O segmento dos scooter está bombando em vários países e regiões do mundo, oferecendo um número cada vez maior de moelos em nichos a cada dia mais específicos. E agora vamos falar dos médios, segmento recheado de boas opções.
Aqui no Brasil ele é liderado pelo Yamaha XMax, um scooter 250 cc com alto nível de acabamento, conforto e muitos itens de série. Se aqui ele encara basicamente os Dafra Citycom e Kymco Downton, no exterior ele tem mais um rival: o Zontes 310M. Conheça este interessante produto, que pode em breve vir ao Brasil.
Zontes 310M, scooter rival do Yamaha XMax
Vamos começar pelas apresentações. A Zontes é uma marca chinesa que está investindo pesado em sua expansão para outros continentes, como Europa e América do Norte. A empresa também vem apostando na América do Sul e deve vir ao Brasil ainda em 2022 através de uma parceria com a JTZ (que já representa Suzuki, HaoJue e Kymco por aqui), mas que ainda será oficializada em breve.
Atualmente a fabricante oferece modelos de 125 a 310 cilindradas, com opções desde scooter até motos de turismo, passando por nakeds e algumas com pegada retrô. O scooter 310M é um de seus principais produtos graças ao generoso pacote eletrônico, desempenho do motor e aposta na relação custo e benefício. Se a Zontes vier de fato, tomara que traga o modelo consigo.
Scooter potente e tecnológico
Oficialmente, o 310M é sim um 309 cc. É movido por um motor de um cilindro, 4 válvulas e arrefecimento a líquido, que gera 32,8 cv de potência e 3,0 kgf.m de torque máximos. Para comparação, o Xmax entrega ‘apenas’ 22,8 cv – estamos falando de 43% a mais de potência em comparação ao best seller japonês.
Outra vantagem do 310 sobre o XMax está no peso. Afinal, são 12 kg a menos no chinês – 168 kg do 310 contra 180 kg do Yamaha. O câmbio dos dois é automático, claro.
Além de potente, o scooter chinês é bem equipado. Conta com acabamento de alto nível, iluminação em LED, painel TFT, para-brisa com ajustes elétricos, freios ABS nas duas rodas, sensor de pressão de pneus, dois modos de pilotagem, computador de bordo, sistema smartkey, conectividade com smartphone e duas tomadas USB. Um pacote não encontrado em nenhum concorrente direto à venda no Brasil atualmente.
XMax ou 310M, qual o melhor scooter?
O novo scooter da Zontes é melhor equipado, com uma série de itens ainda ausentes no XMax – com destaque aos modos de pilotagem e tela colorida TFT. Também é 43% mais potente e alguns quilos mais leve.
Mas é verdade que o XMax tem lá seus trunfos, que vão além do fato de ser produzido pela Yamaha – marca tradicional e a primeira fabricante a se instalar no Brasil. Ele tem controle de tração e mais espaço sob o banco, suficiente para dois capacetes e mais alguns objetos. No Zontes, só cabe um capacete.
E ainda tem o consumo. Neste quesito, os dois estão muito próximos. Enquanto o XMax faz cerca de 29 km com um litro, a Zontes afirma que o 310M consome em média 31 km/litro.
Veja também:
- Zontes: marca chinesa invade a América do Sul
- A mais importante marca de motos da Rússia deixa o país
- Yamaha tem moto 125 mais linda, mas que não vem ao Brasil
Quanto custa o novo rival do XMax
Se a ideia é oferecer mais por menos, ter um preço competitivo é essencial. E a Zontes parece apostar forte na relação custo e benefício. Por isso, o 310M custa aproximadamente 25% menos que o XMax no exterior.
Na Europa, o Zontes sai por 4.800 euros (R$ 25,3 mil em conversão direta), enquanto o Yamaha tem preço sugerido na casa dos 6.300 euros (R$ 33,3 mil). Vale lembrar que lá o Yamaha tem 300cc, enquanto o brasileiro é movido por um motor de 250 cc.
Por aqui, o XMax tem preço sugerido de R$ 27.990. Entretanto, segundo a Fipe ele acaba custando R$ 30.400, em média, nas concessionárias do país. O preço do 310M deve vir logo abaixo, mas ainda é cedo para fazer projeções.