Publicidade

Ainda pouco explorado no Brasil, o mercado das motos esportivas médias com motores de dois cilindros segue com lançamentos no exterior. Se o maior deles foi a Yamaha R7 há alguns meses, agora a japonesa ganha uma concorrente direta da China. É a Vision K750.

A responsável pelo projeto é a marca Jinan Jedi, ainda pouco conhecida do grande mercado. Ela escolheu o CIMA (Exposição Internacional de Motocicletas da China) para apresentar sua nova moto esportiva de média cilindrada. Veja como é o modelo prestes a chegar nas lojas.

Esportiva de média cilindrada da China

Recentemente, a moto de média cilindrada Vision deu um salto do modelo conceito para o showroom. A maior surpresa foi que a motocicleta manteve muitos dos elementos que lhe deram uma aparência de ‘amostra’, quando exibida no ano passado. Um vídeo chinês é possível ver tudo isso.

Publicidade

A moto tem farol e as lanternas traseiras combinadas de várias lentes triangulares. O conjunto tem um padrão de mosaico e permaneceu praticamente sem alterações para a versão de produção.

No entanto, um farol principal maior no centro foi adicionado para fornecer uma iluminação correta. Mas como na moto conceito, todas as lentes foram colocadas atrás de um pára-brisas – que se estende até a frente do nariz.

Vision K750, nova esportiva de média cilindrada

Modelo ganhou visual ao estilo de modelos da marca austríaca KTM

A bordo a motocicleta tem painel TFT e tem disposição das informações em formato peculiar. As rotações são lidas em dígitos, enquanto um ponteiro animado digitalmente varre um velocímetro que marca até os 220 km/h.

Publicidade

Essa versão final da moto de média cilindrada tem sistema de ignição sem chave – o buraco da fechadura é substituído por um botão ‘Push’ – inexplicavelmente montado de cabeça para baixo…

Veja também:

O que mudou do conceito? 

As diferenças do modelo conceitual incluem a adição de um braço oscilante de um lado  para a moto de produção. Item bastante incomum, visto que normalmente esse acontece o contrário. É um tipo de design mais presente em protótipos e removido para produção para reduzir custos.

Vision K750 é moto de média cilindrada e rival da yamaha r7

Modelo de média cilindrada deve ser destinado apenas ao mercado chinês

Publicidade

O conceito também tinha uma abertura curiosa sob a parte traseira do tanque de combustível, permitindo ver do outro lado da moto. Isso foi substituído por um painel de plástico preto na versão de produção. Sem dúvida, um aumento na capacidade de combustível ou caixa foi mais valioso na hora da decisão final.

Há também ajustes na forma do já mencionado para-brisa, que é mais alto que a versão conceitual. Já as tampas de plástico – que misturavam os garfos no para-lama dianteiro da moto – desapareceram. Um assento de garupa realmente funcional também foi adicionado.

Como se vê, conceito exibia ideias mais radicais, porém não esquecidas na versão final

Em termos de especificações, espera-se que o motor seja o mesmo gêmeo paralelo de 730cc usado nas outras motos da Jedi. Se for isso mesmo, a moto deve entregar cerca de 70 cv. Para comparação, a nova Yamaha R7 entrega 74 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque.

 

Quanto custa a nova esportiva de média cilindrada

Como de costume das novas e pequenas marcas chinesas, o foco inicial da Jedi deve ser o mercado doméstico, sem levar sua nova 750 para outros mercados. O preço ainda será revelado em breve.

Por aqui, o nicho sobrevive apenas com a Kawasaki Ninja 650R, única esportiva média de dois cilindros à venda no Brasil. Atualmente, tem preço sugerido de R$ 48.030. Um possível lançamento da R7 ainda não tem data para acontecer no país.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]