Ainda pouco explorado no Brasil, o mercado das motos esportivas médias com motores de dois cilindros segue com lançamentos no exterior. Se o maior deles foi a Yamaha R7 há alguns meses, agora a japonesa ganha uma concorrente direta da China. É a Vision K750.
A responsável pelo projeto é a marca Jinan Jedi, ainda pouco conhecida do grande mercado. Ela escolheu o CIMA (Exposição Internacional de Motocicletas da China) para apresentar sua nova moto esportiva de média cilindrada. Veja como é o modelo prestes a chegar nas lojas.
Esportiva de média cilindrada da China
Recentemente, a moto de média cilindrada Vision deu um salto do modelo conceito para o showroom. A maior surpresa foi que a motocicleta manteve muitos dos elementos que lhe deram uma aparência de ‘amostra’, quando exibida no ano passado. Um vídeo chinês é possível ver tudo isso.
A moto tem farol e as lanternas traseiras combinadas de várias lentes triangulares. O conjunto tem um padrão de mosaico e permaneceu praticamente sem alterações para a versão de produção.
No entanto, um farol principal maior no centro foi adicionado para fornecer uma iluminação correta. Mas como na moto conceito, todas as lentes foram colocadas atrás de um pára-brisas – que se estende até a frente do nariz.
A bordo a motocicleta tem painel TFT e tem disposição das informações em formato peculiar. As rotações são lidas em dígitos, enquanto um ponteiro animado digitalmente varre um velocímetro que marca até os 220 km/h.
Essa versão final da moto de média cilindrada tem sistema de ignição sem chave – o buraco da fechadura é substituído por um botão ‘Push’ – inexplicavelmente montado de cabeça para baixo…
Veja também:
- CFMoto 450SR: a ‘Ninja 400 da China’ com preço de Twister
- 250SR: a esportiva CFMoto que faria sucesso no país
- Nova Hornet 2022: Honda exibe mais do modelo em vídeos
O que mudou do conceito?
As diferenças do modelo conceitual incluem a adição de um braço oscilante de um lado para a moto de produção. Item bastante incomum, visto que normalmente esse acontece o contrário. É um tipo de design mais presente em protótipos e removido para produção para reduzir custos.
O conceito também tinha uma abertura curiosa sob a parte traseira do tanque de combustível, permitindo ver do outro lado da moto. Isso foi substituído por um painel de plástico preto na versão de produção. Sem dúvida, um aumento na capacidade de combustível ou caixa foi mais valioso na hora da decisão final.
Há também ajustes na forma do já mencionado para-brisa, que é mais alto que a versão conceitual. Já as tampas de plástico – que misturavam os garfos no para-lama dianteiro da moto – desapareceram. Um assento de garupa realmente funcional também foi adicionado.
Em termos de especificações, espera-se que o motor seja o mesmo gêmeo paralelo de 730cc usado nas outras motos da Jedi. Se for isso mesmo, a moto deve entregar cerca de 70 cv. Para comparação, a nova Yamaha R7 entrega 74 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque.
Quanto custa a nova esportiva de média cilindrada
Como de costume das novas e pequenas marcas chinesas, o foco inicial da Jedi deve ser o mercado doméstico, sem levar sua nova 750 para outros mercados. O preço ainda será revelado em breve.
Por aqui, o nicho sobrevive apenas com a Kawasaki Ninja 650R, única esportiva média de dois cilindros à venda no Brasil. Atualmente, tem preço sugerido de R$ 48.030. Um possível lançamento da R7 ainda não tem data para acontecer no país.