Publicidade

Álex Márquez ainda não completou sequer uma prova com um protótipo de fábrica e já está com dias contados para deixar a Honda Repsol Team. Assim, o piloto está na lista de atletas que irão mudar de equipe na MotoGP em 2021. E ele não está só.

Desse modo, Pol Espargaró deixará a KTM para ser o novo piloto oficial da Repsol Honda

Desse modo, Pol Espargaró deixará a KTM para ser o novo piloto oficial da Repsol Honda

Desse modo, ao longo das últimas semanas uma série de boatos ganhou força nos bastidores do Mundial de Motovelocidade apontando novas formações das equipes e alguns já tomaram corpo de informação oficial. Assim, os times estão aproveitando a catastrófica temporada de 2020 como um período de planejamento para a seguinte.

MotoGP: quem sai e quem fica

Vamos começar pelas informações oficiais. No elenco de fábrica da Honda, Pol Espargaró irá dividir os boxes com Marc Márquez. O espanhol assinou um contrato de dois anos (válido até o final da temporada 2022) com a fabricante japonesa após um bom trabalho na estreante KTM. Antes, em 2013, foi campeão mundial de Moto2.

Publicidade

Equipes de fábrica e suas confirmações para 2021

Assim, o caçula Álex Márquez está de malas prontas para a equipe satélite da fabricante, a LCR Honda. Atualmente, o time é representado por Takaai Nakagami e Cal Crutchlow – que deve deixar o elenco.

Por falar na KTM, a austríaca terá um time formado por talentos que ela mesma revelou em categorias de acesso, como Moto3 e Moto2. Assim, o português Miguel Oliveira sobe do segundo para o time principal da marca, onde correrá ao lado de Brad Binder, já confirmado para a próxima temporada.

Lorenzo pode voltar à MotoGP. Assim, tricampeão da categoria rainha pode retornar ao seu posto na Ducati

Lorenzo pode voltar à MotoGP. Assim, tricampeão da categoria rainha pode retornar ao seu posto na Ducati

Publicidade

 

No lugar de Miguel, Danilo Petrucci assume a vaga na Tech3. Assim, será colega de Iker Lecuona, já ativo na equipe, sendo que ambos têm contrato garantido apenas até o final de 2021.

Yamaha apostando em jovens talentos e… Valentino Rossi

Na Monster Yamaha a novidade é o anúncio do novato destaque Fabio Quartararo. O francês de 21 anos deixa o time satélite da marca, Petronas SRT, e será colega de Maverick Viñales no próximo calendário.

Yamaha não perdeu tempo e assegurou o talentoso Fabio Quartararo para sua equipe de fábrica

Publicidade

Aliás, a SRT já confirmou a renovação de Franco Morbidelli até 2022. Assim, tudo indica que o piloto será colega de Valentino Rossi. O eneacampeão Mundial deve assinar um contrato de dois anos com a equipe durante a primeira prova da MotoGP em 2020, prevista para ocorrer dia 19 de julho, em Jerez. Em diversas entrevistas ele reafirmou que pretende continuar na categoria ‘enquanto se sentir competitivo’.

Rossi largou da primeira fila e se manteve na ponta durante toda a prova - até liderou por quatro voltas, antes de perder rendimento

Determinado a correr ‘enquanto for competitivo’, Rossi pode estar prestes a assinar contrato com a Petronas Yamaha SRT

Já a Ducati ainda não confirmou quem será o colega de Jack Miller, seu recém-contratado. A empresa pode optar pela renovação com Andrea Dovizioso, que tem encontrado entreves na questão financeira, ou até tirar o pentacampeão Mundial Jorge Lorenzo da aposentadoria. Mas até aqui nada é oficial.

Na Suzuki seguirá a dupla Joan Mir e Álex Rins

Por fim, não há novidades na Suzuki. Assim, o time segue representado pelos jovens Joan Mir e Alex Rins ao menos até o final de 2021.

MotoGP: equipes e pilotos para 2021

Repsol Honda Team
Marc Márquez (contrato até 2024)
Pol Espargaró (contrato até 2022)

Monster Energy Yamaha MotoGP
Maverick Viñales (até 2022)
Fábio Quartararo (até 2022)

Ducati Team
Jack Miller (até 2021)
… piloto a definir

Team Suzuki Ecstar
Álex Rins (até 2022)
Joan Mir (até 2022)

Red Bull KTM Factory Racing
Miguel Oliveira (até 2021)
Brad Binder (até 2021)

Aprilia Racing Team Gresini
Aleix Espargaró (até 2022)
Piloto a definir (atualmente o posto é de Andrea Iannone, afastado por dopping. Contrato pode ser renovado ou a vaga pode ir para outro piloto, como Crutchlow, sem espaço na LCR Honda)

A Honda vacinou Marc Márquez antes que ele fosse picado pelo mosquito da troca de equipe. Assim, atual hexacampeão da MotoGP segue com a marca (ao menos) até 2024

A Honda vacinou Marc Márquez antes que ele fosse picado pelo mosquito da troca de equipe. Assim, atual hexacampeão da MotoGP segue com a marca (ao menos) até 2024

LCR Honda
Álex Márquez (até 2022)
Takaai Nakagami (até 2022)

Red Bull KTM Tech3
Danilo Petrucci (até 2021)
Iker Lecuona (até 2021)

Reale Avintia Racing (Ducati)
Tito Rabat (até 2021)
Piloto a definir (o contrato com Johan Zarco encerra no fim de 2020 e ainda não foi renovado)

Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli (até 2022)
Piloto a definir (contrato com Vaneltino Rossi deve ser assinado no primeiro GP de 2020… ou não)

Pramac Racing (Ducati)
Única equipe com as duas vagas em aberto. Atualmente, é representada por Jack Miller e Francesco Bagnaia)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza