Publicidade

A Ducati é famosa por suas motos esportivas e, muitas vezes, criou modelo que se tornaram símbolos de potência e desempenho. E também houve algumas que fizeram fama justamente por seguir uma receita diferente das demais, como a Supermono, dos anos 1990. E é ela quem parece inspirar um novo produto no qual a marca italiana vem trabalhando.

 

Ducati se inspira em clássico do passado

A fabricante italiana registrou recentemente um número de identificação de veículo (VIN), junto à Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos EUA. O documento serve para indicar o tipo de motor para modelos 2023 da marca, no mercado norte-americano.

Registro realizado nos EUA pode ter revelado novo motor da Ducati

Publicidade

Segundo visto, o registro VIN da Ducati arquivado incluiu 19 motores diferentes. Vale lembrar, que o documento também inclui alguns propulsores que não estão mais em uso. Isso porque, o VIN cobre tecnicamente os anos de 2017 a 2022.

No entanto, o motor que se destaca na lista é um curioso monocilíndrico de quatro válvulas de 659 cc com refrigeração líquida. O que poderia ser? Quando pensamos em moto Ducati de 1 cilindro a primeira máquina a ser lembrada é a lendária Supermono, modelo raro e construído para corridas nos anos 90.

classica ducati supermono

Supermono pode ser o modelo Ducati que está inspirando os novos motores. Esportiva tinha 1 cilindro, 75 cv e apenas 118 kg

Claro, a Ducati também construiu monocilíndricas muito antes da Supermono e até muito antes dos famosos V-Twins da marca. Por exemplo, as Scramblers originais da marca – dos anos 60 e início dos anos 70 – eram monocilíndricas. Então, talvez o motor de 659cc seja para um nova off-road neo-retrô.

Publicidade

Veja também:

ducati scrambler amarela

Gama de Scramblers Ducati poderia ganhar uma versão monocilíndrica?

Ducati Esportiva ou Scrambler? 

Ainda de acordo com o registro VIN 2023, os modelos Scramblers de 803cc estão recebendo um motor atualizado, com uma nova embreagem hidráulica. No entanto, o novo motor não parece ser destinado a uma nova moto semelhante a pequena Scrambler Sixty2 de 399cc – anteriormente modelo de entrada.

Além disso, as Scramblers italianas são refrigeradas a ar e, como já descrito, o misterioso motor monocilíndrico tem refrigeração líquida. Então, a menos que a fabricante tenha uma mudança filosófica sobre as off-road retrô, a novidade provavelmente será um modelo completamente diferente. Ou seja, teremos que aguardar ainda para mais detalhes!

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]