Dafra Citycom S 300 - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video

Dafra Citycom S 300

Sobre a DafraCitycom S 300
Sucesso em mercados globais, especialmente entre consumidores de países como Espanha, França, Itália e Estados Unidos, o modelo é reconhecido internacionalmente pelo conforto e ótimo desempenho. O Citycom 300i chegou ao Brasil graças à parceria estratégica entre a Dafra e a SYM, inaugurando uma nova faixa de cilindrada entre os scooters.
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
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Ficha Técnica
Cilindrada: 263.7
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 23 cv a 7500 rpm
Torque Máximo: 2.39 kgf.m a 5500 rpm
Transmissão: CVT
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Telescópica 100 mm
Partida: Elétrica
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Biamortecida, garfo em alumínio 91 mm
Peso (seco): 171
Comprimento: 2210
Largura: 785
Altura: 1445
Altura do Banco: 800
Distância entre Eixos: 1500
Pneu Dianteiro: 110/70-16 52P
Pneu Traseiro: 130/70-16 61P
Capacidade do tanque: 10
Balança: Convencional
Avaliações da Dafra Citycom S 300
Recomendo
Classificação
Comentários:
É um excelente upgrade pra quem parte de uma scooter menor.
Recomendo apenas a compra de uma unidade 0km, a qualidade dos materiais não garante uma boa moto de 2a mão, por mais que o dono seja cuidadoso.

Pode ser Sym, mas no Brasil é Dafra. Esqueça o que a Sym é lá fora, porque na hora de comprar uma simples pastilha de freio não vai encontrar concessionárias já que a grande maioria fechou.
Prós:
Conforto
Praticidade
Preço aceitável, fácil de fazer upgrade pra quem parte de uma scooter menor
Rodas grandes
Contras:
Manutenção - cara e complicada. Note que a Dafra fechou as concessionárias até na maioria das capitais. A moto é Sym, marca consagrada, respeitável, muito vendida lá fora, mas não vamos esquecer que estamos no Brasil e que aqui quem fornece as peças e manutenção é a DAFRA.

Anda como uma 250cc, não espere desempenho melhor que Fazer 250, CB300, e outras.

