A nova Yamaha R7 modelo 2023 chegou recentemente ao mercado exterior, desembarcando em países como os Estados Unidos. Já na Europa, a esportiva vai chegar ‘apenas’ no final de novembro. E no Brasil, chega quando? Entenda porque ela é uma moto esportiva que adoraríamos ver por aqui.
Yamaha R7
A Yamaha R7 já está disponível no mercado dos EUA, no modelo 2023. Mais do que isso, a motocicleta esportiva recebeu a adição de uma nova cor, chamada Intensity White. Trata-se da base branca da versão 60º Aniversário de 2022 – aqui no Brasil presente na R3 – junto de rodas vermelhas e novos grafismos.
Os americanos também recebem as outras opções disponíveis do azul Yamaha Blue e preto Performance Black. Nos Estados Unidos, a R7 2023 chega com preço partindo dos 9.199 dólares (cerca de R$ 47 mil reais em conversão direta). E quanto ao nosso mercado?
Veja também:
- Fim da linha para Yamaha R6, Tenere 1200 e mais 4 modelos
- Com R6, Yamaha conquista o Mundial de Supersport
- Yamaha R7 GYTR: uma máquina de corrida
Yamaha sem representante nas médias esportivas
Não muito tempo atrás, o mercado nacional de esportivas de média cilindrada contava com uma variedade interessante. Tínhamos por aqui a extinta Yamaha YZF-R6 e sua maior rival, a Honda CBR 600RR. Porém, os dois modelos sairam de linha.
Atualmente, as representantes principais do segmento são as Honda CBR 650R, Kawasaki Ninja 650 e, um passo acima em desempenho, a Ninha 636. Ficou de fora dessa briga, por aqui, a sucessora Yamaha R7, esperada para desembarcar no Brasil desde 2021.
E o que exatamente estamos perdendo? Bem, para começar a R7 é equipada com o mesmo motor de dois cilindros em linha da naked MT-07. O motor CP2 no modelo esportivo carenado oferece 73,4 cv de potência a 8.750 rpm e torque máximo de 6.7 kgf.m a 6.500 rpm.
Tudo isso junto do câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistência A&S. As alterações na motorização da R7, em relação a MT-07, incidem sobre a unidade de controle de ignição/injeção. Além de mudanças nos canais de admissão e calibração da injeção. A relação final também foi reduzida para benefício da aceleração.
Ainda em comparação com a MT-07, a carenada tem braço oscilante em liga de alumínio. A suspensão traseira monocross também muda na R7, com amortecedores montados horizontalmente – uma alteração para dar espaço para o escape sob o motor.
Já o garfo invertido Kayaba possui bengalas de 41 mm, com hidráulica ajustável na compressão e retorno. Segurando o conjunto de 188 kg em ordem de marcha, na dianteira vemos um par de discos de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões com cilindro mestre radial Brembo.
Fechando o pacote, a moto tem rodas de aro 17 calçando pneus nas medidas de 120/70 na frente e 180/55 atrás. O tanque tem capacidade para 13 litros de gasolina e o painel é totalmente digital de LCD.
A R7 virá ao Brasil?
A Yamaha tem trazidos lançamentos interessantes ao Brasil quando o assunto são motos de baixa cilindrada. Só em 2022 tivemos a atualização da Crosser e a vinda das inéditas Fluo e FZ 15. Mas quando o assunto são motocicletas maiores a conversa muda.
Atualmente, a marca oferece poucos modelos médios ou grandes, ligados basicamente à família MT. Além disso, as MT 07 e 09 estão desatualizadas em relação aos modelos vendidos no exterior, bem como a Tracer 900.
E nas esportivas? Hoje a Yamaha vende a R3, mas quem busca um upgrade acaba precisando migrar para outras marcas. Uma possível vinda da R7 resolveria este problema, mas a fabricante ainda não confirmou o modelo para o nosso mercado. Quem sabe em breve, não?