Publicidade

Tem mais novidades vindo do Japão. Segundo novos registros de patentes, a Kawasaki está trabalhando em um novo câmbio automatizado, que poderá passar a equipar diferentes modelos – até famílias – da fabricante em breve.

Patente mostra o projeto no qual a Kawasaki está trabalhando

Desta forma, a Kawa segue os passos da Honda e seu câmbio DCT, automatizado de dupla embreagem que já equipa modelos como a X-ADV e Gold Wing. Aliás, a nova Africa Twin 1100 terá versões com DCT e a marca também pretende lançar outros modelos com a tecnologia no Brasil, como, acreditamos, a nova geração da NC 750X.

Sistema pode ter um seletor eletrônico trabalhando junto às engrenagens ‘tradicionais’

Publicidade

Mas voltemos à marca verde. Ainda não há detalhes sobre como será o câmbio automatizado da Kawasaki. As imagens mostram um seletor eletrônico e sensores trabalhando junto às engrenagens da caixa de marchas o que, naturalmente, exclui a presença do pedal de câmbio. Assim, as pedaleiras podem ser respocionadas, não mais precisando estar próximas ao câmbio, dando mais liberdade aos desenvolvedores.

A Gold Wing é um dos modelos à venda no Brasil equipados com câmbio automatizado – no caso, o DCT Honda

O novo sistema pode resolver problemas tradicionais dos câmbios manuais, como falsos neutros ou mudanças incorretas. Além disso, com possíveis trocas rápidas ele pode contribuir para o desempenho de motos esportivas, bem como gerar mais conforto para pilotos de touring ou big trail.

Para a Honda, a expansão de modelos com DCT no Brasil é ‘um caminho sem volta’. Por isso, acreditamos que em breve ela irá lançar por aqui a NX 750X DCT (foto)

Publicidade

Desta forma, o câmbio semiautomático poderá equipar tanto modelos de esporte turismo, como a Ninja 1000, quanto esportivas (como a ZX 10R) ou a família Versys, mas ainda não há qualquer previsão de quando lhe veremos nas ruas. Vale lembrar que a Kawasaki está trabalhando também no desenvolvimento de outras tecnologias, como um cruise control com funcionamento por radar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza