Publicidade

A Yamaha anunciou os pilotos selecionados para a primeira temporada do Yamaha R15 bLU cRU Latin America. O novo campeonato que promete ser a porta de entrada para jovens talentos no mundo da motovelocidade. A competição, que começa em abril de 2024, já tem seu grid completo com 15 jovens pilotos selecionados.

Yamaha R15 bLU cRU na América Latina

Os pilotos que conquistaram uma vaga para essa temporada inaugural foram selecionados logo após uma seletiva final no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP). Assim, entre os 45 pré-selecionados, esses 15 jovens talentos, vindos principalmente do Brasil e Argentina, se destacaram e agora formam o grid do novo campeonato. Confira abaixo o nome dos pilotos selecionados:

  • Alice Matos – 12 anos – Belém (BRA)
  • Benjamim Peralta – 12 anos – San Carlos Centro (ARG)
  • Celi Patrício – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
  • Caua Aníbal – 11 anos – São Paulo (BRA)
  • Daniel Tomelin – 13 anos – Ponta Grossa (BRA)
  • Enzo Ximenes – 11 anos – São Paulo (BRA)
  • Murilo Miwa – 12 anos – Jundiaí (BRA)
  • Miguel Garcia – 9 anos – São Paulo (BRA)
  • Pedro Lobo – 14 anos – Campo Grande (BRA)
  • Pedro Miguel – 12 anos – Rio Negro (BRA)
  • Santiago Vogel – 12 anos –  Puerto Rico (ARG)
  • Salvador Cassini – 13 anos – San Carlos Centro (ARG)
  • Valentino Milone – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
  • Vinícius Pereira – 14 anos – São Paulo (BRA)
  • Yan Garcia – 10 anos – Porto Alegre (BRA)

O Yamaha R15 bLU cRU Latin America é um projeto com homologação da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Federação Internacional de Motociclismo). Dessa forma, o campeonato irá ocorrer nos mesmos locais e datas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, Moto1000GP e Yamalube R3 bLU cRU América Latina.

A corrida R3Horas irá abrir a temporada 2024 da Yamaha bLU cRU

Foto: Yamaha/Missão 78

Publicidade

Estrutura e equipamentos Yamaha durante as corridas

A nova competição da R 15 ocorrerá nos mesmos moldes já conhecidos da Yamalube R3, competição que se solidificou no Brasil e já exportou pilotos locais para diversas provas internacionais. Assim, a organização oferece apoio total aos pilotos, incluindo motos, mecânicos especializados, equipamentos de segurança, pneus e combustível.

O campeonato garantirá uma competição justa com motos padronizadas e ajustes técnicos específicos. Para promover a igualdade, as motos são sorteadas no início de cada etapa. Sem contar na ajuda de custo no valor de R$ 15 mil, para auxiliar esses jovens competidores ao decorrer da temporada.

As motos YZF-R15 da Yamaha R15 bLU cRU Latin America seguem um padrão para garantir uma competição justa e equilibrada. Cada moto possui ajustes específicos em pedaleiras, pneus, suspensões, guiamento, escape e carenagem de competição.

Publicidade

A segurança dos pilotos é também foi uma prioridade na montagem da estrutura de competição. Sendo assim, todos os autódromos possuem barreiras de ar homologadas pela FIM, e os pilotos recebem suporte médico, participam de briefings da CBM e da FIM e utilizam equipamentos de segurança fornecidos pela Alpinestars e NORISK.

Veja também:

Premiações para líder e vice-líder da competição Yamaha R15 bLU cRU

A premiação do campeonato é um grande incentivo para os pilotos jovens. O campeão receberá um subsídio de 100% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025, enquanto o vice-campeão receberá um subsídio de 50%. Ou seja, é a chance desses jovens talentos conseguirem uma temporada com custos pagos no circuito de motovelocidade mundial.

O Yamaha R15 bLU cRU Latin America ganha grande visibilidade com a assessoria de imprensa especializada, fotógrafo dedicado e transmissão ao vivo nas plataformas digitais da Yamaha Racing Brasil e Yamaha Motor do Brasil. Esta exposição ampla é uma oportunidade para os jovens talentos se destacarem no cenário da motovelocidade.

Publicidade

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.