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Em meio ao boom da eletrificação que vivemos hoje, a Harley-Davidson anunciou mais uma novidade. Mas não, não é um modelo de moto custom ou big trail que abandona a combustão. A companhia apresentou a LiveWire, sua marca de motos elétricas.

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Nova marca da Harley-Davidson, LiveWire é destinada ao desenvolvimento de motos elétricas

Desta forma, a empresa americana repete com as elétricas um movimento similar ao de alguns anos atrás, quando administrava a Buell Motorcycles com foco em um público (e produto) específicos dos que moviam a H-D. Além disso, mostra estar determinada a ocupar posto na vanguarda na nova era do motociclismo, a das motos elétricas.

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Harley-Davidson e as motos elétricas

A história da Harley-Davidson com o segmento teve altos e baixos. A fabricante foi uma das primeiras grandes marcas do segmento a desenvolver um projeto totalmente elétrico, trabalhando no assunto por cinco anos até o lançamento da LiveWire.

LiveWire: design futurista, mas sem perder o "peso" H-D

LiveWire é também o nome da primeira (e, aparentemente, única) moto elétrica da H-D com selo da Harley-Davidson

Era um ponto fora da curva. A sua primeira motocicleta elétrica era distante do universo da marca, enraizado em motos estradeiras, pesadas e beberronas. Era compacta, moderna, tecnológica, quase futurista. Assim, a companhia se mostrava preocupada em estar na vanguarda na criação de novos produtos.

Esta é uma das últimas imagens da fase conceitual da LiveWire. Divulgamos aqui no Motonline em 2014, o que denota o pioneirismo da marca no segmento

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Logo, porém, o produto encontrou um problema que prejudicou sua aceitação no mercado: o preço. À venda por quase 30 mil dólares, custa mais que carros esportivos (como o Golf GTI, por exemplo) e que grandes clássicos da marca, como a touring Ultra Limited. Apesar da falha na precificação, todos elogiam o empenho que a H-D empregou no desenvolvimento do produto.

Esboço de mais um modelo elétrico na linha Livewire de motos elétricas

Há alguns anos a Harley apresentava novos projetos sem parar, para diferentes áreas. Entre as mais promissoras estava a de veículos elétricos, que recebeu uma série de esboços e ideias… mas apenas a LiveWire chegou às lojas

Mais tarde a companhia passou a obedecer uma nova diretoria, que substituiu a inovação por outras diretrizes. Desta forma, pausou investimentos em produtos para novos mercados, paralizando trabalhos como os da LiveWire ou da Pan America, e focou suas operações nos nichos em que já tinha tradição. Voltou a priorizar a produção de motos custom, grandes, pesadas e em estilo clássico americano. Parecia ser o fim da relação Harley-Davidson e motos elétricas.

A nova LiveWire

Porém, um novo passo está sendo dado neste momento. O batismo da nova marca com o nome de sua primeira elétrica foi intencional, claro, tendo como missão deixar clara a ligação entre a nova empresa e a tradicional companhia estadunidense.

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Companhia também estudou outros veículos elétricos, como o E-Scooter Concept, que acabaram não saindo do papel

O CEO da H-D Jochen Zeitz afirmou que a LiveWire será destinada exclusivamente ao desenvolvimento de motos elétricas e que anunciá-la agora é uma forma de ‘liderar e definir’ o segmento. Também, disse que a missão da equipe é tornar esta a marca de motos elétricas mais desejada do mundo e que irão focar em diferentes nichos, a começar pelo urbano.

Aliás, o primeiro fruto está prestes a surgir. A LiveWire irá apresentar seu modelo de lançamento no dia 8 de julho de 2021, durante o International Motorcycle Show, na Califórnia, com foco justamente em mobilidade. Na sequência a motocicleta estará disponível em diversos showroom exclusivos, em diferentes cidades do estado. Estamos ansiosos pelas novidades.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza