O atual cenário dos scooter médios deve mudar com a chegada do Forza 350. A Honda confirmou o modelo para o Brasil nesta segunda-feira, 30 de novembro. O novo Forza chegará no início do ano que vem, mas seu preço e data de lançamento ainda não foram divulgados. Na mesma situação estão as também confirmadas Africa Twin 1100L e CBR 1000RR-R Fireblade
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Honda traz Forza 350
A chegada do novo concorrente deve gerar movimentação no segmento. Atualmente o nicho é liderado com folga pelo Yamaha XMax, que vende mais que o dobro do principal concorrente Dafra Citycom, que liderou os números de 2019.
Além disso, a chegada de mais um scooter da Honda no Brasil nos faz refletir sobre a estratégia da fabricante no mercado nacional. Uma das respostas possíveis é: dominar o segmento que mais cresce no país (mais de 60% de expansão em três anos, de 2016 a 2019), oferecendo opções em todos os nichos (de cilindrada, estilo e preço) do segmento.
Preços de scooter Honda variam de R$ 9 mil a R$ 69 mil
Com o lançamento, a fabricante passará a oferecer 7 modelos de scooter no mercado nacional. De 125 a 750 cm³, tanto para quem quer investir menos de R$ 10 mil quanto para quem dispõem de aproximadamente sete vezes este valor. São eles: Elite 125, PCX, SH 150i, ADV, SH 300i, Forza 350 e X-ADV.
O número de modelos nas lojas era muito menor em um passado recente. Em 2015, por exemplo, havia apenas Lead 110 e PCX. Isso mostra o compromisso com que a marca encara o segmento e, também, a esperança que deposita na continuidade do crescimento da categoria.
Durante a apresentação do novo ADV, conversamos com Pedro Rezende, gerente geral de Comunicação e Brading da marca. Segundo ele, os scooter têm conquistado mais espaço no lineup da montadora por se mostrarem uma alternativa extremamente ágil, prática e econômica de mobilidade urbana.
Além disso, “não representam apenas a migração de quem têm street ou cub. Os scooter estão atraindo um novo perfil, criando uma nova gama de usuários de motocicletas”, afirmou. “Por isso a Honda investe para inovar e atender este perfil diversificado de consumidores”.
Mudar de categoria, mas não de marca
Com o atual lineup, o eventual cliente da marca pode migrar de categoria ou estilo sem precisar trocar de concessionária. Por exemplo, para quem quer seu primeiro scooter há o Elite 125 – modelo mais acessível da gama, com preço sugerido de R$ 9.190.
Se o cliente deseja mais potência e melhor nível de equipamentos, a Honda dispõe do líder PCX (que parte dos R$ 12.710) e do SH 150i (R$ 13.340), para quem prefere o estilo mais ‘clássico’ com chassi underborne e assoalho plano.
Se precisar de um up em cavalaria, estabilidade e segurança, tem o já conhecido SH 300i (R$ 19.990) e, agora, também o Forza 350 (com preço ainda a confirmar). Quem completa o lineup é o X-ADV, scooter com motor da NC 750X e proposta aventureira, que oferece desempenho e exclusividade para quem dispor de R$ 69.900.
Desta forma, o motociclista poderá migrar de categoria, cilindrada ou estilo sem precisar trocar de marca – e a fabricante terá mais um cliente fidelizado. Gol da estratégia.
Forza 350 no Brasil
Em julho a Honda informou ao Motonline que a vinda do Forza ao Brasil era apenas questão de tempo. E agora é oficial: este tempo está prestes a encerrar assim que as primeiras unidades chegarem às concessionárias.
O scooter foi lançado no início de 2018 na Europa, como versão de 300 cc, e em 2020 atualizado para o Honda Forza 350. Se destaca pelo design arrojado e nível de equipamentos, incluindo controle de tração e para-brisa ajustável eletronicamente.
Além disso, outro destaque é o painel. Com mostradores analógicos e uma tela digital ao centro, ele possui computador de bordo, com funções como consumo instantâneo e autonomia. Ainda, fazem parte do pacote os faróis de LED e a Smart Key – que permite dar a partida sem precisar tirar a chave do bolso.
Já a praticidade é favorecida por tomada 12v e pelo amplo compartimento sob o assento, capaz de levar dois capacetes integrais com folga. Ainda, há aro de 14 polegadas na traseira, com pneu 140/70, e de 15 polegadas na frente, calçando pneu 120/70.
Na Europa, o Forza 350 produz 29 cv de potência máxima e 3,2 kgf.m de torque. Para se ter um comparativo, o SH 300i tem 25,9 cv e o XMax gera 22,8 cv. Segundo dados oficiais da montadora no exterior, o Forza 350 atinge cerca de 140 km/h de velocidade máxima real – aproximadamente 160 km/h no painel.
Forza 350 ou XMax?
O XMax está prestes a encerrar 2020 como o líder do segmento, emplacando mais de 2.320 unidades de janeiro a outubro, contra 955 do campeão 2019, Dafra Citycom. Agora, porém, irá enfrentar um concorrente à altura em assistência técnica (e número de concessionárias) e também em eletrônica, incluindo ‘mimos’ como controle de tração e parabrisa eletronicamente ajustável – ausente no Yamaha.
Além disso, o Forza tende a entregar um desempenho superior ao concorrente, afinal desenvolve mais de 6 cv de potência a mais, além de 0,7 kgf.m a mais de torque.
Esse embate é novidade, já que o SH 300i, que representava a Honda no segmento desde 2016, nunca foi um sucesso de vendas. Melhor equipado e com visual mais agressivo, alinhado com outros modelos da marca, o Forza deve apresentar mais fôlego, também, nas vitrines.
XMax e Forza têm características distintas e, como bons concorrentes, várias semelhanças. Definir qual é o melhor demandará um bom (e longo) teste comparativo, algo que esperamos fazer assim que possível.