Notícias e Conteúdo
Clássicos e clássicas

Grande sucesso, ‘Mobylette da Peugeot’ era quase um 206 de duas rodas

02/08/2022 - por

No Brasil a fabricante francesa Peugeot é conhecida por seus carros. Que o diga o modelo 206, responsável pela popularização da marca por aqui, que vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo e sempre presente nos bate papos do mercado de usados. Porém, muito antes desse ‘hit’ de quatro rodas, a empresa teve um scooter ao estilo da Mobylette , que foi sucesso na França e teve números grandiosos de vendas! Este vale a pena conhecer.

Mobylette da Peugeot 

Há mais de cinquenta anos, a ‘Mobylette da Peugeot’ tornou-se um símbolo de liberdade, moda e estilo de vida na Europa. Assim, a 103 (mais um modelo com nome em números) aliou simplicidade a um conceito de utilização prático, o pequeno ciclomotor francês deu o que falar quando chegou no mercado, em 1971.

Publicidade

O projeto da pequena começou discretamente, tinha a mecânica original da sua antecessora, a Peugeot 104. Mas já na época impressionou com a sua agilidade e também pelo seu já conhecido motor monocilíndrico. Sim, era uma usina de 2 tempos, que entregava 1,9 cv de potência a 5.500 rpm.

Publicidade

Três anos após o início da produção, a Peugeot 103 já batia recordes de vendas. Somou mais de 550 mil unidades vendidas e tornou-se um modelo popular entre os jovens. A receita para esse sucesso era simples: a moto era robusta, fácil de usar e manter e, o mais importante, acessível.

Mobylette da Peugeot chegou oferecendo simplicidade e fácil condução

Publicidade

Veja também:

Foi de queridinha a moto do passado

Ao longo dos anos a Peugeot 103 evoluiu. Adaptou-se às novas leis e teve continuamente novidades técnicas e de estilo. Ganhou linhas refinadas, visibilidade melhorada com um novo farol e até aumentou a potência do motor – de 1,9 cv para 2,3 cv.

E no início da década de 1980, as regulamentações legais permitiram o desenvolvimento de modelos sem pedais na França. O resultado foi que as vendas voltaram a aumentar. A Peugeot 103 teve as versões ‘esportivas’ SP, SPX e RCX – e as MVL e MVC que focavam no conforto.

Com o tempo foi preciso ousar para se manter no mercado, oferecendo versões ‘esportivas’ como a RCX

Publicidade

No entanto, o tempo passou… Novos modelos foram lançados no mercado e o que era considerado moderno ganhou cara de antiquado. E nem mesmo a sucessora, Peugeot Fox, conseguiu acompanhar essa história de sucesso do pequeno modelo. Mas quem sabe ela não retorne, assim como a Mobylette no Brasil, surfando na onda das novas alternativas ao transporte público?

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
© 1999 a 2015. WEBTRENDS NEGOCIOS DE INTERNET LTDA.