Plasticos péssimos, é o pior aspecto da moto. O acabamento é frágil, materiais de baixa qualidade, não parece ser feita para durar.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 19/06/2022
Recomendo
Classificação
Comentários:
Sem concorrentes no mercado nacional. Compra muito mais racional em relação a uma Burgman 400. Enorme upgrade para quem tem as scooters pequenas (110 a 150cc).
Prós:
Motor honesto com boa arrancada, espaço embaixo do banco suficiente para um capacete fechado mais capa de chuva, parabrisa, rodas grandes com pneus largos que permitem uma pilotagem mais segura, bom espaço pra garupa, custo/benefício
Contras:
Consumo poderia ser um pouco melhor, jogo de ferramentas que acompanha é muito limitado, curvatura do parabrisa faz gerar barulho em quem tem mais de 1.70m, rede autorizada pequena
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
6000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Classificação
Comentários:
Pode comprar! Não estou pensando em vender a minha tão cedo!
Prós:
25 mil km, e o unico problema foram as velas ... preciso falar mais alguma coisa?
Contras:
Gasta pastilha rapido, mas depende de quem pilota também, o atendimento nas concessionarias as vezes deixa a desejar mas nada ruim tb.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada, Pista
Quilometragem:
24700
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Classificação
Comentários:
Foi o melhor bem que eu e minha esposa compramos. É altamente recomendável.
Prós:
Super estável em curvas (faço algumas a 80km ou mais e com garupa), confortável, na chuva, o parabrisa ajuda muito a proteger o corpo todo (com exceção dos braços, é lógico), aguenta viagens médias e longas com tranquilidade, é de um visual ímpar, bagageiro espaçoso, resposta rápida numa re-aceleração, passa fácil pelos corredores e deixa muitas hondas, yamahas e outras pra trás numa saída de semáforo. É excelente.
Contras:
Baixa autonomia (o tanque é pra 10 litros, podia ser pra 12 ou 15l). Falta mão-de-obra especializada fora das concessionárias.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
7200
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 29/01/2022
Recomendo
Classificação
Prós:
- Desempenho bem similar as fazer 250 (aceleração, retomada) mas mais completa, com bagageiro e câmbio automático.
- Câmbio automático CVT é excelente pra rodar na cidade. Todo motociclista deveria experimentar a conveniência das scooters automáticas. Dá pra rodar o dia inteiro no trânsito pesado sem cansar.
- Iluminação dos faróis é excelente
- Protege bem o corpo e pés de sujeira e chuva fraca (como a maioria das scooters)
- Banco grande e confortável pra piloto e garupa
- Funcionamento do motor é liso e silencioso
- Seguro mais barato que qualquer outra moto
- Moto tem um design de scooter europeu muito agradável, e o porte é bem imponente, ajudando na segurança pois os carros te enxergam melhor.
- Consumo entre 23 a 26 km/l (para uma scooter desse tamanho e automática acho excelente)
- Rodei mais de 40mil km e ela só trocou peças da parte elétrica. Motor continua liso e suave
- Rodas grandes - principal diferencial em relação a outras scooters. Facilita na estabilidade e buracos.
- Se quiser sair da multidão das 250/300cc monocilíndricas, essa é uma excelente opção.
Contras:
- Preconceito de marca: A Dafra sofreu inicialmente com motos de baixa qualidade, mas pode pesquisar: a Citycom não faz parte desse grupo, ela é de outro patamar. A Dafra apenas monta ela, na verdade é da marca SYM, uma grande asiática de scooters.
- Revenda: desvaloriza mais por causa da marca e atendimento da revenda. Mas nunca usei/precisei da concessionária. Encontrei tudo no mercado livre e lojas de peças.
-Mecânicos acostumados com CGs - fique esperto com mecânicos de motos pequenas: eles criticam as scooters sem nem conhecer e saber que elas dominam Europa e Ásia. Um mecânico uma vez me falou que eles não gostam da citycom porque "tem muitos parafusos pra desmontar a carenagem".. óbvio que só tinha CG na mecânica dele..
- suspensão: foi pensada nas ruas européias. Nas nossas ruas a suspensão parece firme demais pra lombadas e buracos.
- Peças: Sempre encontrei peças no mercado paralelo, mas elas são mais caras que as motos simples.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
45000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/06/2023
Recomendo
Classificação
Prós:
Conforto em pavimentos bons, cambio CVT, espaço sob o banco, porta luvas.
Contras:
Suspensões sofrem em pavimentos ruins, pastilhas gastam muito rápido (tem que saber frear para durar).
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
19100
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 05/04/2023
Recomendo
Classificação
Comentários:
Depois de mais de 30 anos andando de motos em geral, após comprar o Citycom, a chance de voltar a pilotar uma moto novamente é quase zero.
Estou com este scooter há 20 meses. Comprei ela com 6000 km e agora está com 68000. 100% do uso é na estrada. Uso exclusivamente para ir e voltar ao trabalho em uma distância de 79 km ida + 79 volta. Portanto, 158 KM por dia somente de Rodovia dos Bandeirantes entre São Paulo-Itupeva.
Assim que comprei, troquei a vela por uma vela de Iridium e só uso gasolina Shell V-Power. Ando sempre entre 100 a 120 km e nunca fez menos de 26 Km por litro. Já chegando a ter feito 32 km por litro em velocidade entre 90 a 100 km/h. Em geral faz 28 a 29,5 km/l
Manutenção: Nestes 68000 Km, tirando a gasolina e óleo (que não é manutenção), foram:
2 jogos de pneus, 4 Correias (sendo que uma foi trocada em garantia por defeito porque não durou nem 7000 km), 3 pastilhas traseira e 3 dianteiras, 3 filtros de ar, 2 vezes trocado óleo da bengala e novamente trocada a vela de iridium por outra aos 55000 km.
Portanto, eu considero isso NADA. O custo benefício para o meu uso é simplesmente fantástico.
Se alguém planeja adquirir uma destas para este tipo de uso, posso afirmar com propriedade (quase dois anos sem qualquer stress, susto, etc) que não vai se arrepender.
Espero ter colaborado com o grupo.

