Imagens de uma nova superbike chinesa com motor italiano surgiram na internet. E, para a surpresa de muitos, trata-se de um dos primeiros projetos em parceria da MV Agusta e Qianjiang! Inusitado não é? Confira mais detalhes.
Nova superbike é chinesa, mas com motor italiano…
Imagens surgiram nas mídias sociais na China mostrando uma suposta superbike de 1.000 cc da QJMotor, a marca irmã da Benelli e subsidiária de enorme importância da Qianjiang. No entanto, a moto é mais italiana do que chinesa, pois sob sua carenagem possui as partes mecânicas de uma MV Agusta Brutale 1000.
Em termos de estilo, a moto está muito alinhada com a aparência dos últimos modelos da QJMotor, principalmente a 600RR – que foi reestilizada no ano passado. De fato, visualmente, a mais recente 600RR se parece muito com o modelo misterioso 1000RR, com tratamento quase idêntico ao nariz e faróis!
Na 1000RR os winglets montados na carenagem são maiores que os da 600RR, mas os dois modelos são claramente da mesma família. E, diga-se de passagem, assim como a superbike, a 600RR tem peças mecânicas italianas pois sua origem está na Benelli TNT600i que estava em desenvolvimento quando Qianjiang comprou a Benelli, em 2005.
Olhando mais de perto, vemos ainda mais raízes da MV Agusta na 1000RR. O tanque é novo, mas tem o formato de uma Brutale 1000, provavelmente porque tem que abrigar a mesma caixa de ar embaixo. O quadro e o motor quatro em linha são diretamente da MV, assim como o braço oscilante de um lado.
Até os tubos de escape quádruplos são retirados diretamente da Brutale. As únicas partes mecânicas que parecem diferentes da italiana são o garfo, que parece ser uma unidade Marzocchi de fabricação chinesa. Muito provavelmente porque no início de 2022, a Marzocchi fez parceria com a Qianjiang, para construir instalações de produção chinesas em Zhejiang.
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Modelo ainda é dúvida no mercado
A existência da QJMotor 1000RR mostra como a sinergia entre a MV Agusta e Qianjiang pode funcionar no futuro. A italiana fornecendo a engenharia mais complexa e a chinesa permitindo uma produção em massa mais acessível.
Vale lembrar que o acordo entre a Qianjiang e MV Agusta foi anunciado em 2020. Na época, a empresa chinesa disse que a MV forneceria seu motor de quatro cilindros de 1.000 cc para uso em um futuro modelo da marca Benelli.
No entanto, ainda é precipitado sugerir que a 1000RR pode ser um modelo de produção. As primeiras imagens deste protótipo vazaram nas mídias sociais chinesas, em novembro do ano passado.
Ao mesmo tempo, a austríaca Pierer Mobility AG – controladora da KTM, Husqvarna e GasGas – adquiriu uma participação significativa de mais de 25% da MV Agusta. E o rumor é de que esse seja apenas o primeiro passo para a compra completa da marca italiana.
Além disso, a KTM também assumiu a distribuição global das motocicletas MV Agusta. Mas o elemento-chave é que a KTM já tem um relacionamento próximo com outra empresa chinesa, a CFMoto. E isso pode criar um conflito com os planos feitos entre MV Agusta e Qianjiang e da 1000RR.