Publicidade

Marc Márquez foi apresentado recentemente como o embaixador de um projeto de caridade que ajuda a curar doenças oculares no Haiti. A iniciativa “Aprenda a ver” ainda ganhou uma doação pessoal do piloto da MotoGP, que tem tido a carreira prejudicada por problemas de visão, equivalente a mais de meio milhão de reais.

Astro da MotoGP, Marc Márquez contra doenças oculares

O seis vezes Campeão do Mundo de MotoGP, Márquez foi apresentado no Hospital Clínic Barcelona para o projeto Learn for sight (Aprenda a ver). A iniciativa de cooperação internacional visa melhorar a saúde oftalmológica das pessoas no Haiti.

Márquez foi apresentado como o embaixador do projeto

Além de embaixador, o espanhol também realizou um donativo de 100.000 euros (cerca de R$ 549 mil em conversão) ao projeto. Segundo os responsáveis, no Haiti existem 30 oftalmologistas para quase 12 milhões de habitantes.

Publicidade

Essa falta de especialistas, junto da alta prevalência de glaucoma ou a falta de acesso a óculos para corrigir problemas comuns, faz a saúde visual das pessoas que por lá um grande problema. Agora, o objetivo do projeto é dar continuidade ao trabalho no nível assistencial.

Piloto da MotoGP tem um longo histórico pessoal de luta contra a diplopia (visão dupla)

Anualmente, um grupo de profissionais do Instituto Clínico de Oftalmologia viaja ao Haiti para prestar atendimento oftalmológico clínico e cirúrgico. O objetivo é atingir a população adulta e infantil para corrigir, identificar e prevenir problemas de visão.

Desde a primeira expedição ao Haiti, foram realizadas 1.396 consultas oftalmológicas, que resultaram em quase 1.000 diagnósticos, 692 erros de refração corrigidos e 192 cirurgias oculares realizadas. Com a doação de Márquez, uma parte muito importante deste projeto pode ser promovida.

Publicidade

Veja também:

Multicampeão da MotoGP, Márquez luta contra a diplopia (visão dupla) 

Segundo Márquez é um orgulho ser o embaixador do projeto. De acordo com o piloto “ver é um tesouro”, ainda mais depois de todos os problemas de visão que enfrentou. O espanhol ainda se disse grato ao Hospital Clínic, por toda a ajuda recebida com a sua lesão ocular.

MotoGP da Alemanha Márc Márquez

Multicampeão, Márquez enfrenta a diplopia há alguns anos. De 2021 para cá ela já lhe tirou o sono (e pódios) diversas vezes

Para quem não lembra, a primeira experiência de Márquez com diplopia (visão dupla) ocorreu após um acidente durante a temporada da categoria Moto2, em 2011. Na época, aos 18 anos, ele superou a condição e conquistou o Campeonato Mundial da classe logo na temporada seguinte.

Publicidade

Diplopia também é chamada de visão dupla. Agora imagine um piloto da MotoGP, que precisa passar dos 350 km/h, enxergar dessa maneira?!

Quase 10 anos depois, Márquez lutou contra a condição novamente! Após um acidente de treinamento de motocross, ele recebeu o diagnóstico de diplopia em novembro de 2021. E a condição voltou mais uma vez, após uma queda violenta na MotoGP, na Indonésia em 2022. Atualmente, embora os sintomas do piloto de 29 anos tenham diminuído, ele ainda tem na doença uma realidade.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]