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Dia destes falamos aqui no Motonline sobre o SYM Jet X, modelo com potencial para encarar os líderes Honda PCX e Yamaha NMax caso viesse ao nosso país. Hoje apresentamos um novo scooter que poderia aquecer essa briga e que também gostaríamos de ter por aqui. É o Kymco RKS 150.

Apesar de chegar primeiro ao mercado asiático – e das péssimas fotos de divulgação -, o Kymco RKS 150 é mais um scooter que gostaríamos de ter no Brasil

Kymco RKS 150: novo scooter que queremos no Brasil

A tradição da Kymco produzindo scooter dispensa apresentações, mas sempre é bom lembrar que a marca de Taiwan é uma das principais fabricantes globais deste tipo de veículo. Faz sucesso especialmente com modelos médios, como o conhecido Downtown 300, sobretudo no exigente mercado europeu.

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Modelo chama atenção pelas linhas marcantes da carroceria e parabrisa elevado

O RKS 150 foi lançado há poucos semanas, iniciando suas vendas pela China. Se destaca pelo design volumoso, com um ar quase de ‘maxi-scooter’, e bom pacote eletrônico. Possui, entre outros recursos, tomada USB, farol em LED, painel digital, sistema smart key e freios ABS de dois canais assinados pela Bosch.

Segundo a marca, motor de 149 cm³ beira os 15 cv de potência máxima e pode levar o modelo até os 120 km/hora de velocidade máxima – real, claro

Outro ponto positivo é o desempenho. É movido por um motor monocilíndrico, com quatro válvulas, arrefecido a líquido e com 149 cm³, que entrega  14,8 cv a 8.000 rpm e 1,3 kgf.m a 6.500 rpm. Segundo a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e tem velocidade máxima de 120 km/h – reais, claro.

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Scooter para brigar com PCX, NMax e… ADV?

Apesar de apontado por alguns canais da mídia como um concorrente do Honda ADV, o RKS 150 tem uma proposta nitidamente diferente. Enquanto o japonês é um aventureiro de suspensões de com curso alongado (até com sistema de gás na traseira), pneus de uso misto e design inspirado na família Adventure da marca, o Kymco remete aos modelos esportivos da linha. Entre eles, o AK 550.

Modelos maiores da marca, como o AK 550, serviram de inspiração ao design do pequeno RKS 150

Poucas características unem os dois produtos. É o caso do parabrisa elevado e com altura ajustável. Nem mesmo o diâmetro das rodas é mesmo, afinal o RKS tem aro 13 na frente e atrás enquanto o ADV possui 13 na traseira e 14 na dianteira – justamente para um melhor resultado na absorção dos impactos.

Honda ADV é citado como concorrente direto do Kymco, graças às semelhanças de potência e equipamentos. Porém, a proposta do japonês é visivelmente diferente

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O Kymco está, de fato, bem mais próximo do urbano PCX do que de seu irmão aventureiro. Da mesma forma, se aproxima do Yamaha NMax tanto no pacote eletrônico quanto nos números de potência.

Novo Kymco no Brasil

Por aqui a operação da Kymco ainda não decolou. A marca está sob o guarda-chuva da J. Toledo, sendo representado pela mesma companhia responsável pelas operações de Suzuki e Haojue no Brasil.

Atualmente, a empresa disponibiliza apenas quatro modelos. Assim, o lineup é composto por Agility 16+200i, People GTi300, Downtown 300i e o interessante AK 550. Como o RKS chegou primeiro a Àsia, ainda há um longo caminho para desembarcar em novos mercados, como o europeu e, quem sabe, o sul-americano. Se virá ao nosso país já é outra história, mas não custa manter esperanças.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza