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Imagens de uma nova superbike chinesa com motor italiano surgiram na internet. E, para a surpresa de muitos, trata-se de um dos primeiros projetos em parceria da MV Agusta e Qianjiang! Inusitado não é? Confira mais detalhes.

 

Nova superbike é chinesa, mas com motor italiano…

Imagens surgiram nas mídias sociais na China mostrando uma suposta superbike de 1.000 cc da QJMotor, a marca irmã da Benelli e subsidiária de enorme importância da Qianjiang. No entanto, a moto é mais italiana do que chinesa, pois sob sua carenagem possui as partes mecânicas de uma MV Agusta Brutale 1000.

1000RR é um prototipo da união de trabalhos entre MV Agusta e Qianjiang

Em termos de estilo, a moto está muito alinhada com a aparência dos últimos modelos da QJMotor, principalmente a 600RR – que foi reestilizada no ano passado. De fato, visualmente, a mais recente 600RR se parece muito com o modelo misterioso 1000RR, com tratamento quase idêntico ao nariz e faróis!

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Na 1000RR os winglets montados na carenagem são maiores que os da 600RR, mas os dois modelos são claramente da mesma família. E, diga-se de passagem, assim como a superbike, a 600RR tem peças mecânicas italianas pois sua origem está na Benelli TNT600i que estava em desenvolvimento quando Qianjiang comprou a Benelli, em 2005.

Brutale de 1000cc parece ser doadora de boa parte do conjunto da superbike chinesa

Olhando mais de perto, vemos ainda mais raízes da MV Agusta na 1000RR. O tanque é novo, mas tem o formato de uma Brutale 1000, provavelmente porque tem que abrigar a mesma caixa de ar embaixo. O quadro e o motor quatro em linha são diretamente da MV, assim como o braço oscilante de um lado.

Até os tubos de escape quádruplos são retirados diretamente da Brutale. As únicas partes mecânicas que parecem diferentes da italiana são o garfo, que parece ser uma unidade Marzocchi de fabricação chinesa. Muito provavelmente porque no início de 2022, a Marzocchi fez parceria com a Qianjiang, para construir instalações de produção chinesas em Zhejiang.

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Ainda não se sabe se 1000RR será um modelo de produção

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Modelo ainda é dúvida no mercado

A existência da QJMotor 1000RR mostra como a sinergia entre a MV Agusta e Qianjiang pode funcionar no futuro. A italiana fornecendo a engenharia mais complexa e a chinesa permitindo uma produção em massa mais acessível.

Vale lembrar que o acordo entre a Qianjiang e MV Agusta foi anunciado em 2020. Na época, a empresa chinesa disse que a MV forneceria seu motor de quatro cilindros de 1.000 cc para uso em um futuro modelo da marca Benelli.

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No entanto, ainda é precipitado sugerir que a 1000RR pode ser um modelo de produção. As primeiras imagens deste protótipo vazaram nas mídias sociais chinesas, em novembro do ano passado.

Grupo dono da KTM adquiriu recentemente parte das ações e distribuição da MV Agusta

Ao mesmo tempo, a austríaca Pierer Mobility AG – controladora da KTM, Husqvarna e GasGas – adquiriu uma participação significativa de mais de 25% da MV Agusta. E o rumor é de que esse seja apenas o primeiro passo para a compra completa da marca italiana.

Além disso, a KTM também assumiu a distribuição global das motocicletas MV Agusta. Mas o elemento-chave é que a KTM já tem um relacionamento próximo com outra empresa chinesa, a CFMoto. E isso pode criar um conflito com os planos feitos entre MV Agusta e Qianjiang e da 1000RR.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]