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Segundo o Fenabrave, em 2022 houve um aumento de 878% no número de emplacamento de motos elétricas, em comparação a 2021. Ou seja, nunca se vendeu tantas motos elétricas no país. Mas quais são as mais baratas?

O número de opções vem crescendo rapidamente, com novas marcas e modelos chegando ao mercado. Hoje é possível comprar uma moto elétrica com pouco mais de 10 mil reais e optar por diferentes marcas e estilos.

Motos elétricas baratas de 2022

Listamos aqui as 10 motos elétricas mais baratas do segundo semestre de 2022. Vale observar que são todas motocicletas ou scooter ‘tradicionais’, com design e desempenho próximo dos veículos a combustão vendidos pelas principais montadoras do país.

motos elétricas da voltz são as mais populares do brasil

Para o corre diário, pequenos deslocamentos ou até trabalhar com delivery. As motos elétricas estão batalhando por seu espaço nas ruas do Brasil

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Cuidado com os scooter elétricos ‘diferentes’, com visual pouco convencional ou características específicas. Mesmo que eles sejam menores e menos potentes, a imensa maioria obedece às mesmas regras de emplacamento, licenciamento e habilitação do condutor dos tradicionais, porém, muitos não são ‘homologáveis’ no Brasil. O assunto tem gerado uma grande polêmica e remoções pelo país – saiba mais sobre o assunto e evite roubadas.

 

1. Shineray SE3 – R$ 12.990

motos elétricas

A moto elétrica mais barata do Brasil em 2022 é a Shineray SE3. Atualmente o scooter custa por volta de R$ 12.990. O motor elétrico de 2kW (2,7 cv) é alimentado por uma bateria de 72V/32Ah de chumbo. Sendo assim, o Scooter elétrico Shineray SE3 atinge uma velocidade máxima de 50 Km/h, seu tempo de recarda é de 8 a 10 horas e gera uma autonomia de 80Km. Ou seja, específico para deslocamento de curtas e médias distâncias.

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2 e 3. Shineray SE1 e SE2 – R$13.990

Os modelos SE1 e SE2 estão saindo pelo mesmo valor, R$13.990. No entanto, existem prós e contras para quem opta por esses dois modelos ao invés da SE3. As desvantagens estão principalmente na autonomia. Enquanto a SE3 oferece 80Km, os modelos SE1 e SE2 podem chegar a apenas 60Km de autonomia. Isso por causa da bateria de íons de lítio, que por sua vez reduzem em muito o peso da motocicleta. A SE1 pesa apenas 86 Kg e a SE2, 84Kg.

Dessa forma, os dois modelos possuem tempos reduzidos de recarga, de 6 a 8 horas. Além disso, o modelo SE2 conta com 2.3kW de potência (3,1 cv), que gera uma velocidade final um pouco maior que as duas ‘irmãs’, 59 km/h. Com relação ao design, a SE2 traz uma linha inspirada em modelos retrô, enquanto a SE1, segue a linha Shineray, porém com detalhes mais sofisticados.

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4. Voltz EV1 Sport – R$ 14.990

Entre todas as motos elétricas do Brasil, o scooter Voltz EV1 é o mais vendido. Foram pouco mais de 2 mil unidades em 2022 e ele custa R$ 14.990. Vem equipado com um motor de 3 kW (4 cv) e bateria de 60V que pesa 13 kg. Desta forma, o EV1 tem autonomia de 100 km e velocidade máxima de 60 km/h. Por fim, o tempo de recarga total é de até 5 horas e a motocicleta pode ser vendida com uma segunda bateria opcional, que gera autonomia extra de 80 km.

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5. Shineray She-S – R$ 19.290

she s é a primeira das motos elétricas da shineray

Como até aqui vimos apens scooter, esta é a primeira motocicleta das lista. A She-S custa R$ 19.290, com porte e desempenho mais parecido com as motos de baixa cilindrada a gasolina. O motor tem 3kW (4 cv), alimentado por bateria de lítio de 75V, com tempo de recarga total de 3 a 5 horas. Além disso, a She-S pesa apenas 83 kg (menos que os 87 kg de uma Pop 110i). Por fim, essa moto Shineray pode atingir 90 km/h de velocidade máxima, com uma autonomia de 80km.

6. Motos elétricas mais vendidas: Voltz EVS – R$ 19.990

evs, a mais vendida das motos elétricas do brasil

Com mais de 800 emplacamentos em 2022, a Voltz EVS é a motocicleta elétrica mais vendida do Brasil e custa R$ 19.990. Seu motor gera os mesmos 3kW (4 cv), mas tem pico de potência em 7kW (9,5 cv) e proporciona uma velocidade máxima de 120 km/h. A bateria de lítio de 72V oferece uma autonomia de até 120 km, podendo ser comprada com uma bateria extra que, somada, promete 180 km. Por fim, o tempo de carga total de 5 horas e a EVS vem com um sistema conectado a um smartphone que monitora possíveis problemas com a moto.

7. Watts 125 – R$19.990

Watts 125, rival da tvs nas motos elétricas

É a concorrente direta da TVS, na mesma faixa preço da EVS e com desempenho similar. Se olharmos para o quesito autonomia, a Watts 125 promete uma distância de 150 km. No entanto, essa número só é alcançado se utilizado a bateria extra, que eleva o preço da motocicleta em 4 mil reais (na Voltz, são R$ 4.500). A autonomia da bateria única de lítio e 72V é de 75 km. O motor de 3 kW (4 cv) oferece uma velocidade máxima de 95 km/h. Por fim, o tempo de carga total é de 5 horas.

 

8. Motos elétricas: Super Soco TC –  R$21.900

super soco TC

A Super Soco é uma das mais tradicionais marcas de motos elétricas do mundo. Surgiu na China em 2015 e logo levou seus produtos para a Europa. No Brasil sua opção mais acessível é a TC, por R$21.900. Ela promete 100 km de autonomia com apenas uma bateria e é movida por um motor de 1,9 kW (2,5 cv), que atinge 90 km/h de velocidade máxima. Embora tenha um formato de motocicleta, está inserida pela marca na categoria de scooters.

9. Energie Mobi Cux – R$ 24.990

Também fabricado pela Super Soco, o Cux aposta no visual clean e medidas compactas. Conta com motor de 2.7 kW (3,6 cv) e bateria de lítio removível de 60 V. Com uma autonomia de 70 km, esse scooter pode atingir 65 km/h de velocidade máxima.

 

10. Super Soco TC Max – R$ 34.900

motos elétricas super soco

A TC Max encerra a nossa lista das motos elétricas mais baratas do Brasil, sendo a única acima dos R$ 30 mil. Mas a diferença de preços é justificada pela superioridade da ficha técnica. Há motor motor de 4,9kW (6,6 cv) e torque de 17.3 kgf.m, com velocidade máxima de 110 km/h. Por fim, a bateria de íos de lítio de 72V, consegue alcançar uma autonomia de 140 km com apenas uma bateria. Por fim, pesando 100 kg, essa moto elétrica tem um tempo de recarga total de 7 horas.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.