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A moto onipresente em trilhas e competições off-road em todo o Brasil está de partida. A Honda confirmou nesta semana o fim da produção da CRF 230 F e, inclusive, já retirou o modelo de seu site. Relembre a história, ficha técnica, números e até o primeiro teste que fizemos com ela, feito lá em 2006.

A CRF 230 F saiu de linha no Brasil. Relembre a história do modelo, números de vendas, teste e ficha técnica

Tudo começou em 2002, quando a Honda passou a fabricar em Manaus uma moto específica ao uso fora de estrada, baseada na conhecida XR 200R. A produção atendia apenas mercados externos, como Europa e América do Norte, mas tinha tudo para fazer sucesso por aqui também.

Dito e feito. Alguns anos depois o dólar enfraqueceu em relação ao real, a ‘nossa’ CRF tornou-se menos interessante aos outros países e a Honda resolveu escoar a produção ao mercado interno mesmo. A decisão veio ao encontro de infinitos pedidos de clientes e concessionários para oferecer a moto no Brasil, até porque havia muita gente adaptando as XR para as trilhas. Assim, a CRF 230 foi lançada no Brasil em 2006.

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CRF 230 encarando trilhas e saltos em seu primeiro teste, em 2006

Não é exagero dizer que a CRF 230 logo se tornou um sucesso no Brasil. Atendendo também o mercado interno, em apenas três anos o modelo quase bateu a marca de 50 mil unidades produzidas. Em 2010 houve uma mudança de nomenclatura, onde a moto vendida no país passou a se chamar CRF 230F e a ofertada ao exterior seguiu sem o F, de ‘Fun’.

CRF 230 ou TT-R 230

Claro, oferecer a CRF aos brasileiros também significava rivalizar com a Yamaha em mais uma categoria. A marca dos diapasões oferecia a TT-R 230 por aqui desde 2004, já nacionalizada, sem qualquer concorrente direto. Os números de venda da Yamaha eram bons, mas sofreram com a chegada da concorrente. Desta forma, caíram das 8.583 unidades produzidas em 2005 para 2.602 em 2010, um degrau de quase 70%.

TT-R 230 ou CRF 230? Modelo da Yamaha chegou antes ao segmento, mas deu um passo para trás com o crescimento da concorrente

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CRF 230F ou CRF 250F

A CRF 230F dividiu a preferência dos trilheiros apenas com a TT-R de 2006 até 2017, ano que antecedeu a chegada da Honda CRF 250F. No teste ride de apresentação da novidade pudemos rodar com as duas CRF, intercalando entre 230 e 250, o que deixava nítida a superioridade do novo modelo.

Derivada da XR 200R, a CRF 230 é uma moto resistente, versátil e que aceita bem modificações. Assim, não é difícil ‘melhorar’ sua 230

Enquanto a 230 tinha raízes na obsoleta XR 200, lançada em 1994, a 250 acoplava o motor da CB 250F Twister a um projeto inédito, sem compartilhar praticamente nenhum item com sua antecessora. O resultado era uma moto mais potente, com aceleração sem trancos (fruto da injeção eletrônica) e melhor ciclística, graças ao novo chassi, mais obediente em mudanças de direção. Até mesmo seu maior peso (114 kg contra 108 kg da antecessora), talvez maior ponto negativo nesta comparação, era anulado pela melhor relação peso x potência: 5,1 kg/cv contra 5,6 kg/cv.

Chegada da CRF 250F deixou claro que a 230F já sentia o peso da idade. Sucessora é mais eficiente em praticamente todos os quesitos

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Na apresentação da 250F a Honda disse acreditar que um modelo não iria canibalizar o outro, mas é natural que os clientes optassem pelo novo modelo em detrimento ao antigo. Logo a 230F sentiu a chegada da irmã e viu sua produção anual despencar de 10.486 unidades/ano em 2010 para meras 1.488 em 2020. Um abismo de 85%. Era o fim da CRF 230.

Mais potente que a 230F, a CRF 250F gera 22,2 cv a 2,28 kgf.m a 6.000 rpm. Além disso, entrega 80% do torque a apenas 2.000 giros. Ou seja, potência desde as baixas rotações e diversão sempre

CRF 230 F ainda vale a pena?

Se a CRF 230 é boa? Bem, os números falam por si. Foram produzidas mais 190 mil unidades do modelo (algumas destas compartilhadas com o mercado externo, antes da Honda reorganizar a nomenclatura), numa prova de sua aceitação pelo mercado. Além disso, no Brasil a CRF 230 está presente em todos os eventos fora de estrada, seja num descompromissado trilhão de final de semana ou acelerando numa categoria iniciante de uma prova de velocross ou enduro.

A CRF 230 tem uma receita consagrada em todo o mundo. Modelo encara teste trilhas leves até competições – de motocross, inclusive

Motivos para seu sucesso não faltam. Primeiro, a robustez do projeto que tem raízes na já citada XR 200R, um modelo global desenvolvido pela Honda nos anos 1990. Segundo pela facilidade de encontrar peças de reposição e boa aceitação do projeto para, digamos, vários tipos de upgrade. Ou seja, melhorar o desempenho, força do motor ou eficiência das suspensões da CRF 230 não é tarefa difícil.

