Publicidade

Motocicletas podem salvar vidas? Sem dúvida, os apaixonados pelas duas rodas podem dar inúmeras razões. Mas hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a moto Yamaha AG 200. O modelo é a cara da clássica DT 180 brasileira,  tem projeto pronto para qualquer missão e participa de missões humanitárias na África!

Moto Yamaha AG 200 

A Yamaha AG 200 é uma motocicleta fabricada para uso agrícola, militar, de ajuda humanitária e muitos outros usos profissionais e rurais. O modelo nunca esteve disponível no Brasil, mas está à venda em muitos países e nos faz lembrar da saudosa DT 180.

AG 200 lembra a antiga DT 180, inclusive em sua versatilidade

Isso por conta do seu visual simples de ‘tral clássica’. Além disso, a moto Yamaha tem contornos do tanque (de 10 litros) e carenagem abaixo do branco triangular, dal qual as antigas DT vendidas por aqui nos anos 1980 e 1990.

Publicidade

Como é uma moto para o trabalho, a AG 200 também conta com um estoque de componentes voltados à multi-utilidades e custo-benefício:

Suportes laterais duplos com capacidade para 20 kg;
Racks de carga dianteiros e traseiros estendidos;
Freios a tambor selados;
Trava de embreagem;
Corrente de acionamento encapsulada, e
Barras de proteção no guidão, motor e corrente.

Moto com custo-benefício e versatilidade

O modelo é movido por um motor monocilíndrico de 196 cm³, de 4 tempos, 2 válvulas SOHC. Um propulsor ainda com carburador Mikuni Bs26, que entrega potência de 15 cv a 7.500 rpm e torque de 1.5 kgf·m a 6.500 rpm. O câmbio é de 5 marchas com partida elétrica e a pedal.

Motocicleta foca no custo beneficio, agilidade e facilidade de manutenção – Riders for Health

Publicidade

Essa trail “raiz” conta com garfo telescópico com curso de 200 mm e braço oscilante na traseira. As rodas são de aro 21 na frente e 18 atrás, calçando pneus com cravos altos, nas medidas de 80/100 e 4.10-18, respectivamente. O conjunto pesa 128 kg pronto para rodar.

A Yamaha AG 200 está disponível em mercados selecionados, incluindo os continentes da África e Oceania. Na Austrália, por exemplo, a motocicleta parte do preço divulgado de 6,149 dólares australianos – cerca de R$ 21.300 em conversão direta. Para comparação, lá um NMax sai por 5.900 dólares.

Veja também:

A moto Yamaha que salva vidas

Por mais de 30 anos, os ‘pilotos da saúde’ da entidade Riders for Health fornecem transporte adequado para profissionais da medicina. Tudo isso, em algumas das regiões mais pobres e de difícil acesso da África.

Publicidade

São lugares onde os cidadãos muitas vezes se encontram sem os cuidados básicos. Por lá, estradas pavimentadas, postos de gasolina e centros de serviços são um luxo raro. Vale lembrar que transporte motorizado é coisa que 70% da população rural da África não tem.

Logo, os pilotos do Riders viram na Yamaha AG 200 uma solução de transporte, com relação custo-benefício e a durabilidade que terrenos hostis cobravam. Com o tempo, a AG 200 se tornou o veículo oficial de entrega de suprimentos médicos para comunidades rurais do continente mãe e segue em atividade até os dias atuais. Conheça mais desta história aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]