Prós:
Conforto, praticidade, facilidade no trânsito (passa em praticamente qualquer corredor).
Muito estável mesmo na estrada a 120 km por hora, estável também na chuva, excelente nas curvas, considerando que é um scooter.
Não é visada pelos amigos do alheio (pelo menos por enquanto).
Freios muito eficiente.
Contras:
Definitivamente, em ruas esburacadas a suspensão sofre muito. Fim de curso direto.
Suporte da Dafra é complicado, principalmente para quem mora longe de grandes centros. Eu que moro em São Paulo, Capital só levo a minha em uma única concessionária, pois como já dito por outros aqui, o atendimento é péssimo na maior parte delas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
68000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 19/04/2023
Recomendo
Classificação
Comentários:
Para quem sente vontade de comprar uma mas ainda tem receio, pode comprar sem medo, este scooter esta cada dia mais consolidado no mercado brasileiro e é uma boa opção para quem quer agilidade mas nao abre mão do conforto para o uso diário.
Prós:
Para quem quer um scooter um pouco maior que os mais populares no Brasil e nao quer gastar tanto com uma Burgman 400 por exemplo, o Citycom 300i é a unica opção neste momento, mas nem por isso deixa de ser uma ótima opção. Seu custo beneficio é melhor que sua concorrente mais proxima, excelente para uso urbano, chama atenção por onde passa, bastante ágil e com respostas bem rápidas do motor que permite um melhor deslocamento e segurança no transito, e por ser um scooter mais alto, seu guidão e retrovisores passam com facilidade por cima dos retrovisores dos carros comuns o que facilita o deslocamento entre os carros num momento de engarrafamento. Sua rodas grandes proporcionam maior segurança ao se trafegar em ruas esburacadas, quando se comparando a maioria dos outros scooters. Seu painel é completo, tem um bom acabamento. Para pessoas altas o Citycom acaba sendo um pouco desconfortável para se pilotar, pois seu apoio da lombar, que não é ajustavel, deixa o piloto muito perto do escudo frontal que faz com que acabe sendo incomodo para as pernas, já vi algumas pessoas remoldando o banco para deixar as pernas mais folgadas. Seu consumo urbano fica na casa dos 25km/l e seu tanque tem capacidade de 10l e uma autonomia de mais de 200km.
Na estrada ela não deixa a desejar, consegue manter uma velocidade de cruzeiro de 120km/h com segurança, mesmo com garupa, atingindo a picos de até 145km/h.
O Citycom foi um acerto no mercado que é carente neste estilo, mesmo o Citycom 300i sendo apenas montado pela Dafra, ela e fabricada pela Taiwanesa Sym, empresa veterana neste ramo e que faz sucesso em muitos paises da Europa e Asia.
É visível que a Dafra está tentando reverter sua imagem inicial que não foi boa no mercado Brasileiro, seu pós venda ainda não é dos melhores mas vemos que estão se empenhando em reverter este quadro, ao contrario de muitas outras de renome no mercado.
Como disse meu amigo Luiz Augusto (Luidhi) uma vez, por 50% do preço da Burgman 400, voce leva 75% dela, e concordo com esta frase, pois sou proprietario tanto da Burgman 400 quando do Citycom 300i.
Contras:
Preço das peças são bem caras, carência de mão de obra especializada no mercado, pós venda ainda deixa a desejar, não é incomum aparecer pequenos problemas como falha dos botões de buzina e partida, dos contatos das manetes de freio que acionam a luz de freio que tambem são usados na partida do motor do scooter.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Pista
Quilometragem:
5000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Classificação
Comentários:
Só troco agora pela Maxisym 400.
Prós:
Estou com a minha desde de final de 2011. Está com 28.000 Km e até agora somente manutenção básica. Nenhum problema. Já fiz viagens de Curitiba com ela para:
São Paulo (8x)
Sorocaba (2x)
Piracicaba (1x)
Florianópolis (1x)
Comportamento na estrada é excelente. Mantém tranquilamente a média de 120 Km/h. O consumo com ela carregada na estrada beira os 25 km/l nos 110/120. Se puxar mais para 120 a 130 km/h cai pra média de 23 km/l. Uma das viagens abasteci gasolina barata (estava ficando sem combustível) e ai sofri. Perdeu rendimento e o consumo caiu para 20 km/l.

