Honda NX 400i Falcon

Honda NX 400i Falcon
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda NX 400i Falcon
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua existência. A Falcon ficou praticamente sozinha num segmento entre as trail e as urbanas e agradou a uma legião de fãs com seu motor de um cilindro, muito torque e suspensões de longo curso, ideais para enfrentar os muitos buracos das cidades brasileiras. Essa versatilidade deu à ela boa fama no uso policial. Apesar de ter sido descontinuada em 2009, a Honda relançou-a em 2012, já com injeção eletrônica de combustível e freios com ABS, com o nome ligeiramente modificado para NX4 Falcon 400i. Seu último ano de fabricação foi 2015.

Ficha Técnica

Cilindrada: 397
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 28.70 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo: 3.27 kgf. m a 6.000 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional, 215 mm de curso
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monochoque com Link, 180 mm de curso
Peso (seco): 157
Comprimento: 2162
Largura: 789
Altura: 1222
Altura do Banco: 850
Distância entre Eixos: 1433
Pneu Dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro: 120/90 – 17M/C (64S)
Capacidade do tanque: 15,3 litros
Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
Balança: Convencional

Outras Versões

NX 4 Falcon 400:   2000
NX 400i Falcon:   2015 / 2014 / 2013 / 2012
NX 400i Falcon Africa Twin:   2015 / 2014
mais opções

Todas as Avaliações da Honda NX 400i Falcon

Recomendo
Classificação
Prós:
Contras:
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra
Quilometragem:
0
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
19 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.
Prós:
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras:
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
25000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Comentários:
Tenho uma Falcon 2000, comprei com cerca 54.000 Km por um bom preço. Após 6 meses com ela e mais de 20.000 km rodados avalio como um ótimo negócio.

Assim que comprei tive que dar aquela geral, pois a moto já tem 15 anos e como sempre estou na estrada não quero passar por apuros. Troquei os 2 pneus, pastilhas e discos de freio, óleo e filtro, filtro de ar, escapamento esportivo, vela, etc. A moto vem se mostrando muito confiável e nunca me deixou na mão, exceto semanas atrás que por causa de uma gasolina duvidosa a moto começou a engasgar e perder potência, mas foi prontamente resolvido quando abasteci em outro posto.

