GUIA DE MOTOS

Honda NX 400i Falcon

Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua existência. A Falcon ficou praticamente sozinha num segmento entre as trail e as urbanas e agradou a uma legião de fãs com seu motor de um cilindro, muito torque e suspensões de longo curso, ideais para enfrentar os muitos buracos das cidades brasileiras. Essa versatilidade deu à ela boa fama no uso policial. Apesar de ter sido descontinuada em 2009, a Honda relançou-a em 2012, já com injeção eletrônica de combustível e freios com ABS, com o nome ligeiramente modificado para NX4 Falcon 400i. Seu último ano de fabricação foi 2015.

5 24

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 397
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 28.70 cv a 8.500 rpm
  • Torque Máximo: 3.27 kgf. m a 6.000 rpm
  • Transmissão: 5 marchas
  • Injeção: Eletrônica
  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional, 215 mm de curso
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira: Monochoque com Link, 180 mm de curso
  • Peso (seco): 157
  • Peso em movimento: (MVOM)
  • Comprimento: 2162
  • Largura: 789
  • Altura: 1222
  • Altura do Banco: 850
  • Distância entre Eixos: 1433
  • Pneu Dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
  • Pneu Traseiro: 120/90 – 17M/C (64S)
  • Capacidade do tanque: 15,3 litros
  • Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
  • Balança: Convencional

Motos Deste Modelo à Venda

VER TODAS De R$ 21.000,00 a R$ 21.000,00 entre 1 oferta

Outras Versões

  • NX 4 Falcon 400:   2000

  • NX 400i Falcon:   2015 / 2014 / 2013 / 2012

  • NX 400i Falcon Africa Twin:   2015 / 2014

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós:
Contras:
Vitor - 20/02/2021

Recomendo

Prós: Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens. Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível; Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem; Freio muito bem equilibrado.
Contras:Vibração acima dos 110 km/h; Falta 6ª marcha;

Recomendo

Prós: Moto muito confortável, banco largo e as suspensões absorvem todos as imperfeições da estrada, manutenção simples e conhecida dos mecânicos. Em viagens matem uma boa velocidade de cruzeiro.
Contras:Peças muito caras nas concessionarias, equiparando a motos maiores, design esta um pouco antiquado, e o cossumo fica em torno de 18km/l na boa e 15km/l pilotando de forma mais agressiva.

Recomendo

Prós: Confortável, muito macia, boa para a cidade e para quem quer começar a fazer viagens mais longas, tem boa performance fora da estrada, manutenção fácil e pouco frequente, muitas peças paralelas podem ser encontradas reduzindo o custo de manutenção, bom torque.
Contras:Consome muito para uma moto de 400cc, é um pouco instável quando se viaja sem garupa, tem pouca velocidade final, poderia ter 6 marchas.

Recomendo

Prós: Confortável, econômica (consumo entre 23km/l e 28km/l cidade - estrada), as peças são muito fáceis de encontrar e baratas geralmente compatíveis com outros modelos populares da Honda. Motor responde bem até 120km/h em uma ultrapassagem, mas tb não passa muito disso.
Contras:Velocidade máxima fica entre 130 e 140km/h.
ALEXANDER RODRIGUES FADUL - 24/01/2022

Recomendo

Prós: A moto é um trator, torque, resistência, confortável. Dirigibilidade e suspensão acertadas. Vai bem em viagens de até 500km.
Contras:Consumo e vibração do motor mono. Fique atento ao óleo pois é complicado de acompanhar a medição. Siga o manual.

Recomendo

Prós: Muito conforto e segurança na pilotagem dentro de cidade.
Contras:Consumo muito alto, e muita vibração do motor.

Recomendo

Prós: Muitos prós, Economia, conforto, confiável,bonita(exceto o farol),encara todo terreno-ciclística, câmbio preciso,marcador de combustível funcional
Contras:Suspensão em geral cede com peso, autonomia , embreagem patina precocemente

Recomendo

Prós: Moto divertida, bonita, tem um vigoroso torque, muito econômica com média de até 33km/l na estrada, muito confortável com banco macio e ciclística que apelam ao bem-estar do piloto e garupa. O motor agora injetado é bem acertado e tem entrega de potência bem linear. Sua manutenção é fácil e barata. Remendos, buracos, pista de pedra entre outros obstáculos são absorvidos pela suspensão que é o cartão de visitas da Falcon. Quem se importa com conforto, torque e confiança é a moto.
Contras:Pesada para novatos, não admite erros. Falta pisca-alerta, lampejador e freios abs. Aros e balança comuns. Essa moto merecia mais atualizações.

Recomendo

Prós: Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade; Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né); Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras:Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...); Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né); Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").
Avaliação de Vitor em 20/02/2021
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

contras

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Dei umas voltas
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

Tenho uma Falcon 2000, comprei com cerca 54.000 Km por um bom preço. Após 6 meses com ela e mais de 20.000 km rodados avalio como um ótimo negócio.

