agora é uma forma de ‘liderar e definir’ o segmento. Também, disse que a missão da equipe é tornar esta a marca de motos elétricas mais desejada do mundo e que irão focar em diferentes nichos, a começar pelo urbano.
Aliás, o primeiro fruto está prestes a surgir. A LiveWire irá apresentar seu modelo de lançamento no dia 8 de julho de 2021, durante o International Motorcycle Show, na Califórnia, com foco justamente em mobilidade. Na sequência a motocicleta estará disponível em diversos showroom exclusivos, em diferentes cidades do estado. Estamos ansiosos pelas novidades.