Muito boa para viagem com garupa. Isso se o intuito for curtir a estrada sem pressa, pois vibra muito acima dos 110 Km/h. Sinto falta da 6ª marcha, já que estava acostumado com ela na minha CB 400. Estou pensado em trocar o pinhão para ver se ajuda um pouco (se alguém já tiver feito isso, deixa um comentário com a avaliação).
Prós:
Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens.
Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível;
Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem;
Freio muito bem equilibrado.
Contras:
Vibração acima dos 110 km/h;
Falta 6ª marcha;
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
72000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 03/03/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Torque, moto ágil no trânsito, aerodinâmica, moto bonita e possui bom desempenho.
Contras:
Parte elétrica, crônico na Falcon. SÓ.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/11/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Confortável, econômica (consumo entre 23km/l e 28km/l cidade - estrada), as peças são muito fáceis de encontrar e baratas geralmente compatíveis com outros modelos populares da Honda. Motor responde bem até 120km/h em uma ultrapassagem, mas tb não passa muito disso.
Contras:
Velocidade máxima fica entre 130 e 140km/h.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
16000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/01/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
A moto é um trator, torque, resistência, confortável. Dirigibilidade e suspensão acertadas. Vai bem em viagens de até 500km.
Contras:
Consumo e vibração do motor mono. Fique atento ao óleo pois é complicado de acompanhar a medição. Siga o manual.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
52000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
777 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Muito conforto e segurança na pilotagem dentro de cidade.
Contras:
Consumo muito alto, e muita vibração do motor.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
23000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
753 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Foi a minha primeira moto, atendeu a todas as minhas expectativas e foram 12000km rodados praticamente em viagens somente, com certeza um ícone das motocicletas, uma pena a Honda ter mantido sua política de assaltar descaradamente o consumidor brasileiro e cobrar 19k numa motocicleta dese tipo, em outros mercados isso seria considerado uma piada, mas como dizem alguns Honda e Honda....
Prós:
Confortável, custo de manutenção baixa, facilidade na aquisição de peças, seguro barato, encara qualquer terreno.
Contras:
Consumo elevado ( modelo carburado ), alta vibração e pouca proteção aerodinâmica em velocidades acima dos 130km/h.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
12200
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto com custo x benefício muito interessante (as usadas é claro, pois a 0km que custa 19.000 reais, é uma compra sem nexo). Encara muito bem o uso urbano, e o fora de estrada leve/mediano. Para distâncias mais longas, falta motor para uma viagem mais segura. A moto já está um pouco cansada no mercado, mas a ausência de concorrentes faz com que ela continue sendo uma ótima opção de compra na faixa dos 10.000 reais.
Prós:
Uma excelente moto urbana, e que também encara bem uma estradinha. Possui torque, velocidade, conforto e consumo satisfatórios para sua proposta. Uma excelente opção de compra na faixa dos 8 a 11 mil reais. Mecânica simples, robusta e confiável.
Contras:
Falta motor para longas viagens e para andar com a moto carregada (bagagem e garupa). Já está com o visual um pouco cansado depois de tantos anos de vida. Os bandidos gostam dela, e por isso é preciso andar com atenção, já que o seguro caro costuma ser inviável.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
12000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Não Recomendo
Classificação
Comentários:
Tive uma Falcon 2000 por 02 anos e nunca tive problemas com ela. Fui a Machu Picchu e voltei sem nada a reclamar. Adquiri ano passado uma Falcon Injetada e náo tive muitas alegrias com ela. O motor perdeu vivacidade embora pouca coisa mais econômico. Na revisão dos 3.000 km deixaram faltar um litro de óleo e o motor fundiu. A garantia não cobriu. Agora com 8.000 km queimou a bomba de gasolina. Prejuízo de R$ 950,00 pois a garantia venceu. Aliás leiam bem o manual pois tudo não pode com ela. Nem gasolina aditivada e tem q olhar o óleo todo dia. Uma moto que parou no tempo e a Honda sabe disso, pois preparou bem o manual do proprietário para jogar toda a responsabilidade para o proprietário.
Prós:
Posição de dirigir.
Contras:
Projeto antiguado, fragilidade do conjunto, baixa potência, alto consumo.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
8500
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Honda à venda

De R$ 12.000,00 a R$ 12.000,00 entre 6 ofertas
Honda NX 400i Falcon
R$ 12.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 14.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 20.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 18.000,00
Honda NX 400i Falcon
Honda NX 400i Falcon
R$ 17.000,00
Honda NX 400i Falcon

Guias de motos Honda

foto moto honda/cbr-600 Honda CBR 600 RR
Honda CBR 600 RR
foto moto honda/cbr-600-f Honda CBR 600 F
Honda CBR 600 F
foto moto honda/cb-twister Honda CB 250F Twister
Honda CB 250F Twister
foto moto honda/nc-700x Honda NC 700X
Honda NC 700X
foto moto honda/biz-125i Honda Biz 125i
Honda Biz 125i

Notícias sobre motos da Honda

capa noticia Teste Honda NX 400i Falcon
Teste Honda NX 400i Falcon
Teste Honda NX 400i Falcon
capa noticia Granado, Mason, Crivilin e mais: time de competições Honda 2024
Granado, Mason, Crivilin e mais: time de competições Honda 2024
Granado, Mason, Crivilin e mais: time de competições Honda 2024
capa noticia Aguardada no Brasil, nova Honda 500 cc chega à América do Sul
Aguardada no Brasil, nova Honda 500 cc chega à América do Sul
Aguardada no Brasil, nova Honda 500 cc chega à América do Sul
capa noticia Após Honda e Yamaha, outra marca lança 'aventureira incomum'
Após Honda e Yamaha, outra marca lança 'aventureira incomum'
Após Honda e Yamaha, outra marca lança 'aventureira incomum'