Publicidade

O calendário da MotoGP 2022 sofreu um revés nesta semana. O aguardado retorno do GP da Finlândia – após 40 anos de ausência – foi cancelado. Um dos motivos por trás da decisão tem forte influência na guerra que acontece entre Rússia e Ucrânia.

País fica de fora da MotoGP

O confronto entre a Rússia e a Ucrânia criou vários problemas na Europa e na cadeia global de fornecimento. Com isso, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) afirmou que o trabalho de homologação do circuito de KymiRing não pôde ser concluído a tempo.

Corrida em KymiRing ainda não saiu do papel…

Desta forma, a etapa da MotoGP, marcada para 10 de julho na Finlândia, foi adiada até a temporada de 2023. A pista ainda carece de trabalhos para sediar com segurança uma corrida. No entanto, a intenção do país sede do GP em se unir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – bloco oposto aos russos – pode ter acirrado os ânimos na região.

Publicidade

O trabalho de homologação do KymiRing, junto com os riscos causados pela contínua situação geopolítica na região, infelizmente nos obrigam a cancelar o GP da Finlândia de 2022“, declara um comunicado da FIM.

Sob forte chuva, KymiRing já recebeu testes antes da pandemia

Veja também:

Mais de 40 anos sem corridas

O circuito finlandês de KymiRing tem um contrato de cinco anos com a MotoGP, válido desde 2018. No entanto, o local ainda não conseguiu receber as corridas da categoria. A etapa de estreia aconteceria em 2020, mas foi cancelada em função da pandemia.

Publicidade

A prova foi novamente adiada no ano passado, devido a restrições de entrada na Finlândia. Agora, é a guerra na Europa e as tensões entre os países que deixam novamente o país sem corrida de motos. Mas a pista já recebeu até testes em 2019.

Vale lembrar que, com o cancelamento do GP da Finlândia, agora a MotoGP terá um vazio de seis semanas de provas. Um mês e meio sem ação, entre o GP da Holanda – agendado para 26 de junho em Assen – e o GP da Grã-Bretanha – marcado para 7 de agosto em Silverstone.

A última vez que o Mundial de Motos correu na Finlândia foi em 1982, com as classes de 125cc, 250cc e 350cc correndo no circuito de rua de Imatra. A categoria principal (500cc) correu pela última vez um ano antes, no mesmo local.

Publicidade

Novo calendário da MotoGP 2022

06 de março – Qatar – Circuito Internacional de Losail
20 de março – Indonésia – Circuito Internacional de Rua Mandalika
03 de abril – Argentina – Termas de Rio Hondo
10 de abril – EUA – Circuito das Américas
24 de abril – Portugal – Circuito Internacional do Algarve
01 de maio – Espanha – Circuito de Jerez-Ángel Nieto
15 de maio – França – Le Mans
29 de maio – Itália – Autódromo del Mugello
05 de junho – Catalunha – Barcelona-Catalunha
19 de junho – Alemanha – Sachsenring
26 de junho – Holanda – Circuito TT Assen
07 de agosto – Grã-Bretanha – Circuito de Silverstone
21 de agosto – Áustria – Red Bull Ring-Spielberg
04 de setembro – Circuito Mundial de San Marino
18 de setembro – Aragon MotorLand – Aragon
25 de setembro – Japão – Twin Ring Motegi
02 de outubro – Circuito Internacional de Chang da Tailândia
16 de outubro – Austrália – Phillip Island
23 de outubro – Circuito Internacional de Sepang da Malásia
06 de novembro – Valenciana – Ricardo Tormo

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]