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A KTM 200 Duke mudou e, de fato, só faltava ela. Dessa forma, a pequena naked passa a adotar o mesmo conceito de design empregado na 390 Duke, disponível aqui no Brasil a partir de R$ 25.990, e em outras ‘irmãs’, como a bestial 1290 Super Duke.

Nova KTM 200 Duke já está à venda nos Estados Unidos

Portanto, o primeiro mercado a receber a nova KTM 200 Duke foi o estadunidense. Por lá o modelo chegou recentemente e tem preço sugerido de 4 mil dólares, mais de R$ 22 – essa conversão é prejudicada pela desvalorização do Real, claro.

Nova KTM 200 DUKE

A Duke 200 está de cara nova. Assim, seu visual é bastante próximo ao da atual 390, com linhas retas e agressivas. Há novas aletas no tanque, carenagem em torno do farol e um novo spoiler no motor.

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Modelo adota o mesmo conceito de design do restante da família, se aproximando da 390 Duke

Junto, houve a adoção de nova rabeta e paralamas, assim como assentos até então inéditos. Além disso, o conjunto óptico é novo (e em LED) e o modelo ganhou um novo sub-chassi.

Por aqui, segue à venda a geração anterior. Assim, preço sugerido é R$ 16.990

Porém, as mudanças limitam-se à atualização visual. Dessa forma, permanece o motor de um cinlindro, arrefecido a líquido, com 200 cm³ e que gera 25,8 cv. O câmbio também é mesmo, com 6 velocidades.

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A configuração das suspensões também foi mantida. Assim, a nova Duke 200 utiliza equipamentos assinados pela WP atrás e na frente, onde há garfo invertido. No freio, uma evolução, já que a nova geração emprega ABS de dois canais, ante o funcionamento de via simples do modelo anterior.

Nova KTM 200 no Brasil

Por aqui a KTM é representada pela Factory Powersports e, atualmente, oferece apenas as Duke 390 e 200, além de modelos da família EXC, voltados à prática de Enduro. Entretanto, ela ainda não se pronunciou sobre uma possível vinda da nova 200 Duke ao Brasil. E talvez nem o fará.

Painel de LCD é o mesmo na antiga e na nova geração da 200 Duke. Apesar de completo, tem visual ultrapassado

Primeiro porque ela tem estoque da geração anterior da pequena Duke. Segundo, porque o modelo sofre com as boas vendas das concorrentes. Apesar do preço competitivo (R$ 16.990) e de ter algumas tecnologias superiores que CB Twister ou Fazer 250 (como motor a líquido e suspensão invertida, por exemplo), a Dukinha emplacou apenas 52 unidades no primeiro semestre de 2020, segundo a Fenabrave. Além disso, foram 12.117 da Honda e 9.850 da Yamaha.

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Nova Duke 200 não deve vir ao Brasil

Por fim, a marca pode estar de olho em outro modelo. No exterior a fabricante também desenvolve a 250 Duke, com 249 cm³, 30 cv e 2,44 kgf.m de torque – contra 1,95 da 200. Além disso, ela recebeu outros upgrades, como aumento no tanque de combustível. A antiga representante não tinha interesse na 250, mas quem sabe na estratégia da Factory ela possa encarar as concorrentes e alavancar as vendas no segmento – ou não.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza