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No Brasil a fabricante francesa Peugeot é conhecida por seus carros. Que o diga o modelo 206, responsável pela popularização da marca por aqui, que vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo e sempre presente nos bate papos do mercado de usados. Porém, muito antes desse ‘hit’ de quatro rodas, a empresa teve um scooter ao estilo da Mobylette , que foi sucesso na França e teve números grandiosos de vendas! Este vale a pena conhecer.

Mobylette da Peugeot 

Há mais de cinquenta anos, a ‘Mobylette da Peugeot’ tornou-se um símbolo de liberdade, moda e estilo de vida na Europa. Assim, a 103 (mais um modelo com nome em números) aliou simplicidade a um conceito de utilização prático, o pequeno ciclomotor francês deu o que falar quando chegou no mercado, em 1971.

O projeto da pequena começou discretamente, tinha a mecânica original da sua antecessora, a Peugeot 104. Mas já na época impressionou com a sua agilidade e também pelo seu já conhecido motor monocilíndrico. Sim, era uma usina de 2 tempos, que entregava 1,9 cv de potência a 5.500 rpm.

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Três anos após o início da produção, a Peugeot 103 já batia recordes de vendas. Somou mais de 550 mil unidades vendidas e tornou-se um modelo popular entre os jovens. A receita para esse sucesso era simples: a moto era robusta, fácil de usar e manter e, o mais importante, acessível.

Mobylette da Peugeot chegou oferecendo simplicidade e fácil condução

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Foi de queridinha a moto do passado

Ao longo dos anos a Peugeot 103 evoluiu. Adaptou-se às novas leis e teve continuamente novidades técnicas e de estilo. Ganhou linhas refinadas, visibilidade melhorada com um novo farol e até aumentou a potência do motor – de 1,9 cv para 2,3 cv.

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E no início da década de 1980, as regulamentações legais permitiram o desenvolvimento de modelos sem pedais na França. O resultado foi que as vendas voltaram a aumentar. A Peugeot 103 teve as versões ‘esportivas’ SP, SPX e RCX – e as MVL e MVC que focavam no conforto.

Com o tempo foi preciso ousar para se manter no mercado, oferecendo versões ‘esportivas’ como a RCX

No entanto, o tempo passou… Novos modelos foram lançados no mercado e o que era considerado moderno ganhou cara de antiquado. E nem mesmo a sucessora, Peugeot Fox, conseguiu acompanhar essa história de sucesso do pequeno modelo. Mas quem sabe ela não retorne, assim como a Mobylette no Brasil, surfando na onda das novas alternativas ao transporte público?

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]