Publicidade

Para quem curte belas motos esportivas, esta é a oportunidade de ver criações da Yamaha. Isso porque a marca lançou no exterior uma série especial da linha R para celebrar os 60 anos desde que a Yamaha entrou em sua primeira grande corrida.

Toda a linha R recebeu a roupagem comemorativa

Assim, a empresa tem que comemorar mesmo já que tem mais de 500 vitórias acumuladas em grandes prêmios de motovelocidade. O piloto responsável pela 500ª vitória da Yamaha foi Maverick Viñales no circuito Le Mans, na França.

Mas vamos ao que realmente estamos curiosos: os modelos da gama R em edição especial. Os modelos apresentam uma carenagem com esquema de cores especiais em branco com uma listra horizontal marcante vermelha horizontal combinado a linhas brancas verticais.

Publicidade

 

A rainha das motos esportivas Yamaha

A R1 é a moto mais potente da linha R

A Yamaha traz a R1 como a moto esportiva topo de linha da gama. Com motor de 998 cm³ e 200 cavalos de potência, o modelo recebeu suspensão eletrônica Ohlins, sistema de controle de tração com sensores de inclinação (TCS).

Assim, o modelo R1 está sempre pronto para alta velocidade

Publicidade

Além disso, a superesportiva também conta com controle de derrapagem (SCS) e Quick Shift System (um sistema responsável por realizar trocas de marcha de forma mais rápida).

 

Yamaha R7

motos esportivas

A R7 é intermediária para a top de linha R1

A R7 possui um compacto motor Crossplane bicilíndrico CP2 de 689 cc, potência máxima de 72,4 cv a 8.750 rpm com torque máximo de 6,7 kgf.m aos 6.500 giros.

Publicidade

No entanto, mesmo compartilhando do mesmo propulsor da MT-07, a marca garante que a esportiva tem um melhor desempenho devido a nova unidade eletrônica ECU, além de ajustes nos dutos de admissão e escapamento, como também configuração da injeção eletrônica revisadas.

 

A consagrada esportiva R3

O modelo está presente no mercado brasileiro

A R3 é a única esportiva que a Yamaha vende no Brasil. Tem motor bicilíndrico de 321 cc, 4 válvulas de alta rotação, com refrigeração líquida que permite potência de 42 cv a 10.750 rpm e 3 kgfm de torque a 9.000 rpm. Tudo isso compatível com as regras do Euro5.

Assim, a R3 ocupa o lugar de moto esportiva de entrada no Brasil

Veja também:

 

R125: a pequena esportiva

motos esportivas

A R125 dá início a toda linha de motos esportivas da marca

Já pensou em ter uma Yamaha da linha R com 125 cilindradas? Isso é possível no exterior. O modelo também recebeu a roupagem comemorativa dos 60 anos da Yamaha nas grandes pistas. 

A esportiva de entrada é movida por um motor refrigerado a líquido de 125 cc, compatível com as regras do Euro5, além de uma transmissão com seis marchas. Infelizmente essa moto não é vendida no Brasil, mas seria uma opção interessante de entrada para o segmento esportivo no país.

 

Motos esportivas: 60 anos de história no MotoGP

O piloto Fumio Ito comandando a RD56 pela Yamaha

A Yamaha curte velocidade desde o dia em que a fábrica foi constituída, lá em 1955. Isso porque nove dias depois da fundação da Yamaha Motor Company a marca venceu a Corrida de Subida do Monte Fuji com o modelo YA-1.

Mais na frente, em 1958 a Yamaha entrou na sua primeira corrida internacional em Catalina, nos Estados Unidos. Assim, a marca ia tomando corpo e experiência para desenvolver os famosos propulsores 2T mais competitivos para entrar na briga de grandes pódios.

motos esportivas

Dessa forma, a Yamaha iniciou sua história vitoriosa com suas motos esportivas

Em maio de 1961 nasce uma estrela, ou melhor, a  RD48 com suas 250 cilindradas para experimentar as pistas do Campeonato Mundial de Motovelocidade, na França. Entrar para o universo da alta performance nas pistas foi decisivo para a Yamaha.

Dessa forma, dois anos depois da estreia no Mundial (hoje, MotoGP), a Yamaha subiu ao mais alto lugar do pódio com o piloto Fumio Ito comandando a RD56 no Grande Prêmio da Bélgica. Desde então, a marca não parou de investir e obter êxitos.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha