Publicidade

Toda semana vemos corridas acontecendo, mas dificilmente nos perguntamos sobre quem é o dono da pista? Isso porque boa parte dos autódromos ao redor do mundo são públicos, ou seja, administrados pelo Estado. No entanto, um autódromo também pode ser privado e se tornar um ‘produto’ bem lucrativo.

Por isso, uma empresa detentora de diversos autódromos agora comprou o Circuito de Navarra, um dos mais famosos do mundo. Localizado no norte da Espanha, ele foi negociado por um valor surpreendente.

 

Autódromo: quanto vale por que comprar?

A princípio, um circuito de corridas tem a mesma função de um estádio de futebol, receber eventos esportivos. No entanto, um circuito precisa agregar uma estrutura imensa, de pista, arquibancadas, boxes e salas de imprensa, por exemplo.

Publicidade

Autódromo de Navarra

Assim, o dono de um circuito aluga o espaço para as categorias realizarem seus eventos. Portanto, podendo lucrar com contratos de concessão, bilheterias e publicidades. Obviamente que, esse mesmo dono fica responsável também pela manutenção do circuito, o que não é nada barato.

Autódromo de Navarra vendido

A empresa Motorsport Vision (MSV) anunciou que concluiu a compra do circuito de Navarra na Espanha, circuito inaugurado em 2010. Segundo informações, o acordo de venda fechou em um valor de 7 milhões de euros, cerca de R$ 35 milhões em cotação atual.

A empresa já detém outros circuitos de corrida concentrados no Reino Unido, como o Brands Hatch, Donington Park, Oulton Park, Cadwell Park, Snetterton e Bedford Autodrome. Dessa maneira, a empresa começa a expandir o seu alcance em outras regiões da Europa.

Publicidade

“A aquisição em princípio do circuito de Navarra é tremendamente emocionante e outro marco na expansão do MSV”, disse o CEO da MSV, Jonathan Palmer.

Autódromo de Navarra na motovelocidade

O Circuito de Navarra atualmente está ativo e apto a receber eventos FIA grade T1 e FIM Grau B. De 2012 a 1015, o circuito recebeu corridas do Campeonato Mundial Júnior da FIM. Em 2021 e 2022, o circuito recebeu etapas do Campeonato Mundial de SuperBike (WSBK). Além disso, em 2021 o circuito também recebeu uma etapa do Mundial de Super Sport (SSP), que contou com a vitória do atual campeão da MotoE, Domenique Aegerter.

Publicidade

“É uma instalação extensa e muito impressionante e nossos planos ambiciosos devem permitir que o circuito atinja todo o seu potencial, com a intenção de aumentar significativamente seus níveis de ocupação diária e o número de eventos de corrida de alto nível”, Jonathan Palmer.

Acordo de venda

Dessa forma, a MSV oficializou esse acordo com a empresa pública NICDO (Navarra Impulsa Cultura, Deporte y Ocio) para o autódromo com 3.933 metros de extensão de pista, e capacidade para cinco mil pessoas.

No acordo, a empresa MSV se comprometeu a fazer melhorias e atualizações que pudessem colocar o circuito de vez no calendário das categorias de velocidade. Uma forma também de atrair mais investidores e turistas para essa região de Navarra.

“Acreditamos que um grande ponto forte do circuito de Navarra é a própria região e sua proximidade com belas cidades como Pamplona e Logrono e, claro, a famosa região de Rioja. A paisagem, a comida, o vinho e a hospitalidade são excelentes e serão uma grande atração para quem vem de fora de Navarra e mesmo de Espanha.”, Concluiu, Jonathan Palmer.

Veja também:

O traçado de Navarra

Autódromo de Navarra

O Autódromo não possui uma identidade muito marcante em seu traçado de pista. Isso porque reúne de forma equilibrada todos os elementos como retas e curvas de vários os tipos. No entanto, alguns setores fogem dos padrões, como o setor em que duas curvas triangulares antecedem a reta principal. Para mais informações, acesse o site oficial do Circuito de Navarra.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.