Publicidade

A MotoGP não é ‘apenas’ a competição de motovelocidade mais famosa do mundo, mas também o berço de muitas tecnologias que serão posteriormente encontradas em motos de rua. É o caso do quick shifter. Saiba o que é, como funciona, quais as vantagens e alguns exemplos de modelos que contam com o sistema.

O quickshifter busca melhorar a experiência do piloto, possibilitando a troca de marcha sem o uso da embreagem ou o corte de velocidade. Assim, melhora o desempenho em tocada esportiva, reduzindo o tempo de trocas de marchas, além de gerar mais conforto. Por isso, é cada vez mais popular tanto em modelos de alto desempenho quanto em motos voltadas a viagens.

ducati multistrada é uma moto com quick shifter

O quick shifter é um aliado de quem busca mais performance em tocada esportiva ou mais conforto em viagens. Ou, às vezes, para quem quer as duas coisas

 

Publicidade

Como funciona o quick shifter?

O nome já entrega um pouco de sua funcionalidade, já que quickshift significa ‘troca rápida’. O funcionamento dessa tecnologia começa com o uso de sensores próximos da caixa de câmbio, para detectar os comandos das trocas de marcha.

Um sistema de posição verifica a alteração de marcha e envia um sinal para a Unidade de Controle Eletrônico, a ECU. Além disso, um sensor de velocidade manda informações sobre a rotação atual do motor. Ou seja, a ECU irá receber as informações sobre a posição e os comandos para trocas de marcha a todo momento, garantindo a troca suave e contínua, sem a perda de desempenho e potência.

Quickshift

Quickshift acoplado na motocicleta

Passo a passo da mudança de marchas

Antes de mudar para uma marcha superior, o Quickshift verifica a todo momento a posição da marcha e a aceleração da motocicleta, por meio dos sensores. Com base nesses dados, ele define o instante exato para realizar a troca. Então quando o piloto aciona o pedal para cima trocando a marcha, a unidade de controle eletrônico (ECU) recebe um sinal indicando a próxima troca. Em seguida, a ECU interrompe rapidamente a faísca de ignição, barrando a alimentação de energia para o motor.

Publicidade

Logo após o motociclista completar a troca de marcha acionando o pedal e diminuindo a aceleração, o sistema de ignição reinicia de forma automática, liberando novamente a energia para o motor. Desse modo, o Quickshift garante uma mudança suave e estável durante as trocas de marcha, sem interromper de forma intensa a velocidade da motocicleta.

como funciona moto com quick shifter

Veja também:

Curva de moto: marcações na pista podem ajudar motociclistas

Publicidade

O quick shifter agrada basicamente dois públicos, trazendo melhorias no conforto e no desempenho. Os pilotos de motos esportivas, que têm a performance de suas motos beneficiadas pelas trocas rápidas e sem perda de potência, e os que buscam conforto para viagens, onde não terão de usar a manete de embreagem todas as vezes que quiserem reduzir ou subir uma marcha.

moto com quick shifter, motogp

Quick shifter é uma das tantas tecnologias que nasceram nas pistas da MotoGP e hoje são populares nas ruas de todo o mundo

Ainda há o quick shifter bidirecional. Mais moderno e ainda mais focado em desempenho, ele pode ser personalizado para trabalhar de forma invertida (com a primeira marcha para cima e as demais para baixo), tal qual um câmbio padrão de motovelocidade.

A única desvantagem do Quick shifter é em relação ao preço, afinal a tecnologia costuma encarecer a motocicleta. Assim, é um investimento que pode não compensar quem não busca performance ou trocas mais confortáveis em viagens. Apesar disso, o recurso vem se popularizando rapidamente, cada vez mais encontrado em motos médias e até pequenas.

 

Quais motos tem quick shiter?

Atualmente, o quick shifter pode vir de fábrica ou ser instalado em motos que nasceram com câmbios comuns, ainda que de baixa cilindrada. O recurso é mais popular em motos para viagens, como as Ducati Multistrada (1260, V2 e V4s, por exemplo), Kawasaki Versys 1000, Suzuki GSX-S 1000 GT e Triumph Tiger (900 e 1200) e BMW (GS 850, 1250, 1250 RT, K 1600).

zx4r é moto com quick shifter

Kawasaki ZX 4R SE chega ao Brasil no final de 2023 e é um exemplo de moto ‘pequena’ com quick shifter

Nas esportivas, está presente em BMW S 1000 RR, Honda CB 1000R NSC, Ducati Panigale V4S e tantas outras, inclusive médias como a Kawasaki ZX 4R SE. No exterior, até algumas versões da pequena Yamaha R15 têm a tecnologia.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.