Publicidade

Logo após o GP da Itália, o Mundial de Motoveocidade retorna à Espanha. Desta vez a MotoGP desembarca na Catalunha, de 3 a 5 de junho, para a nona etapa do campeonato. Veja a programação completa, horários e saiba como assitir às corridas e treinos.

 

MotoGP na Catalunha

Tanto o Líder Fabio Quartararo (Yamaha) quanto o vice-líder Aleix Espargaró (Aprilia), assistiram o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) vencer duas das três últimas etapas. No entanto, a ponta do campeonato está segura para essa etapa que ocorre em um dos circuitos mais completos do calendário.

Localizado na cidade de Montmeló, próximo à cidade de Barcelona, o circuito pode ser resumido em apenas uma palavra: completo. Essa característica faz da pista um dos endereços preferidos das equipes para os testes de pré-temporada.

Publicidade

O equilíbrio de retas e curvas de alta, média e baixa pressão, não trazem uma linha marcante para esse traçado. Por isso, a pista é criticada pela falta de ultrapassagens durante as corridas.

MotoGP da Catalunha

Há duas semanas a Fórmula 1 esteve nesse mesmo circuito. A princípio, o que chamou a atenção foi o calor que levou a temperatura da pista para próximo dos 50 graus. O que já serve de alerta para a MotoGP, é provável que os pneus Michelin sofram com o desgaste durante a corrida.

Vale ressaltar que o traçado que recebe a MotoGP é diferente dos demais em apenas um trecho. Ao invés de 16 curvas, o traçado da MotoGP conecta a curva 13 diretamente com a última curva da reta dos boxes, totalizando 14 curvas ao todo.

Publicidade

Circuito da Catalunya será o palco do MotoGP da Catalunha

Circuito da Catalunya:

Último vencedor: Miguel Oliveira
Extensão: 4.657m
Curvas: 14
Volta mais rápida: 1:39.939 (Johann Zarko, Ducati 2021)
Maior vencedor: Valentino Rossi, 10 vitórias

Bagnaia se aproxima dos líderes da MotoGP

O italiano Francesco Bagnaia superou o líder Fabio Quartararo e venceu o MotoGP da Itália, sua segunda vitória nas três últimas corridas – com o resultado, Bagnaia soma 81 pontos. No entanto, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró completaram o pódio de Mugello e com a pontuação se distanciaram ainda mais na liderança do campeonato.

Publicidade

Classificação geral após oito etapas da MotoGP

1 – Fabio Quartararo 122 pontos
2 – Aleix Espargaro 114
3 – Enea Bastianini 94
4 – Francesco Bagnaia 81
5 – Johann Zarco 75
6 – Alex Rins 69
7 – Brad Binder 65
8 – Jack Miller 63
9 – Marc Marquez 60
10 – Joan Mir 56
11 – Miguel Oliveira 50
12 – Pol Espargaro 40
13 – Takaaki Nakagami 38
14 – Maverick Viñales 37

15 – Jorge Martin 31

Marc Márquez se despede da MotoGP 2022

A MotoGP da Catalunha será a segunda etapa do ano realizada na Espanha. Mas dessa vez, teremos que assistir uma prova no país sem a presença do espanhol e octacampeão Mundial, Marc Márquez (Honda).

O piloto anunciou que irá passar por uma nova cirurgia no braço direito. Portanto, Márquez terá que se ausentar do restante da temporada de 2022. O espanhol se despediu da equipe e planeja se recuperar da lesão que vem o incomodando desde 2020.

“Não há outra opção a não ser fazer a cirurgia, foi o que os médicos me disseram. Não posso continuar assim porque estou machucando outras partes do meu corpo. Quero ao menos ter uma vida normal, deixar para trás os fisioterapeutas e anti-inflamatórios de uma vez por todas”, disse o multicampeão.

Eric Granado fica para trás do líder Aegerter

O brasileiro Eric Granado não teve um fim de semana feliz em Mugello. Logo após conquistar um sétimo lugar na MotoE, categoria de motos elétricas, viu o líder Dominique Aegerter conquistar um segundo lugar no pódio e se isolar na liderança. Agora Aegerter é líder com 123 pontos e Granado está em segundo com 94, 29 de diferença.

Entretanto, a MotoE não estará na Catalunha esse fim de semana. Eric Granado e os demais pilotos da classe voltam às pistas para a quarta etapa do ano em Assen, na Holanda, no próximo dia 26 de junho.

Diogo Moreira fratura o punho na Moto3

O brasileiro que faz a sua estreia na categoria Moto3 vinha fazendo uma ótima corrida no circuito de Mugello. O piloto chegou a liderar a corrida em certos momentos, mas foi ultrapassado pelos adversários e caiu para a sétima colocação. Quando se aproximava da última curva, o brasileiro caiu após um toque com Rossi da Bucine. Posterioremente foi contatada a fratura no punho esquerdo de Diogo Moreira.

Diogo Moreira #10

Diogo Moreira #10

Por fim, essa é a primeira lesão de Moreira na Moto3. Ainda não há detalhes com relação ao tempo de recuperação. Diogo Moreira atualmente soma 34 pontos, e está na 12° colocação.

Veja também:

Programação da MotoGP da Catalunha

Sexta-Feira (treinos livres):
4h – Moto3
04h55 – MotoGP
5h55 – Moto2
8h15 – Moto3
09h10 – MotoGP
10h10 – Moto2

Sábado (treinos livres):
4h – Moto3
5h55 – Moto2
4h55 – MotoGP
8h30 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
7h35 – Moto3
9h10 – MotoGP
10h10 – Moto2

Domingo (corridas):
6h – Moto3
7h20 – Moto2
9h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.