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Depois de usá-lo em três modelos nos últimos 20 anos, podemos concluir que Honda adora o nome ‘Twister’. Se o último a recebê-lo foi o promissor lançamento CB 300F, estamos aqui para falar do primogênito. Mas você tem noção do quão grandioso foi o sucesso da CBX 250 Twister?

A CBS Twister vendeu muito! Mais de 450 mil unidades foram produzidas, fazendo dela a street sport de mais sucesso na história do país. Seus números superam de longe até mesmo a sucessora CB 300R, modelo que estava à venda quando o setor de motos viveu seu boom no Brasil, em meados de 2012, quando eram vendidas mais de 2 milhões de motos anualmente.

Mesmo fora de linha há 15 anos, a CBX 250 Twister é lembrada pelo seu visual e performance até os dias de hoje

Saudades, Honda CBX 250 Twister

A Honda CBX 250 Twister foi lançada em 2001 como substituta da CBX 200 Strada. A motocicleta era uma street com pegada sport e nasceu junto da versão trail Honda XR 250 Tornado, com quem compartilhava itens como motor e câmbio.

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vendas cbx 250 twister

Mesmo aposentada anos antes do boom do setor no Brasil, nenhuma street média vendeu tanto quanto a CBX 250 Twister – Fonte: Abraciclo

Apelidadas com o nomes dos ventos imponentes, Twister e Tornado eram movidas pelo motor monocilíndrico DOHC, um dos pilares de seu sucesso. Ele tinha quatro tempos, arrefecimento a ar e óleo e 249 cm³. Carburado, gerava 24 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Era o suficiente para versatilidade em ambiente urbano e desempenho satisfatório em estradas, com velocidade máxima na casa dos 150 km/h (painel).

E de fato, foi um sucesso e tanto! A Twister 250 foi levada a outros países, como a vizinha Argentina e exportada para alguns mercados da Europa, sob o nome de CBF 250. E como não se mexe em time que está ganhando, a moto não recebeu grandes atualizações durante sua permanência no mercado.

Apelidada de CBF 250, modelo chegou à países da Europa

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Em 2006, por exemplo, o modelo recebeu apenas modificações estéticas, com novas cores, grafismos e carenagens. E desta forma, a moto ficou nas lojas por mais dois anos. Um sucesso que vendeu as referidas mais de 450 mil unidades, tudo isso antes do grande salto no mercado de motos brasileiro de 2011 e 2012!

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Nome Twister voltou ao mercado!

A Honda CBX 250 Twister saiu de linha em 2008. Isso porque, ainda em setembro de 2005 a Yamaha lançou a rival Fazer 250, que teve como grande diferencial o sistema de injeção eletrônica, sendo a primeira moto 250 cc nacional a ser equipada com o recurso.

Para contra atacar, a Honda lançou a CB 300R, uma street mais potente, com visual inspirado na então renovada Hornet 600 e, claro, injetada. Porém, a imagem do modelo foi manchada por uma série de problemas mecânicos que feriu muitos proprietários.

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cb 250 Twister

A CB 250F Twister era uma moto completamente diferente da sua antecessora e adotou o nome da antiga CBX para reforçar sua credibilidade

Com isso, a Honda optou em trazer novamente o nome Twister em 2016. Desta vez, a nova CB da marca japonesa trazia a injeção eletrônica, novo motor de 250 cc, conjunto atualizado e o mais importante: o referido nome de confiança.

Esse modelo seguiu em linha até o ano passado, porque em 2023 Honda lançou a nova CB 300F. Uma moto atualizada, com novo visual, novo pacote eletrônico e nova ficha técnica. Mas o mesmo nome: Twister!

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O nome Twister parece não sair de moda. Mais de 20 anos após o lançamento da CBX 250, eis a CB 300F Twister

Ou seja, por tudo isso nota-se o porque ainda vemos a CBX 250 com tanto carinho. Sucesso quando nova, é amplamente aceita no mercado de usadas e segue influenciando o lançamento de novos modelos até hoje. Abaixo, a ficha técnica da CBX 250 Twister.

 

Ficha técnica Honda CBX 250 Twister

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 249
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 24 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 2,48 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 6 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 130 mm de curso
Suspensão traseira: Monochoque, 100 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 100/80 – 17 M/C 52S
Pneu Traseiro: 130/70 – 17 M/C 62S
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 139 kg
Comprimento: 2031 mm
Largura: 746 mm
Altura do Banco: 782 mm
Distância entre Eixos: 1369 mm
Capacidade do tanque: 16, 5 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2023)
2001: R$ 5.882
2008: R$ 8.287

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]