Ótima notícia para os motociclistas fãs de aventuras e de motos big trail! Enfim, a Suzuki V-Strom 800 chegou ao Brasil, apostando no seu potencial off-road e ficha técnica interessante. Mas e o preço, vale a pena? Compare com as principais rivais.
Lançamento V-Strom 800 no Brasil
Já falamos muito da nova V-Strom aqui no Motonline, acompanhando desde seu lançamento no exterior até a criação de edições especiais. É uma moto de sucesso em diversos países, conquistando seu espaço entre as aventureiras médias – um nicho ainda pouco explorado por aqui.
Vale lembrar que trata-se de um modelo inédito, a começar pelo novíssimo motor de 2 cilindros em linha e 776 cc. No Brasil, irá entregar 84 cv e 7,95 kgf.m de potência e torque máximos, a 8.500 e 6.800 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.
Também merece destaque sua vocação off-road. Conta com suspensões Showa ajustáveis, com 220 mm de curso na frente e 212 mm atrás; rodas raiadas de aros 21″ e 17″; pneus sem câmara; 220 mm de vão livre do solo; ABS comutável e modo de pilotagem Gravel.
Falando em eletrônica, ela é outro ponto positivo da nova V-Strom 800. Seu pacote inclui controle de tração, ABS em dois níveis, iluminação full-LED, quickshifter bidirecional e porta USB. O painel é uma tela TFT de 5″, com conectividade bluetooth.
Para fechar esta apresentação resumida da nova V-Strom 800, os itens de série. Ela sairá da loja (a partir da metade de junho) com grade protetora do radiador, protetores de mãos e protetor de motor. Também, com suporte para baú, incorporado às alças do garupa.
Preço da nova big trail V-Strom 800
A ficha técnica da big trail da Suzuki é interessante, mas e seu preço? Antes de compará-lo com rivais, vale notar a escassez de concorrentes diretas por aqui. Afinal, várias rivais da V-Strom 800 no exterior não são oferecidas por suas fabricantes no Brasil, como Yamaha Ténéré 700 e Honda Transalp 750. Além disso, a nova geração da BMW série F ainda não chegou ao nosso mercado.
No Brasil, a inédita big trail V-Strom tem preço sugerido de R$ 67.500. Estará disponível em versão única, a DE, e três opções de cores: amarela, cinza e preta. A veterana V-Strom 650 XT deve seguir nas lojas, assim como acontece em vários outros países. Atualmente, seu preço sugerido é R$ 55.905.
Comparativo big trail 800 – 900 cc |
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Modelo | Preço sugerido | Preço fipe |
Suzuki V-Strom 800 | R$ 67.500 |
(ainda indisponível)
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Triumph Tiger 900 GT | R$ 69.590 | R$ 69.590 |
Triumph Tiger 900 Rally Pro | R$ 79.990 | R$ 80.323 |
BMW F 850 GS | R$ 74.500 | R$ 75.800 |
BMW F 850 GSA | R$ 84.500 | R$ 84.085 |
Desta forma, as principais rivais da nova V-Strom são as Triumph Tiger 900 e BMW F 850 – ao menos até a chegada dos novos modelos da família, prevista para julho. A inglesa, inclusive, recebeu atualizações recentemente, com novidades na motorização e equipamentos. Aqui, consideramos duas de suas versões, porém, é mais justo comparar a V-Strom DE com a Tiger Rally Pro, mais voltada ao off-road.
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Vale a pena comprar a nova moto Suzuki?
A V-Strom 800 é um dos principais sucessos da história recente da Suzuki no exterior, motivo pelo qual está presente em todos os continentes e já recebeu diversas edições especiais, voltadas desde o turismo até uso severo no off-road. E também pode conquistar seu espaço no Brasil. Bem equipada, moderna e com grande potencial off-road, tem a chance de desbravar o segmento das aventureiras médias, ainda pouco explorado no país.