Assim que comprei tive que dar aquela geral, pois a moto já tem 15 anos e como sempre estou na estrada não quero passar por apuros. Troquei os 2 pneus, pastilhas e discos de freio, óleo e filtro, filtro de ar, escapamento esportivo, vela, etc. A moto vem se mostrando muito confiável e nunca me deixou na mão, exceto semanas atrás que por causa de uma gasolina duvidosa a moto começou a engasgar e perder potência, mas foi prontamente resolvido quando abasteci em outro posto.

Muito boa para viagem com garupa. Isso se o intuito for curtir a estrada sem pressa, pois vibra muito acima dos 110 Km/h. Sinto falta da 6ª marcha, já que estava acostumado com ela na minha CB 400. Estou pensado em trocar o pinhão para ver se ajuda um pouco (se alguém já tiver feito isso, deixa um comentário com a avaliação).

pros

Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens.
Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível;
Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem;
Freio muito bem equilibrado.

contras

Vibração acima dos 110 km/h;
Falta 6ª marcha;

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 72000
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto muito confortável, banco largo e as suspensões absorvem todos as imperfeições da estrada, manutenção simples e conhecida dos mecânicos. Em viagens matem uma boa velocidade de cruzeiro.

contras

Peças muito caras nas concessionarias, equiparando a motos maiores, design esta um pouco antiquado, e o cossumo fica em torno de 18km/l na boa e 15km/l pilotando de forma mais agressiva.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 56000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

Confortável, muito macia, boa para a cidade e para quem quer começar a fazer viagens mais longas, tem boa performance fora da estrada, manutenção fácil e pouco frequente, muitas peças paralelas podem ser encontradas reduzindo o custo de manutenção, bom torque.

contras

Consome muito para uma moto de 400cc, é um pouco instável quando se viaja sem garupa, tem pouca velocidade final, poderia ter 6 marchas.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 45000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de ALEXANDER RODRIGUES FADUL em 24/01/2022
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

Confortável, econômica (consumo entre 23km/l e 28km/l cidade - estrada), as peças são muito fáceis de encontrar e baratas geralmente compatíveis com outros modelos populares da Honda. Motor responde bem até 120km/h em uma ultrapassagem, mas tb não passa muito disso.

contras

Velocidade máxima fica entre 130 e 140km/h.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 16000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

A moto é um trator, torque, resistência, confortável. Dirigibilidade e suspensão acertadas. Vai bem em viagens de até 500km.

contras

Consumo e vibração do motor mono. Fique atento ao óleo pois é complicado de acompanhar a medição. Siga o manual.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 52000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

pros

Muito conforto e segurança na pilotagem dentro de cidade.

contras

Consumo muito alto, e muita vibração do motor.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 23000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

Viajei muito com esta moto carregado e garupado, moto muito macia , confortável nota mil, faz muita curva ,mesmo com pneus originais por isso passa confiança, a suspensão com uma regulagem fica dez, só falta autonomia que com 200 a 230 km é bom parar pois ela não passa de 300km e um pouco de velocidade final , cruzeiro com ela carregada vai 110 ,120 km,qualquer passeio de qualquer terreno ela vai bem , essa depois de possuir mais de 20 motos vai deixar saudades!!!!

pros

Muitos prós, Economia, conforto, confiável,bonita(exceto o farol),encara todo terreno-ciclística, câmbio preciso,marcador de combustível funcional

contras

Suspensão em geral cede com peso, autonomia , embreagem patina precocemente

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 23000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

Quem reclama do preço da Nx 400i é porque não observou o aumento da inflação e do salário mínimo. Em 2008 a Falcon custava 14 mil pq o salário mínimo era de 415 reais. Agora em 2013 o salário mínimo é de 678 reais. Fazendo os cálculos necessários perceberão que o preço não mudou nada, apenas foi corrigido de acordo com a inflação do país. Quem optar por comprar uma moto mais forte que a Falcon como por exemplo uma XT660 ou equivalente à faixa de preço da Nova Falcon precisa observar que essas motos possuem custo de manutenção alta, coisa que na Falcon é mais fácil tanto para peças como para serviços.

pros

Moto divertida, bonita, tem um vigoroso torque, muito econômica com média de até 33km/l na estrada, muito confortável com banco macio e ciclística que apelam ao bem-estar do piloto e garupa. O motor agora injetado é bem acertado e tem entrega de potência bem linear. Sua manutenção é fácil e barata. Remendos, buracos, pista de pedra entre outros obstáculos são absorvidos pela suspensão que é o cartão de visitas da Falcon. Quem se importa com conforto, torque e confiança é a moto.

contras

Pesada para novatos, não admite erros. Falta pisca-alerta, lampejador e freios abs. Aros e balança comuns. Essa moto merecia mais atualizações.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 16485
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda NX 400i Falcon
eu recomendo!

Comentarios

Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.

pros

Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.

contras

Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 25000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

Cotar Seguro da Sua Moto