Na cidade é excelente. Boa dirigibilidade e passa tranquilo por corredor.
Contras:
Tremedeira nas arrancadas. Foi crônico nos primeiros 10.000 km. Depois, parou.
Freio de mão. Em subidas, seria bem interessante. O até mesmo em ruas pouco inclinada onde precisa buscar algo na jaqueta e precisa "ancorar" a moto pra que ela não desça a rua.
Porta-luva precisava ter uma botão pra abrir sem a necessidade de chave. Chave só para trancar.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
28000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Classificação
Comentários:
Fiz duas viagens relativamente grandes com ela, uma de 800km Curitiba - Maringá - Curitiba e outra de 1300km Curitiba - Ilha Bela - Curitiba, além de outras 3 ou 4 para o litoral do PR, cerca de 200km ida e volta... Ela se dá muito bem na estrada, é confortável, bem estável nas curvas (o que limita é o cavalete central) e com bom motor para retomadas e ultrapassagens.
Vendi há cerca de 1,5 anos mas tenho saudades dela pela praticidade. Vendi com cerca de 12mkm para comprar uma moto maior - Kawa Versys 650 - mas como utilizo moto no dia a dia para deslocamento diário de cerca de 60kms, confesso que o fato de ter mais proteção contra intempéries me traz saudosismo com o scooterzão da Dafra.
Porém quando me lembro que tive que modificar o banco para TENTAR ter o mínimo de conforto e de que toda revisão na concessionária era aquele amadorismo, eu vejo que não fiz tão mal negócio.
Eu indico para quem quer comprar, mas deve saber das limitações e principalmente pensar na proposta de uso. Na cidade ela vai muito bem, tem desenvoltura no trânsito, porém sofre mais que minha Versys no corredor por conta da largura na traseira e da largura do guidão. Os freios são bons, nem ótimos, nem razoáveis, são bons.
O preço de compra dela hoje (cerca de 15 milhas) considero muito, tendo em conta as limitações de peças, assistência técnica e valor de revenda, pois desvaloriza muito. Se a Kawasaki trouxesse sua 300cc recém lançada ou a Yamaha sua 250cc, com certeza ganhariam minha simpatia como opção de compra.
Prós:
- Beleza (para o meu gosto)
- Espaço sob o banco
- Proteção do para-brisa e das carenagens em geral
- Desempenho na cidade (arrancadas e retomadas) e na estrada inclusive
- Tamanho da moto impõem respeito e ajuda no dia a dia
- Acabamento em geral é bom
- Painel bonito e completo
- Estabilidade na estrada
- Rodas 16" e os excelentes pneus originais Metzeler
Contras:
- Conforto: foi o 1º motivo para a venda no meu caso - tenho 1,87m de altura e o banco é PÉSSIMO para quem tem mais de 1,70m. Tive que mudar o banco, no apoio da lombar, pois não tinha como achar uma posição confortável para pilotar
- Assistência Técnica: em Curitiba HORRÍVEL! Foi o 2º motivo para a venda. Não têm peças e a qualidade da mão de obra é SOFRÍVEL. Mecânicos muito despreparados, é de chorar...
- O consumo não chega a ser um problema levando em consideração o peso e a proposta da City, mas para uma 300cc poderia ser melhor - na faixa de 23 ~ 25km/l
- Os porta luvas têm chaves mas não tem proteção contra pó/água, o que é inadmissível
- Como todo scooter, a suspensão traseira é dura
- Peso - cerca de 200kg com líq - mas não dá para comparar com os scooters pequenos
- Acabamento frágil do punho
- Distância das pedaleiras do garupa
- Faróis fracos, parecem luz de vela
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
12000
Manutenção:
Difícil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021

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