Publicidade

O Rally Dakar 2019 está (literalmente) atravessando sua fase mais difícil: a maratona. Ontem e hoje os pilotos correm sem apoio das equipes ou mecânicos, tendo de resolver sozinhos quaisquer problemas com seus veículos. Foi neste cenário que Ricky Brabec mostrou experiência para superar adversidades e venceu a quarta prova, percorrendo os 405 km cronometrados (664 km ao todo) em 03h40’30”. Com o resultado o piloto oficial Honda subiu ao topo da classificação geral, com 2 minutos de vantagem.

Ricky, líder do Rally Dakar, no meio da imensidão de areia do Peru - Foto: Dakar-DPPI

Ricky, líder do Rally Dakar, no meio da imensidão de areia do Peru – Foto: Dakar-DPPI

O segundo lugar da etapa ficou com o atual campeão Matthias Walkner (KTM), com 03h46’49”, seguido por Toby Price (KTM, campeão em 2016), que fez a etapa em 03h47’37”. Adrien Van Bavern (Yamaha) e Sam Sunderland (KTM, campeão de 2017) fecharam o top5. A prova mostrou a recuperação da KTM, que detém os últimos 17 títulos do Rally Dakar e venceu apenas uma etapa nesta edição.

Com os resultados, Rick Brabec faz sua melhor participação no maior rali do mundo, seguido na classificação geral pelo chileno Pablo Quintanilla (KTM). Atrás, estão Toby Price, Sam Sunderland e Adrien Van Bavern. Kevin Benavides (Honda) e Matthias Walkner estão logo atrás. Relembre as etapas anteriores: dia1, dia2, dia3.

Publicidade
Dakar está na fase maratona: duas etapas onde pilotos correm sem apoio das equipes - Foto: Dakar-DPPI

Dakar está na fase maratona: duas etapas onde pilotos correm sem apoio das equipes – Foto: Dakar-DPPI

Brasileiros com problemas

Marcos Colvero abandonou a prova na etapa anterior e Antonio Linconln Berrocal fechou a prova na 109ª posição, com o tempo de 08h03’19”. Agora o paranaense de 60 anos está no 113º lugar, 5 horas atrás do líder. Nos UTVs, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelman fizeram uma prova de recuperação, fechando o dia no terceiro lugar. A dupla campeã de 2018 está no quarto posto da classificação geral, 30 minutos atrás dos líderes.

Rally Dakar: quinto dia

Dos 135 pilotos que iniciaram o Rally, apenas 118 largaram na manhã desta sexta-feira. Os sobreviventes encaram o segundo dia de maratona entre Moquegua e Arequipa, percorrendo 776 km (345 km cronometrados). Amanhã, sábado, será o dia de repouso para pilotos e equipes, sem a realização de etapa.

O Dakar 2019 ocorre de 06 a 17 de janeiro, dividido em 10 etapas, com 70% disputado sobre areia, com início e chegada na capital Lima. Serão percorridos cinco mil quilômetros nesta que é a primeira edição a acontecer apenas em um país, o Peru.

Publicidade
Dakar 2019 está percorrendo 5 mil quilômetros, com 70% sobre a areia - Foto: Dakar-DPPI

Dakar 2019 está percorrendo 5 mil quilômetros, com 70% sobre a areia – Foto: Dakar-DPPI

separador_enduro

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza