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Recentemente, rumores de que a Honda está trabalhando em uma nova moto trail ganharam força. Segundo informações, a novidade seria a XRE 300 Sahara, uma motocicleta resgatando o nome de sucesso dos anos 1990. Então, para refrescar a memória dos mais velhos e dar mais detalhes aos jovens, nada melhor que relembrar como era antiga NX 350!

Como era a Honda Sahara 350

A Honda NX Sahara 350 foi lançada no mercado brasileiro em 1989, sucedendo a XLX 350R, última versão da clássica família XL no país. Versátil, a Sahara era considerada em sua época um 3 em 1 de duas rodas, os mais velhos podem lembrar dessa época… Ou seja, a moto era pronta tanto para uso urbano, como para rodar na estrada ou no off-road.

sahara 350

Confortável e versátil, a Honda Sahara 350 fez fama nos anos 90

A NX trouxe consigo também uma série de pequenas evoluções em comparação com sua antecessora XL. A primeira delas era a moderna partida elétrica, eliminando os dolorosos “contras” que o pedal de partida dava aos donos do antigo modelo. Quem aí lembra disso?

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A Honda NX 350 Sahara também chegou desfilando um visual atualizado, inspirado nas mais recentes motos de competição do Dakar da década de 90. Em alusão a essa detalhe surge o nome, derivado do deserto por onde passava o famoso rali.

Em resumo, o visual com a posição do para-lama logo acima da roda dianteira era novidade. Além de estética, a solução eliminou as incômodas ‘balançadas’ da peça. Quem já rodou contra o vento com para-lamas alto sabe como pode ser chato…

ficha tecnica sahara 350

Nova carenagem, partida elétrica e para-lamas baixo eram parte da receita. Outro destaque era o potente motor com mais de 30 cv

Motor gera saudades até hoje…

Na mecânica, a Sahara também não desapontava. A moto era movida por um propulsor de quatro tempos, monocilíndrico, de exatos 339 cm³, que desenvolvia potência máxima de 31,5 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 3,13 kgf.m a 6.500 rpm – junto do câmbio de 6 velocidades.

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Os números de potência e torque, aliás, acabaram por gerar fama positiva a Sahara. Isso porque são superiores até mesmo aos da substituta Falcon. E uma das maiores qualidades do motor da NX 350 era sua grande faixa de utilização. Isso porque podia-se acelerar em última marcha praticamente desde os 3.000 rpm até os 8.500 rpm.

Falcon tinha menos potência que a Sahara, mas visual muito mais moderno. Lançada em 1999, a substituta foi um sucesso estrondoso de vendas

Segundo números do nosso teste do Motonline, a Sahara 350 atingia uma velocidade máxima de quase 138 km/h reais (cerca de 155 km/h no painel analógico). Já seu consumo médio na cidade era de 20,3 km/litro.

Outro destaque era a suspensão, que absorvia bem as irregularidades. Um conjunto com garfo telescópico de 215 mm curso e mono-amortecedor traseiro com Pro-Link e curso de 200 mm. Era uma receita confortável, mas que chegava a ser um pouco macia demais para o fora de estrada – batia no fim do curso em saltos ou buracos mais exigentes.

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Por que a Honda Sahara pode voltar ao mercado?

A antiga NX Sahara durou uma década no mercado, vendendo 44 mil unidades, quando foi substituída pela NX 400 Falcon em setembro de 1999. Nesse período, o modelo não sofreu alterações mecânicas, apenas nas cores e grafismos. No entanto, apesar de robusta e moderna, ela chegou ao mercado em uma época totalmente diferente do que vemos hoje no cenário das motos.

Segundo muitos indícios, uma nova geração da trail média da Honda está chegando. Em breve, a XRE 300 Sahara deve aterrissar nas ruas

Já sua sucessora Falcom teve quase 120 mil unidades produzidas, isso sem contar a ‘segunda geração’ de 2012, com injeção eletrônica. Para comparação, a XRE 300 emplacou quase 30 mil unidades, somente no ano passado.

No entanto, a XRE entrou o ano de 2023 perdendo para sua rival Yamaha Lander. Então, uma atualização junto do relançamento do nome Sahara seria uma receita para o retorno ao topo de vendas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]