Publicidade

Thierry Sarasyn é o piloto profissional belga que registrou um novo recorde em viagem de moto. Ele atravessou 13 países em menos de 24 horas. Pra ser exata, ele levou certa de 19 horas e 43 minutos, rodando pouco mais de 1800 km. A parceira para esta aventura foi uma MV Agusta Turismo Veloce.

 

belga faz viagem de moto recorde na europa

A missão de Sarasyn era quebrar o recorde anterior, estabelecido pelo italiano Valerio Boni em 2021. Na ocasião, o jornalista de motociclismo visitou 11 países em menos de 24 horas, totalizando 2.003 km. Curiosamente, optou por uma moto da mesma marca.

Publicidade

 

Viagem de moto pela Europa

Sarasyn saiu para sua nova aventura às 4h16 da manhã, na República Checa, e chegou em Arlon, na Bélgica, às 23h59. Todo o percurso foi registrado por meio do Legends Tracking System, que é sistema oficial de rastreio.

Através dele foi possível ver cada passo que o piloto dava na estrada, assim como notar que não andou muito depressa – além de suas pausas para alimentação e abastecimento, claro. Tudo isso pra que ele se ficasse focado e alerta na estrada. Inclusive,  foi esse o motivo pelo qual ele não tentou passar pelo 14ª país: já se sentia cansado e estava escuro, logo não era seguro continuar.

Ainda tinha quatro horas para chegar à Holanda, o que não é muito difícil a partir de qualquer ponto da Bélgica”. Ele acrescenta: “O meu objetivo não era estabelecer um recorde que nunca possa ser batido, apenas bater o recorde existente. Eu sabia que o tinha uma vez chegado ao Luxemburgo, mas depois disso foram apenas 10 km para chegar à Bélgica. Parecia lógico acrescentar o 13º país à lista”.

Publicidade

mv agusta em viagem de moto pela europa

Por volta do meio dia, a temperatura estava acima dos 35ºC, atingindo um pico de 39ºC na Áustria e no Liechtenstein. Por isso, mesmo quando Sarasyn chegou a Arlon, a temperatura era de 35ºC. O piloto ainda declarou que a hidratação foi um dos pontos cruciais para que ele conseguisse terminar o trajeto.

Veja mais:

 

Publicidade

Nico Thuy, que atualmente é responsável pelo departamento moto da Bridgestone – parceira na ação -, parabenizou o piloto pelo feito. Ele também reforçou que os maiores desafios da aventura foram a fadiga de ficar tanto tempo pilotando, juntamente com os problemas de tráfego, bem como a falhas de navegação e o calor excessivo.

roteiro de viagem de moto pela europa

A Europa é formada por dezenas de ‘pequenos’ países, o que facilitou a missão. Assim, foi possível passar por 13 países ao rodar apenas 1.800 km

Nessa incrível viagem de moto que entrou para a história, o piloto saiu da República Checa em direção ao Oeste, o trajeto que foi pensado de forma estratégica para que pudesse ter o máximo de luz diurna possível. Dessa maneira ele passou pela Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Áustria, Liechtenstein, Suíça, Alemanha, França, Luxemburgo e Bélgica.

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.