Publicidade

Restam apenas três rodadas para o fim da temporada da MotoGP 2022 e tudo pode acontecer. Afinal, somente dois pontos separam o líder Fabio Quartararo (Yamaha) do vice Francesco Bagnaia (Ducati), que vem embalado por vitórias e pódios. E quem pode colocar ainda mais fogo nesta história é a MotoGP da Austrália, que rola neste domingo, 16 de outubro. Veja os horários e onde assistir!

MotoGP da Austrália – Circuito Philip Island

A terra dos cangurus é um dos países de maior tradição na categoria fora da Europa. Isso porque o circuito recebeu suas primeiras corridas de motovelocidade já na década de 1930. De lá para cá, a etapa esteve presente em diversas temporadas, porém, ficou de fora do calendário devido à pandemia, e só agora retorna, e como palco de decisão.

O circuito de Philip Island está atualmente protegido por um piloto australiano como o maior vencedor nessa pista, Casey Stoner assume o topo com 6 vitórias, desbancando (outras) lendas como Valentino Rossi e Marc Márquez. No entanto, o recorde de volta mais rápida permanece com o espanhol Márquez.

Publicidade

A pista engloba principalmente as curvas de alta e até as mais fechadas ganham um contorno mais arredondado, o que possibilita impor mais velocidade nesses setores. A reta principal conta com 900 metros, o que pode proporcionar boas ultrapassagens. Uma vez que os pilotos entram nessa reta vindos de uma curva de média velocidade, já com a moto tracionada.

MotoGP da Austrália

Circuito Philip Island:

Ultimo vencedor: Marc Márquez (2019)
Extensão: 4.445 m
Reta mais extensa: 900 m
Curvas: 12
Volta mais rápida: 1’28.108 (Marc Márquez, Honda 2019)
Maior vencedor: Casey Stoner, 6 vitórias

Briga pelo título na MotoGP

Nem o torcedor mais fanático da Ducati previa essa arrancada de Francesco Bagnaia já na metade do campeonato para o final. Agora, com apenas dois pontos atrás do líder Fabio Quartararo (Yamaha), não há italiano que não acredite do título.

Publicidade

MotoGP da Austrália

São 75 pontos em jogo, uma vez que logo após a etapa da Austrália restarão apenas o MotoGP da Malásia e Espanha. Assim, os dois pilotos estão praticamente empatados, já que nessa etapa basta que Bagnaia termine a prova a frente do seu oponente para pela primeira vez ultrapassá-lo – ou ao menos empatar a disputa.

Outro fator que contribui com as expectativas de título para o italiano Bagnaia é a curva de crescimento. O piloto da Ducati vem numa crescente enquanto Quartararo passa por problemas de desempenho – na última etapa o piloto francês abandonou a prova enquanto Francesco Bagnaia foi ao pódio com um 3° lugar, por exemplo. Além disso, pistas como Philip Island privilegiam o comportamento da Ducati, em detrimento às características da Yamaha.

Publicidade

Contudo, Fabio Quartararo é líder até que se prove o oposto. Expectativas e prognósticos acabam no momento largada. Lembrando que Aleix Espargaró está a 20 pontos de distância para o líder. Embora esquecido, não pode ser ignorado.

Obviamente, os pilotos da casa também merecem atenção, ainda mais com Jack Miller que conquistou um 2° lugar na última etapa e agora corre em casa. Miguel Oliveira conquistou a última etapa na Tailândia.

Classificação MotoGP após 17 etapas

1 – Fabio Quartararo 219 (pontos)
2 – Francesco Bagnaia, 217
3 – Aleix Espargaro, 199
4 – Enea Bastianini, 180
5 – Jack Miller, 179
6 – Brad Binder, 154
7 – Johann Zarco, 151
8 – Miguel Oliveira, 131
9 – Jorge Martin, 127
10 – Maverick Viñales, 122
11 – Alex Rins, 112
12 – Luca Marini, 101
13 – Márc Marquez, 84
14 – Marco Bezzecchi, 80
15 – Joan Mir, 77

 

Veja também:

Programação e horários da MotoGP da Austrália

Quinta-Feira (treinos livres):

19h – Moto3
19h55 – MotoGP
20h55 – Moto2
23h15 – Moto3

Sexta-Feira (treinos livres):
00h10 – MotoGP
1h10 – Moto2
19h – Moto3
19h55 – MotoGP
20h55 – Moto2

Sexta-feira (classificatórios):
22h35 – Moto3

Sábado (classificatórios):
00h10 – MotoGP
1h10 – Moto2

Sábado (corridas):
21h – Moto3

22h20 – Moto2

Domingo (corridas):
00h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.