Publicidade

O scooter Honda ADV 350 ainda nem chegou em muitos mercados (no Brasil, inclusive) e novos concorrentes não param de aparecer. Depois do Kymco DTX 350 quem entra na briga agora é a Peugeot, ou melhor, entrará em breve.

Isso porque a marca francesa registrou patentes de um novo scooter adventure médio, com 400cc. Ele irá encarar de frente modelos como o Honda e outros que surgirem futuramente. Vale lembrar que a Peugeot parece estar investindo pesado no segmento de motos e que desde 2019 sua divisão de motocicletas pertence à gigante indiana Mahindra.

peugeot que é rival do honda adv 350

Peugeot está trabalhando em um novo scooter adventure, para brigar de frente com o Honda ADV 350 – que ainda não chegou ao Brasil. Lançamento deve acontecer no segundo semestre

 

Publicidade

Scooter Peugeot, rival do Honda ADV 350

Até aqui a Peugeot ainda não fez qualquer anúncio sobre seu novo scooter adventure, deixando que todas as interpretações possíveis se apoiem apenas nas imagens vazadas dos registros. Também não sabemos seu nome, quando chega ao mercado ou qual será seu preço.

honda adv 350 - rival da peugeot

Conjunto tem rodas grandes – e raiadas, além de guidão alto. Suspensão dianteira é invertida

Mas acreditamos que a marca irá agir rápido, para surfar na onda do efervescente segmento. A Yamaha, por exemplo, apresentou o seu primeiro ‘aventureiro’ na última semana. Assim, existe a possibilidade da Peugeot relevar seu novo produto até outubro, para que ele seja destaque em eventos como o Intermot (em Colônia, na Alemanha) e o EICMA (Salão de Motos de Milão, Itália).

honda adv 350 vermelho

Este é o ADV 350, que recentemente teve seu design premiado. Modelo ainda não está disponível no Brasil

Publicidade

 

Um scooter para andar na terra?

A vocação off-road do novo rival do Honda ADV 350 começam no visual, claro, com uma carroceria fina e repleta de ângulos. Também tem um bico, que parece ser um item obrigatório de qualquer moto de uso misto.

Peugeot ainda não revelou detalhes sobre seu novo scooter. Assim, não sabemos praticamente nada sobre seus itens de comodidade, como tipo de tela ou capacidade dos compartimentos

Chama a atenção as rodas grandes, com aro 17″ na dianteira. Elas ainda são raiadas e calçadas com pneus sem câmara, ao melhor estilo X-ADV. Apesar de grande, o banco é praticamente plano, o que deve facilitar a movimentação do piloto em manobras na terra.

Publicidade

A suspensão dianteira parece ter curso alongado e também adota garfo invertido, para copiar com mais eficiência as imperfeições do piso. Outro detalhe é a posição do guidão, alto e desprovido de qualquer carenagem plástica.

honda adv 350 - xadv

O X-ADV manda muito bem na terra e carrega o mérito de ser o primeiro ‘scooter adventure’ do mundo. Foi lançado em 2017 e este da foto já é a nova geração, que está vindo ao Brasil por R$ 81 mil

Completa o pacote a generosa altura em relação ao solo. Quem parece estar em outro ritmo é o escapamento, afastado do restante do conjunto e com sua curva rente ao chão. Mas vale lembrar que isto é apenas um registro de homologação. A marca ainda deve guardar – muitas – surpresas até a versão que estará nas lojas.

 

Potência do scooter de 400cc

Ao contrário do restante, o motor parece não fazer mistério. Pelas imagens parece se tratar do propulsor que equipa o scooter de três rodas Metropolis.

É uma usina de 399 cm³, arrefecimento a líquido, um cilindro e quatro válvulas. Com esta configuração ele entrega 36 cv de potência e 3,9 kgf.m de torque máximos, a 7.250 rpm e 5.750 rpm. É um pouco mais que os 29 cv e 3,2 kgf.m do Honda ADV 350, movido por um motor de 330 cc.

Veja também:

 

Honda ADV 350 e concorrentes no Brasil

Se você gosta dos scooter adventure, temos más notícias. Nosso mercado parece estar fora da rota dos mais recentes lançamentos, já que marcas como Aprilia e Peugeot não têm representação oficial por aqui. Assim, as chances deste novo 400cc vir para cá são diminutas.

honda-adv-150-12-768x511

Por enquanto, o Honda ADV 150 é o único representante dos ‘pequenos scooter aventureiros’ por aqui. No exterior também há opções da Kymco, Aprilia e Yamaha, por exemplo

A maior esperança estão nos modelos da Honda, que já oferece o pequeno ADV 150 e o bem-equipado mas caro X-ADV no país. A marca ainda não fez movimentos claros de que trará o irmão do meio, o Honda ADV 350, ao Brasil… se vier, deve chegar apenas depois do Forza 350, aguardado desde o ano passado. Vamos esperar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza