Publicidade

O retorno das atividades do Dakar, após um dia de descanso, foi marcado por um acidente e a consequente morte do piloto Paulo Gonçalves. A sétima etapa contou com 546 quilômetros, entre Riade e Wadi Al Dawasir. Durante o km 276 o português teve uma queda, foi resgatado de helicóptero ao Hospital Layla, mas não resistiu aos ferimentos. Gonçalves, de 40 anos e com vários títulos no currículo, corria pela equipe da Hero no 13º Dakar de sua carreira.

Paulo Gonçalves disputava seu 13º Dakar na carreira e estava em 46° na classificação geral – Foto: Dakar Media

Paulo Gonçalves disputava seu 13º Dakar na carreira e estava em 46° na classificação geral – Foto: Dakar Media

O Dakar é conhecido pelos seus perigos e ao longo de suas edições perdeu pilotos durante seus estágios. Entretanto, desde 2015 não havia registro de fatalidades durante o percurso. O último foi Michal Hernik, que disputava entre as motos. O polonês morreu devido a desidratação na terceira etapa da 37ª edição, entre os trechos de San Juan e Chilecito, na Argentina.

Classificação geral entre as motos depois de 7 etapas de 12:

1° Ricky Brabec (Honda) 28h25m01s
2° Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 24m48s
3º José Ignacio Cornejo (Honda) + 27m01s
4° Toby Price (KTM) + 28m44s
5° Joan Barreda (Honda) + 29m29s

Publicidade

Depois de todo o ocorrido, a sétima etapa do Dakar 2020 foi vencida por Kevin Benavides. O argentino da Honda conquistou a primeira vitória, nos estágios, após a organização rever a tabela de tempos. Os ajustes ocorreram devido a parada de alguns pilotos, na tentativa de ajudar Gonçalves. Joan Barreda (Honda), que havia levado o triunfo em um primeiro momento, ficou em segundo. Matthias Walkner (KTM) ficou em terceiro, seguido de Luciano Benavides (KTM) e Ricky Brabec, fechando o top 5.

* Saiba como foram os dias anteriores *
Saiba tudo sobre o Dakar 2020
Dia1: KTM vence abertura
Dia2: Branch tem vitória surpreendente
Dia3: Honda tem as três motos mais rápidas da etapa
Dia4: Sunderland punido perde vitória para Cornejo
Dia5: Price vence, Sunderland cai e abandona
Dia6: Honda conclui metade do Dakar na liderança

Brasileiros no Dakar 

Motos – Lincoln Berrocal terminou a sétima etapa do Dakar em 102° com sua KTM Replica 450. O brasileiro está agora na 79ª posição na classificação geral da disputa. O paranaense de 61 anos participa da sua segunda edição no rali e segue firme na busca por seu objetivo: concluir todas as etapas.

UTV – A dupla composta pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin terminou o dia na sexta posição, a 15min06s do vencedor Blade Hildebrand. Os brasileiros aparecem em 11° no ranking geral entre os UTVs e busca subir na tabela depois de encarar diversos problemas mecânicos nas primeiras etapas.

Publicidade
Blade Hildebrand e François Cazalet foram os mais rápidos do dia nos UTVs - Foto: Dakar Media

Blade Hildebrand e François Cazalet foram os mais rápidos do dia nos UTVs – Foto: Dakar Media

Dakar cancela etapa para motos e quadriciclos  

Em sinal de luto pela morte de Paulo Gonçalves, a organização do Dakar decidiu pelo cancelamento da oitava etapa, que seria disputada na segunda-feira. Motos e quadriciclos não participarão das atividades com 477 km cronometrados na cidade de Wadi Al-Dawasir. UTVs, carros e caminhões disputarão o trecho normalmente. Desta forma, as motos retornam às trilhas na terça-feira, na Arábia Saudita.

vinheta-instagram_9

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza