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Acabou o mistério. A Triumph anunciou o que provavelmente será seu principal lançamento em 2020: a Tiger 900. Assim, a motocicleta chega às lojas brasileiras nesta quinta-feira, 18, e apresentação oficial acontece um dia antes, na quarta, através de uma live nas redes sociais da marca.

Dessa forma, inicialmente o modelo estará disponível nas versões Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro, com preços de R$ 57.990 e R$ 59.990, respectivamente. Mas atenção: este é um valor promocional limitado ao primeiro lote do modelo (com cerca de 70 unidades). Assim, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados a partir de 1º de julho, mas a fabricante ainda não especificou quais serão os novos valores.

Desse modo, a Tiger 900 representa o principal lançamento da marca no Brasil em 2020

Desse modo, a Tiger 900 representa o principal lançamento da marca no Brasil em 2020

Triumph Tiger 900 no Brasil

O lançamento da Tiger 900 no Brasil parecia ser uma questão de tempo. O modelo surgiu no final de 2019, causando grande movimentação entre os admiradores do crescente segmento das bigtrail. Assim, nos meses seguintes, a marca fez uma série de promoções da Tiger 800, dando a impressão de estar ‘abrindo caminho’ para a chegada da sucessora.

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Tiger 900 na versão topo de linha, a Rally Pro

Além disso, a Tiger 900 promete dar sequência aos bons números de venda da antecessora. Só em 2019, 2.837 unidades da Tiger 800 foram emplacadas no país. Assim, figurou à frente da principal concorrente BMW F 850 GS (2.134 unidades) e logo atrás da R 1250 GS (3.330), tradicional líder entre as big e maxitrail, no ranking de vendas.

E também em sua versão de entrada…

O que há de novo na Tiger 900

Tudo, praticamente. O modelo leva ainda mais tecnologia às viagens, seja no asfalto ou distante dele, oferecendo cinco modos de pilotagem, tela TFT de 7″ conectada à GoPro, nova tomada USB sob o assento, suspensão ajustável eletronicamente e mais.

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O visual está totalmente reformulado, com direito a novo conjunto de faróis e carenagens. Já as rodas são de 19″ e 17″ (dianteira e traseira) nas versões de liga leve e de 21″ e 17″ nas raiadas. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, um a mais que na 800.

Assim, o motor manteve a base do antecessor, mas agora seus 3 cilindros passam a ter 900 cm³. Dessa forma, com uma série de pequenos ajustes, o propulsor aumentou suavemente sua potência máxima (de 95 para 95,2 cv) e ganhou 10% a mais de torque (de 8,05 para 8,87 kgf.m, ambos a 7.500 rpm).

Além disso, o conjunto promete entregar melhor desempenho em baixas e médias rotações, tanto que o pico de potência chega aos 8.750 rpm (ante 9.500 da 800). Assim, mostra que o foco no desenvolvimento da motocicleta não foi extrair o máximo de desempenho, mas sim números ‘na medida’ e focar em tecnologia.

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Tela permite controlar GoPro

Ainda há outro fator que merece destaque. A tela TFT possui Sistema de Conectividade My Triumph. Ele conecta ao telefone celular do piloto, permitindo atender chamadas, selecionar músicas, navegar passo a passo pelo Google e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de indicadores na tela TFT.

Desse modo, completa o pacote o novo quadro modular 5 kg mais leve (lembrando que o modelo pesa 201 kg a seco) e, ainda, componentes eletrônicos já conhecidos como freios ABS, controle de tração e farol LED.

Preços e versões da Tiger 900 no Brasil:

Tiger 900 GT Pro: R$ 57.990 (preço promocional de lançamento)
900 Rally Pro: R$ 59.990 (preço promocional de lançamento)
Tiger 900 Rally e Tiger 900 GT: ainda não divulgados

As mudanças começam logo no nome. Desse modo, vão embora as nomeclaturas XC, XR e XCA e surgem GT, GT Pro, Rally e Rally Pro – totalizando cinco versões, considerando também a standard.

GT e GT Pro

As GT e GT Pro são mais equipadas e com foco em longas viagens, enquanto as Rally e Rally Pro se destacam pelo caráter off road. Assim, a GT conta com quatro modos de pilotagem, painel TFT colorido de 7 polegadas, cruise control, protetores de mão e unidade de suspensão traseira Marzocchi totalmente ajustável.

A Pro conta ainda com:

Suporte central;
Triumph Shift Assist;
5 modos de pilotagem;
Faróis de neblina em LED;
My Triumph connectivity system;
Monitoramento da pressão dos pneus;
Assentos aquecidos para piloto e garupa;
Unidade de suspensão traseira Marzocchi, eletronicamente ajustável

 

Rally e Rally Pro

Desse modo, a opção mais aventureira também se divide em duas linhas. Assim, a Tiger Rally conta com todos os itens da versão GT e também soma a suspensão off-road ajustável Showa. Já Rally Pro tem a configuração da GT Pro (exceto a suspensão eletronicamente ajustável) e com acréscimo de mais um modo de pilotagem. Além disso, conta com barras de proteção do motor e protetor de reservatório em alumínio.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza