Publicidade

A COP26 está movimentando o cenário de propostas para ações referentes ao cuidado do planeta. Essa Conferência das Nações Unidas trata sobre a Mudança Climática e diversos temas do nosso dia a dia.

Com isso, ficamos curiosos sobre como o universo das motos entra nessa história. Afinal de contas, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021, 120 chefes de estado devem passar pela reunião em Glasgow, na Escócia. E certamente algumas das decisões tomadas lá vamos ver por aqui no futuro.

COP26

Ao lado lideres de países como Índia e Reino Unido, mercados expressivos também no mundo das motos

.

Publicidade

COP26 e as motos

Durante o encontro de Glasgow um dos temas prioritários segue sendo a mudança da matriz energética. Isso mesmo, a mudança do combustível fóssil para as fontes renováveis de energia. Que essa mudança já está acontecendo não temos dúvida. No entanto, a pergunta é a que velocidade.

E deve ser justamente na COP26 que serão discutidos os diversos ritmos a serem ditados no processo de eletrificação, principalmente de carros, mas claro, de motos também. Nos países ricos esse movimento deve ser acelerado e deles virarão os rumos de mercado a serem seguidos por aqui também.

LiveWire

Futuro deve ser das motos elétricas? Mesmo marcas tradicionais como a Harley já tem suas alternativas…

Veja também:

Publicidade

Nos EUA, precisamente na Califórnia, a partir de 2035 ocorre o início das restrições à comercialização de modelos de veículos com motor a combustão. Ainda não será a vez de todos, mas para motos enduro, crossers e ATVs já será o fim da linha, mesmo que não sejam dirigidos em vias públicas.

Na Europa as leis ainda resguardam a utilização e comércio do tradicional modelo de duas rodas a combustível, até além de 2030. Porém, até lá cada vez mais as normas devem ficar rígidas. Um exemplo é o recente Euro 5, que colocou modelos sem atualização quanto a emissões fora de linha, que o diga Yamaha R6 e Tenere 1200

moto elétrica

A Endeavor abrirá a Era da motos elétricas da Kawasaki

Mas os fabricantes não estão de braços cruzados esperando ser ditado o final do ciclo de motores a combustão. Marcas como a Kawasaki já colocam arrojados planos de lançar apenas modelos elétricos ou híbridos até 2035.

Publicidade

 

Polícia de Glasgow roda com Harley LiveWire durante Conferência

Os oficiais de motocicletas de Glasgow, que geralmente rodam com as Yamaha FJR e BMW R1250 RT mudaram suas máquinas de trabalho de rotina. Isso porque, os modelos que hoje são padrão do departamento não se alinham exatamente com as prioridades da COP26.

Harley-Davidson LiveWire cop26

Polícia presente na COP26 utiliza motos elétricas LiveWire

Para não deixar os policiais em saia justa como os motores a combustão, no ambiente de preocupação quanto às emissões, novas motocicletas foram disponibilizadas. A Harley-Davidson Europe emprestou seis motocicletas elétricas LiveWire para a delegacia local.

Os modelos foram equipados com luzes de patrulha, sistema de PA e listras amarelas Hi-Viz. Entretanto, nem Harley ou a Polícia de Glasgow afirma se o departamento vai de fato investir em mobilidade elétrica no futuro. Mais uma vez cabe a nós ainda aguardarmos para ver o que os líderes e o mercado dirão.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]