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A família V-Strom da Suzuki é grande e está em expansão! Aqui no Brasil temos as 1050/XT e 650 XT/A, além da confirmação de que nova 800DE virá em breve. No entanto, no exterior a marca conta com duas curiosas 250 cc. Apesar da mesma cilindrada e nome quase idêntico, são produtos completamente diferentes.

Duas V-Strom 250 à venda no exterior

A V-Strom 250 existe desde 2017 e ganhou a companhia da 250 SX em 2023. Até os nomes geram confusão. As diferenças começam no visual, pois a SX é inspirada na clássica DR 750 e remete a atual V-Strom 1050, enquanto a irmã mais velha parece baseada na geração anterior da V-Strom e adota um questionável farol redondo. A partir daí, há apenas diferenças entre as duas.

Nova SX chegou apostando ainda mais no fora de estrada que a primeira V-Strom 250

Modelo há mais tempo no mercado, V-Strom 250 está equipada com um motor paralelo de dois cilindros, com potência máxima de 24 cv. Por outro lado, a 250SX tem motor monocilíndrico refrigerado a ar com radiador de óleo, que gera 26 cv. O toque de ambas é de 2.2 kgf.m, e chega mais cedo na V-Strom (6500 rpm) do que na SX (7300 rpm). Ambas têm câmbios de 6 velocidades.

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eicma 2016 suzuki v-strom 250

V-Strom 250 se apresenta com proposta mais voltada ao asfalto e longas viagens

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SX é mais offroad

A nova SX parece mais apta a aventuras. Além de ter roda 19″ na dianteira (contra 17″ da V-Strom 250), possui 205 mm de vão livre do solo, ante apenas 160 mm da irmã. Também é consideravelmente mais leve: 164 kg contra 191 kg.

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Em contrapartida, a V-Strom 250 promete mais conforto em viagens. Isso graças a diversos fatores, como o motor de 2 cilindros e o tanque maior, de 17 litros, que promete quase 550 km de autonomia. Enquanto ela faz cerca de 32 km por litro, a SX é um pouco mais econômica, com médias na casa dos 34,5 km por litro. Seu tanque tem 12 litros e autonomia estimada em 410 km.

 

Mais nova, a SX ainda tem sistema de conectividade com smartphone e painel totalmente em LCD. Além disso, sua tem LED no farol e lanterna. As duas têm freios ABS em ambas as rodas.

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v-strom 250

A V-Strom 250 tem farol redondo, motor de 2 cilindros e rodas de 17 polegadas. Também, grande tanque que garante mais de 550 km de autonomia

 

Quanto custam as V-Strom 250 e SX?

O mercado das V-Strom 250 é curioso. Os modelos estão disponíveis em vários países, mas raramente dividem espaço nas lojas. Além disso, dificilmente são vistos em grandes mercados da Europa ou América do Norte. Um dos poucos lugares onde é possível comprar tanto uma 250 quanto uma 250 SX é o próprio Japão.

Por lá, a SX custa 569.800 ienes, contra 646.800 ienes da V-Strom 250 (em conversão direta, são aproximadamente R$ 18.700 e R$ 21.300). Ou seja, mesmo mais moderna a SX é cerca de 12% mais barata que a irmã.

v-strom 250 sx

A 250 SX tem maior vocação off-road, além de prometer maior economia. Além disso, é mais barata. Modelos estão disponíveis na nossa vizinha Colômbia

Outro país em que é possível escolher entre as duas fica bem perto de nós. Na Colômbia a SX custa 22,8 milhões de rúpias, contra 26,7 milhões da 250, numa diferença de 14%. Em conversão direta, é aproximadamente R$ 28.700 e R$ 33.600. Infelizmente, não há previsão dos modelos virem ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]