Publicidade

Raros foram os setores que não sofreram com a crise de 2020 e, infelizmente, o mercado de motos do Brasil não está entre as exceções. Na manhã de hoje, 9 de dezembro, a Abraciclo realizou um evento online para apresentar números do segmento no calendário vigente.

Abraciclo falou sobre o mercado de motos em 2020 nesta manhã, via transmissão ao vivo. O presidente Marcos Fermanian (foto) também apresentou dados

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares devemos encerrar o ano com 937 mil motos produzidas. O montante representa uma queda de quase 16% em relação a 2019, quando foram produzidas 1.107.758, e também dois passos para trás nas estatísticas. Afinal, voltamos aos números de meados de 2017 e 2018.

Com a crise e seus desdobramentos, projeção inical de produzir 1.175.000 motos no Brasil em 2020 acabou não se consolidando

Publicidade

Dada a lenta e progressiva recuperação que o mercado de motos apresentava desde 2017, as expectativas iniciais para 2020 eram bastante positivas. De acordo com a entidade, deveriam ser produzidas 1.175.000 motos pelas empresas brasileiras, representando 6% de crescimento em relação a 2019. Com a crise, a pandemia e seus desdobramentos, porém, ficamos 20% abaixo desta projeção.

Como será o mercado de motos em 2021

Positivo, mas cauteloso. A Abraciclo acredita que o pior já passou e que o setor está movido por uma ‘surpreedente busca’ pela compra de motos, especialmente de baixa cilindrada. Assim, projeta um cenário de crescimento do mercado de motos para 2021.

De acordo com a entidade, o objetivo é voltar ao patamar de 2019, “zerando o déficit negativo de 2020”, nas palavras do presidente Marcos Fermanian. Ou seja, produzir mais de 1 milhão e 100 mil motos. Entretanto, é uma idealização delicada, uma vez que depende de vários fatores externos relacionados à crise, como a pandemia, vacinação e continuação do auxílio-emergencial.

Publicidade

Indicador com maior queda em 2020 foi o de exportações, mostrando que o Brasil não é o único país que vem sofrendo com a crise

Neste cenário nebuloso, Fermanian afirmou que a Associação está ‘comprometida com a efetiva retomada da economia brasileira’. Também, destacou outras discussões que podem impactar no trabalho no Polo Industrial de Manaus, como as reformas tributária e administrativa.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza