Dia destes falamos aqui no Motonline sobre o SYM Jet X, modelo com potencial para encarar os líderes Honda PCX e Yamaha NMax caso viesse ao nosso país. Hoje apresentamos um novo scooter que poderia aquecer essa briga e que também gostaríamos de ter por aqui. É o Kymco RKS 150.
Kymco RKS 150: novo scooter que queremos no Brasil
A tradição da Kymco produzindo scooter dispensa apresentações, mas sempre é bom lembrar que a marca de Taiwan é uma das principais fabricantes globais deste tipo de veículo. Faz sucesso especialmente com modelos médios, como o conhecido Downtown 300, sobretudo no exigente mercado europeu.
Veja também:
- Dá para viajar de scooter? Veja as dicas e pegue a estrada
- Do PCX ao SH 300i: veja os 10 scooter mais vendidos de 2021
- Saiba quais são as diferenças entre moto e scooter
O RKS 150 foi lançado há poucos semanas, iniciando suas vendas pela China. Se destaca pelo design volumoso, com um ar quase de ‘maxi-scooter’, e bom pacote eletrônico. Possui, entre outros recursos, tomada USB, farol em LED, painel digital, sistema smart key e freios ABS de dois canais assinados pela Bosch.
Outro ponto positivo é o desempenho. É movido por um motor monocilíndrico, com quatro válvulas, arrefecido a líquido e com 149 cm³, que entrega 14,8 cv a 8.000 rpm e 1,3 kgf.m a 6.500 rpm. Segundo a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e tem velocidade máxima de 120 km/h – reais, claro.
Scooter para brigar com PCX, NMax e… ADV?
Apesar de apontado por alguns canais da mídia como um concorrente do Honda ADV, o RKS 150 tem uma proposta nitidamente diferente. Enquanto o japonês é um aventureiro de suspensões de com curso alongado (até com sistema de gás na traseira), pneus de uso misto e design inspirado na família Adventure da marca, o Kymco remete aos modelos esportivos da linha. Entre eles, o AK 550.
Poucas características unem os dois produtos. É o caso do parabrisa elevado e com altura ajustável. Nem mesmo o diâmetro das rodas é mesmo, afinal o RKS tem aro 13 na frente e atrás enquanto o ADV possui 13 na traseira e 14 na dianteira – justamente para um melhor resultado na absorção dos impactos.
O Kymco está, de fato, bem mais próximo do urbano PCX do que de seu irmão aventureiro. Da mesma forma, se aproxima do Yamaha NMax tanto no pacote eletrônico quanto nos números de potência.
Novo Kymco no Brasil
Por aqui a operação da Kymco ainda não decolou. A marca está sob o guarda-chuva da J. Toledo, sendo representado pela mesma companhia responsável pelas operações de Suzuki e Haojue no Brasil.
Atualmente, a empresa disponibiliza apenas quatro modelos. Assim, o lineup é composto por Agility 16+200i, People GTi300, Downtown 300i e o interessante AK 550. Como o RKS chegou primeiro a Àsia, ainda há um longo caminho para desembarcar em novos mercados, como o europeu e, quem sabe, o sul-americano. Se virá ao nosso país já é outra história, mas não custa manter esperanças.