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Em clima de Copa do Mundo, estamos assistindo os craques do futebol disputando o prêmio máximo do esporte, no Catar. Fora das quatro linhas, os jogadores exibem vidas luxuosas com mansões e diversos carros esportivos, como Ferrari, Porsche e Lamborghini. Mas, e as motos, onde estão?

Jogadores da Copa não podem pilotar motos

Certamente você já deve ter percebido que é raro ver jogadores de futebol pilotando motos. Porém, o motivo disso acontecer não tem nada a ver com uma possível falta de vontade dos craques em viver a vida sob duas rodas. O problema está nos contratos.

Isso porque o jogador de futebol, a partir do momento em que assina um contrato com um clube, se torna um ativo financeiro. Dessa forma, a sua integridade física passa ser de total e relevante interesse do clube, que não quer perder o atleta por conta de acidentes extracampo. Sendo assim, pilotar motos é considerado pela maior parte dos clubes como uma atividade de risco.

 

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Ousadia e alegria… mas nem tanto

Um dos casos mais conhecidos de contratos que proíbem atletas de andar de moto foi o de Neymar e Barcelona, que fecharam acordo em 2013. Na ocasião, o jogador passou a receber a quantia de 49,5 milhões de euros anuais. No entanto, segundo o site Footbal Leaks, uma cláusula do contrato estipulava que o atleta não poderia “viver a vida adoidado”. Neymar teria que se manter longe de motos, motos aquáticas, esportes radicais e qualquer situação de risco. Alegria, sim, mas ousadia…

neymar, jogador da copa, adora motos mas não pode pilotar

“Trabalhando. Police!”, escreveu Neymar nas redes sociais antes de assinar o contrato com o Barcelona, em um clique raro sob duas rodas

CR7 troca a Copa pelas motos da MotoGP?

Já o craque português Critiano Ronaldo nunca escondeu a sua paixão por carros esportivos. Em diversas ocasiões, o jogador pôde exibir a sua garagem repleta de máquinas velozes como Bugatti Chiron e Maclaren Senna. No entanto, o atleta não parece se importar muito com motos e, provavelmente, nem pode. De acordo com o jornal britânico Daily Mirror, o craque português quase foi impedido de pilotar sua coleção milionária.

cr6, jogador da copa não gosta de motos

Alguns jogadores da Copa (como Neymar) adorariam andar de moto por aí. Mas não é o caso de Cristiano Ronaldo. O que CR7 curte mesmo é carros superesportivos

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A medida teria vindo do técnico interino da época, Ralf Rangnick, que tinha por costume obrigar todos os jogadores a dirigirem veículos padrão do clube. Se até mesmo os carros estão sob mira contratuais, o português deve se ver longe das motocicletas.

Porém, o português conseguiu unir um pouco dos dois mundos. Em uma campanha publicitária ao lado do piloto português da MotoGP, Miguel Oliveira, CR7 se vestiu de piloto e subiu a bordo de uma moto da MotoGP, mas não pilotou. A ideia da campanha era mostrar a qualidade da internet 5G da empresa, que conectou as duas motos, de Miguel e Cristiano. Embora seja óbvio que CR7 não saiu do lugar com a moto, vale a pena conferir.

Astro da Copa, Messi tem medo de motos

Canceriano, o argentino Lionel Messi parece estar bem com a vida sem adrenalina fora dos gramados. Isso porque o craque já confessou não gostar muito de velocidade e possuir até um certo medo de motocicletas.

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Em um encontro com o piloto espanhol da MotoGP, Alex Espargaró, Messi afirmou que: “Tenho muito respeito com as motos. Não gosto de velocidade. Não sou de correr muito e a verdade é que as motos me dão um pouco de medo”. O veículo de duas rodas mais radical que ele costuma pilotar é uma e-bike.

astro da copa, messi não curte motos

Recordista em Bola de Ouro, Lionel Messi não é muito apegado a carros ou motos rápidas. Para ele uma e-bike para dar um role curto já está de bom tamanho

Uruguaio na Copa, Arrascaeta deu role de mototáxi

Talvez a proibição não bateu na porta do Flamengo, na gávea. O craque do Flamengo e da seleção do Uruguai, Giorgian Arrascaeta, recentemente apareceu em um vídeo subindo a Favela da Rocinha no Rio de Janeiro na garupa de um mototáxi. O atleta recebeu muitas críticas pois estava sem capacete e desrespeitando as medidas de distanciamento social da época e ainda se colocando em risco, como fere a maior parte dos contratos.

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Os clubes têm o direito de impedir seus atletas de andarem de moto?

A princípio, as cláusulas contratuais variam de acordo com cada clube e país. No Brasil, por exemplo, existe a Lei Pelé, que regulamenta as relações entre atletas e instituições esportivas. No art. 35 da lei fica expresso que “são deveres do atleta profissional, em especial:  preservar as condições físicas que lhes permitam participar das competições desportivas, submetendo-se aos exames médicos e tratamentos clínicos necessários à prática desportiva.”

Assim, qualquer atividade que seja considerada de alto risco para a integridade física do atleta pode sim ser proibida, sob penas de multa e até a rescisão completa do contrato. Vale ressaltar que todos os atletas possuem o direito de continuar recebendo seus salários mesmo que estejam lesionados. Eis a dúvida cruel: um salário milionário ou seguir na vida que você leva, podendo andar de moto à vontade?

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.