Publicidade

Um duelo espetacular de big trail pode ser visto na mais recente edição do Baja Aragon Rally, na Espanha. Uma Harley-Davidson Pan America 1250 e uma Triumph Tiger 900 Rally Pro – sem qualquer mudança drástica, praticamente idênticas às motos à venda nas lojas – encaram trilhas em uma competição de alto nível profissional. Confira quem levou a melhor:

Duelo big trail: Pan America e Tiger 900

O Baja Aragon é uma referência no Campeonato Espanhol de Rally Off-Road. Figura como o único evento espanhol de Rally abaixo da Copa do Mundo FIM Bajas. Na 38ª edição, a competição aconteceu de 22 a 24 de julho, começando em Teruel.

Além da Pan America 1250 uma Triumph Tiger 900 Rally Pro foi para o rali (foto)

Esse desafio cobriu terrenos robustos de desertos semi e de alta densidade, onde a temperatura foi alta – devido à contínua onda de calor na Europa. As trilhas também contavam com caminhos rochosos, desafiando ainda mais as qualidades de pilotos e motos.

Publicidade

No entanto, a grande novidade da edição 2022 foi o incentivo a duas novas categorias: Trail e Maxi Trail. Na primeira citada, o piloto Iván Cervantes e uma Triumph Tiger 900 Rally Pro conquistaram a vitória na classe (600-900 cc), no sábado.

Enquanto nas Maxi Trail – para motos de mais de 900 cc – a vitória foi para Joan Pedrero nos controles de uma Harley Pan America 1250. No entanto, a moto correu solitária em sua classe

Cervantes levou a Tiger a vitória na classe Trail a frente das rivais Yamaha T7

Veja também:

Publicidade

Desafio ousado para as motos 

O Baja Aragon Rally da Espanha é uma das competições de Rally mais difíceis da Europa. Não por acaso modelos de motos originais de fábrica quase nunca entraram nas estradas desafiantes do torneio.

Diga-se de passagem, quem não estiver preparado, seja moto ou piloto, não resiste ao desfecho completo dos dias de rali. Mas como o foco recente das fabricantes é provar a resistência de seus produtos, modelos em configuração de fábrica entram agora na área.

A Triumph chegou para competir com sua Tiger 900 Rally Pro na classe dos pesos médios no rali. Além da pintura colorida, o que se viu foi uma moto praticamente como saída da loja.

Tudo ficou a cargo do motor de 3 cilindros em linha de 888 cc, refrigerado a líquido, 12 válvulas, DOHC, que gera 93,9 cv a 8.750 rpm e 8.7 kgf.m de torque a 7.250 rpm. Mas a vitória na categoria também se deve aos comandos do pentacampeão mundial de Enduro, Cervantes.

Publicidade

Na categoria Maxi Trail a novidade da Harley levou a melhor

Já a Harley-Davidson é conhecida pelos seus grandes modelos custom. Mas agora a fabricante norte-americana de motocicletas adicionou uma big trail a sua variedade no catálogo – a Pan America 1250. Por isso, desejou mostrar as qualidades da novidade.

O que mais chamou a atenção na participação da marca no Baja, foi a vocação ao rali do modelo em configuração padrão. Um conjunto com potencial e empurrado pelo motor Revolution Max 1250 V-twin refrigerado a líquido e seus 152 cavalos de potência e 12,95 kgf.m de torque. Coube ao veterano do rali Dakar, Pedrero, levar a novidade ao pódio da classe.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]