Publicidade

A Honda anunciou ambiciosas metas de vendas de motos elétricas para um futuro breve. Se hoje menos de 1% das negociações são de eletrificadas, este número deve saltar para 15% em apenas 8 anos. Ou seja, até 2030, a Honda quer vender cerca de 2 milhões de motos elétricas todos os anos!

O anuncio faz parte do movimento de descarbonização segue firme nos principais países da Europa. Mesmo japonesa, a Honda é uma das principais fornecedores de veículos aos mercados desenvolvidos então, assim como as outras grandes marcas, está trabalhando em ‘soluções verdes’.

 

Planos da Honda para motos elétricas 

Muito além dos fatores ecológicos, as motos elétricas são acima de tudo um mercado em ascensão. Na Europa e em muitos mercados, surgem novos modelos (e oportunidades de negócios) a cada dia. Além disso, crises energéticas e altas nos combustíveis tendem a incentivar cada vez o uso de eletrificados.

Publicidade

Porém, hoje apenas 0,01% das vendas da Honda são de motos elétricas. Ou seja, em menos de dez anos, esse número deve saltar para 15%. O número atual é tão baixo quanto fácil de entender, já que atualmente a marca foca seus esforços basicamente em modelos a combustão. No Brasil, um de seus principais mercados, não há nenhum modelo eletrificado à venda.

Scooter elétrico U-BE da Honda tem preços mais populares e pode ser o veículo de entrada da fabricante no mercado de motos elétricas

Se considerarmos que a Honda vende cerca de 15 milhões de motocicletas ao ano, 15% desse valor seriam então mais de 2 milhões de motos elétricas vendidas anualmente. No entanto, a marca já chega atrasada nesse mercado e para compensar essa demora, a fabricante precisa adotar medidas ousadas para entrar de vez no mercado.

No primeiro semestre de 2022 a Honda celebrou seu melhor desempenho em 7 anos no Brasil: emplacou 485 mil motos, média acima das 3.800 por dia útil

Publicidade

Veja também:

Motos elétricas, carros elétricos, motores elétricos!

Nem só de novas motos elétricas vivem os planos futuros da Honda. A marca também quer fazer mais carros e produtos de força eletrificados, adotando esta tecnologia em todas suas áreas de atuação.

A fabricante planeja expandir o número de vendas em carros elétricos para 30% e de produtos elétricos, como as baterias portáteis, para 36%.

Publicidade

 

Plano de emissão zero Honda

A Honda anunciou em abril de 2021 uma série de medidas para atingir uma frota de veículos 100% descarbonizada até 2050. Uma vez que o projeto europeu é atingir esse mesmo objetivo até 2030, a marca vai distribuir seus produtos de acordo com a realidade de cada país.

A Europa já faz investimentos em infraestrutura de abastecimento elétrico e incentivos fiscais para a compra de veículos elétricos, no entanto, nem todos os países do mundo possuem recursos para estes investimentos. Dessa forma, a Honda idealiza uma solução chamada Honda Mobile Power Pack.

Motos elétricas

Honda Mobile Power Pack na Índia

A princípio, a fabricante desenvolveu uma bateria portátil e recarregável, onde o próprio motociclista poderia trocar a bateria descarregada por uma outra com carga completa. Sendo assim, essa medida dispensaria a necessidade de pontos de recarga conectados a uma rede de energia.

O sistema Honda Mobile Power Pack serviria para abastecer qualquer moto elétrica ou scooters. Além disso, a marca cogita também apostar nos veículos autônomos, conectados a um software da marca, responsável por monitorar e gerenciar o fluxo desses veículos ao redor do planeta.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.