Sucesso nas pistas, a 230 chegou a ter categorias exclusivas em várias competições no Brasil – algumas até de nível nacional

E, claro, é uma boa moto. Com pouco mais de 100 kg, era uma das mais leves do mercado nacional na data de seu lançamento. O motor produz 19,3 cv a 8.000 rpm e 1,92 kgf.m de torque a 6.500 giros, entregando força em baixas e médias rotações. Sua suspensão, com 240 mm de curso na frente e 230 mm atrás, praticamente desconhece a expressão ‘fim de curso’. Por fim, a altura do banco não era proibitiva nem mesmo aos ‘atletas’ menores, pois o assento está a apenas 872 mm do solo – para se ter uma noção, a importada CRF 450R tem quase 10 cm a mais, com 965 mm.

Motos Off Road 200 a 250 cm³ (Produção)

Yamaha TT-R 230 Honda CRF 230F
Honda CRF 250F
2002 9.353*
2003 16.197*
2004 6.499 16.859*
2005 8.513 15.305*
2006 9.583 15.032**
2007 8.008 15.911**
2008 5.670 15.847**
2009 2.304 7.021**
2010 2.602 5.451
2011 2.601 4.580
2012 3.202 6.234
2013 3.300 9.262
2014 4.001 12.581
2015 2.700 11.679
2016 3.400 7.100
2017 3.400 9.574
2018 3.250 10.486 6.580
2019 2.250 4.119 16.286
2020 2.000 14.88 14.297
TOTAL 73.283 194.079 37.163

Legenda:
* – motos fabricadas apenas para exportação
** – motos fabricadas para exportação e mercado interno
Sem asteriscos: motos fabricadas apenas ao mercado interno

E o preço?

Ah, este era um dos principais atrativos da CRF 230F. Como o modelo custava muito menos que praticamente todas as demais motos off road à venda no Brasil (a grande maioria importada) e tinha as já mencionadas qualidades, acabou se tornando a entrada oficial de quem estava iniciando no fora de estrada. Assim, a CRF 230F era uma das motos off road mais baratas do Brasil.

Segundo a FIPE, preço da CRF 230 inicia em R$ 7.000 e vai até perto dos R$ 15.000. Porém, na prática ele pode variar muito conforme o estado e acessórios da moto

Baixo investimento, facilidade de manutenção ou posterior venda, muita diversão. Essa era a receita da 230. Até o mês passado, segundo a FIPE, o modelo podia ser encontrado nas concessionárias custando aproximadamente R$ 15.314 – ante os R$ 18.222 da CRF 250F. Mas o farto mercado de usadas tem opções mais em conta para quem tem menos grana para investir em lazer. De acordo com a Tabela, o preço médio de uma 2007 é de R$ 7.007, enquanto uma 2012 custa R$ 8.856.

A CRF 230F é uma moto onipresente em trilhas e competições off road no Brasil. Na mão de um piloto profissional ou de um rôia, ela estará lá

São motos usadas e de uso no fora de estrada, então é natural que o preço irá variar bastante entre uma que acelerou em competições e outra que rodou apenas em pacatos passeios de final de semana. Da mesma forma, o investimento que ela recebeu em upgrade e acessórios também irá influenciar o preço final. Desejamos sorte na escolha e diversão no mato.

Ficha Técnica CRF 230 F

MOTOR
TIPO
OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento a ar
CILINDRADA 223 cc
DIÂMETRO X CURSO 65,5 x 66,2 mm
CARBURADOR
PD9CE (Diâmetro do Venturi 26,0 mm)
SISTEMA DE LUBRICAÇÃO
Forçada por bomba trocoidal
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO 9,0 : 1
SISTEMA DE PARTIDA Elétrica
TORQUE MÁXIMO 1,92 kgf.m a 6.500 rpm
POTÊNCIA MÁXIMA 19,3 cv a 8.000 rpm
TRANSMISSÃO 6 velocidades
EMBREAGEM
Multidisco em banho de óleo
SISTEMA ELÉTRICO
IGNIÇÃO CDI
BATERIA 12V – 4 Ah (10 horas)
FAROL 35W
CAPACIDADES
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 8,2 litros
ÓLEO DE MOTOR 1,2 litro
CHASSI
TIPO Berço semiduplo
SUSPENSÃO DIANTEIRA/ CURSO
Garfo telescópico/ 240/ 216 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA/ CURSO Pro-link / 76,4/ 230 mm
FREIO DIANTEIRO / DIÂMETRO A disco / 240 mm
FREIO TRASEIRO / DIÃMETRO A tambor / 110 mm
PNEU DIANTEIRO
80 / 100 – 21 NHS MT 320H
PNEU TRASEIRO
100 / 100 – 18 NHS MT320H
DIMENSÕES
COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA 2059 x 812 x 1190 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1372 mm
DISTÂNCIA MÍNIMA DO SOLO 305 mm
ALTURA DO ASSENTO 872 mm
PESO SECO 107 kg
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO
(lançamento, 2006)
R$ 9.963,00
PREÇO MÉDIO MODELO 2007
(FIPE, fevereiro 2021)
R$ 14.025,00
PREÇO MÉDIO MODELO 2020
(FIPE, fevereiro 2021)
R$ 7.007,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza