As novas Triumph 400 cc apresentadas recentemente chegaram com preços agressivos ao exterior. E mais do que tomar de “assalto” as vendas da rival indiana Royal Enfield, as novidades podem vender mais do que a Ducati no mundo! Ao menos é o que esperam alguns líderes do projeto. Entenda essa grande expectativa.
Novas Triumph 400 podem vender mais que Ducati
As novas Triumph de 400cc (Speed 400 e Scrambler 400 X) são o fruto de uma colaboração de trabalho com a indiana Bajaj. As máquinas foram apresentadas recentemente em Pune, na Índia, logo depois da mostra global no Reino Unido.
Durante a apresentação o diretor-gerente da Bajaj Auto Rajiv Bajaj não guardou segredos sobre as pretensões com as novidades. A parceria Bajaj-Triumph espera vender de 45.000 a 50.000 unidades/ano dos novos modelos.
Parecem números ousados para uma marca premium e de fato são! Para comparação, em 2022 a Triumph emplacou 82 mil novas motos ao redor do mundo. Já a Ducati, que tem médias anuais próximas das 50 mil, fechou o ano com o recorde de 59 mil motos. O total previsto ainda é comparável com as vendas de outras marcas premium prelo mundo, como Husqvarna (48 mil unidades em 2022) e Indian (31 mil).
Ou seja, caso as novas Triumph 400 cc realmente alcancem este volume um único modelo (dois, na verdade) emplacarão um total próximo ao que hoje é alcançado apenas com um lineup inteiro nas marcas premium.
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Novidades podem ter espera de até 3 meses
Ainda segundo a diretoria da Bajaj, a empresa planejou uma capacidade de produção de 5.000 unidades por mês. No entanto, existe a possibilidade do modelo entrar em um período de espera de 2 a 3 meses, se a demanda seguir como já se nota.
Segundo os diretores, há uma resposta muito forte dos interessados na Speed 400 e tem havido inúmeras ligações de revendedores em toda a Índia, primeiro país a receber o modelo. A motocicleta será produzida na fábrica de Chakan da Bajaj Auto, com uma capacidade atual de 25.000 unidades por mês, mas é compartilhada entre os modelos da também parceira KTM e da Triumph.
A capacidade inicial alocada para as motos Triumph é das referidas 5.000 unidades no momento. No entanto, não há desafio em aumentar ainda mais a produção se o consumo for alto, garantiu a empresa.
Enquanto a Speed 400 foi lançada, a Triumph também apresentou a Scrambler 400, que será lançada em outubro deste ano. Com a produção de ambos os modelos e o início do fornecimento para o mercado externo – até o final do ano – a produção pode de fato ultrapassar as 50.000 unidades. Os modelos chegam ao Brasil em janeiro de 2024, com preço ainda a ser divulgado.