Esta história você já conhece bem, pois se repete todos os anos: os meses passam, os preços dos combustíveis sobem e os custos com transporte coletivo disparam. Por isso, apresentamos aqui 7 opções de motos econômicas que podem ser sua melhor alternativa para abandonar de vez o busão em 2023. São modelos de diferentes marcas e estilos, praticamente todas seminovas. Escolha a sua e aproveite a liberdade de ir e vir.
1. Pop 110i, rainha das motos econômicas
Não tem jeito, nenhuma moto nova ou com poucos anos de uso é mais barata de comprar, abastecer e manter que a pequena Honda Pop 110i. Afinal, ela é simples, demanda poucas idas à oficina e tem baixo consumo de consumo (em nosso último teste, fez até 60 km por litro). Mas não luxos, pois sequer freio a disco na dianteira faz parte do pacote.
Preço médio de mercado (Fipe): R$ 11.408 0km (R$ 9.707, modelo 2021)
2. A scooter Fluo 125
Se você quer contar com a praticidade das scooter mas a grana tá curta, a Fluo é uma ótima opção. Além de econômica, é bem equipada. Tem freio ABS na dianteira, smartkey (chave presencial), tomada 12V, sistema start stop, farol em LED, porta objetos de 25 litros e painel digital com função ECO. Saiba o que achamos do modelo aqui.
Preço Fipe: R$ 15.933 0km, já modelo 2024 (R$ 14.053 seminova, 2023)
3. Factor 125i, sempre entre as motos mais econômicas
Criada especialmente ao Brasil, a YBR foi lançada lá em 2000 como uma moto econômica, simples e robusta. A atual Factor 125i é a versão atualizada dessa linhagem e faz jus ao legado. Como bônus, tem bom nível de acabamento, rodas de liga leve, disco no freio dianteiro e painel digital. Faz mais de 40 km por litro com tranquilidade.
Preço Fipe: R$ 15.255 0km, já modelo 2024 (R$ 12.402 seminova, 2021).
4. Yamaha Crosser 150
A Crosser é mais que apenas uma moto econômica. É valente, resistente e com bons itens de série. Mais completa da categoria, foi atualizada ano passado e conta com farol e lanterna em LED, painel digital completo, freio ABS na dianteira, suspensão traseira com link e tomada 12V. Já as versões mais antigas são um pouco mais simples, mas movidas pelos mesmos motor, chassi e suspensões.
Preço Fipe: R$ 20.624 0km, (R$ 15.847 seminova, 2020).
5. Motos econômicas e pouco visadas: Haojue DK 150 S
Nem só de Honda e Yamha vive o mercado das motos de baixa cilindrada. A Haojue é uma grande marca chinesa e parceira de longa data da Suzuki. Sua street DK 150 S tem bom nível de acabamento, freios combinados eficientes e rodar muito suave graças ao motor de vibrações praticamente inexistentes. No nosso teste, fez mais de 50 km por litro na cidade.
Preço Fipe: R$ 14.270 0km, 2023 (R$ 11.452 seminova, 2021)
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6. Dafra Apache RTR 200
Muito antes do frenesi causado pela chegada da Bajaj ao Brasil, a Dafra já oferecia uma moto de baixa cilindrada que se destacava na multidão pelo visual esportivo e itens de série. É a Apache RTR 200, opção a considerar para quem vive numa região com boa cobertura da marca. Destaque ao farol em LED, painel digital completo, shift-light, suspensão dianteira Showa regulável (um luxo) e embreagem assistida e deslizante. Ainda, motor de 21 cv, mesma potência da Fazer 250.
Preço Fipe: R$ 18.149 0km, já modelo 2024 (R$ 13.148 seminova, 2021).
7. Dafra NH 190
Poderíamos fechar esta lista de motos econômicas com a CG 160, especialmente na simplória versão de entrada Start, mas optamos por algo fora do óbvio. A NH 190 é a moto mais vendida da Dafra no Brasil e empresta sua plataforma à recém-lançada NH 300, que chegou para brigar com XRE e Lander. A irmã menor tem luzes em LED, motor arrefecido a líquido e câmbio de 6 velocidades. Mas não se engane pelo visual ‘aventureiro’, ao contrário da Crosser ela é mais voltada ao uso nas cidades.
Preço Fipe: R$ 18.152 0km, modelo 2024 (R$ 14.337 seminova, 2021).